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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conscientização e reeducação ambiental acerca do consumo e descarte responsável de plásticos
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
06/05/2025
Previsão de Fim:
06/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
90
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Benjamim Henrique de Lima e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda de Sena Gusmão EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 3 06/05/2025 06/11/2025
Benjamim Henrique de Lima e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/05/2025 06/11/2025
Francisco Vinicius Roque dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/05/2025 06/11/2025
Micaele Gomes Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/05/2025 30/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se deum projeto voltado à Conscientização e Reeducação Ambiental acerca do Consumo e Descarte Inconsequente de Plásticos. Dessa forma, propõe-se a atuar promovendo boas práticas ambientais e chamando a atenção para a urgência dos problemas ambientais enfrentados atualmente e com perspectiva de agravamento no futuro próximo . A iniciativa visa desenvolver atividades teóricas e práticas que fomentem a consciência crítica sobre os impactos ambientais do uso indiscriminado e o descarte inconsequente dos materiais plásticos, promovendo concomitantemente práticas de reuso, de reciclagem e o consumo responsável, em diálogos intertextuais entre os princípios da química verde com as bases de uma educação emancipadora e contextualizada.
Justificativa
Um dos principais problemas atuais do meio ambiente é a poluição plástica. Configurando-se como uma crise global crescente, é provocado em grande parte pelo consumo inconsciente e descarte inadequado de resíduos plásticos. Motivo pelo qual exige-se de ações urgentes de conscientização e promoção de práticas educativas que transcendam a superficialidade, fundamentando-se em uma Educação Ambiental crítica, reflexiva e transformadora. Chamamos de plásticos materiais poliméricos sintéticos de baixo peso molecular, cujas características físicas, tais como impermeabilidade e durabilidade, somadas ao baixo custo de produção, tornou-os como alternativas muito interesse do ponto de vista econômica aos materiais de metal e de madeira. Por serem facilmente acessível, no entanto, seu consumo, costumeiramente exagerado, associado ao descarte irresponsável, tem gerado graves problemas ambientais. Estudos demonstram que resíduos de materiais plásticos podem ser encontrados em praticamente todos os ecossistemas do planeta Terra, impactando negativamente ambientes aquáticos e terrestres (Li, Tse e Folk, 2016). Um fato agravante é que as perspectivas dessa crise são bastante pessimistas. De fato, há projeções de que até 2030 a poluição por plásticos pode alcançar 300 milhões de toneladas métricas, o que intensificará os problemas e a vulnerabilidade dos ecossistemas. Com relação à comunidade local, na cidade de Iguatu não há aterros sanitários, de forma que a geração de lixo inevitavelmente resulta em problemas ambientais. A degradação de plástico a céu aberto pode gerar microplásticos, partículas em escala milimétricas com alto poder de dispersão e contaminação. Além disso, processos degradativos, assim como queima, favorecem a liberação dos aditivos químicos, tais como, estabilizantes, corantes, plastificantes, retardantes de chama, entre outros compostos utilizados na fabricação do produto. Esses contaminantes químicos podem ser lixiviados durante chuvas e contaminar corpos de águas ou se dispersar no ar (Montagnera et al., 2021). Por essas razões expostas, coadunadas à exigência de que o ensino promova transformações na forma de agir e pensar dos educandos, tornando-os aptos a conviver eticamente, respeitando o meio ambiente e a vida em sociedade, faz-se necessário desenvolver ações que, reforçando o currículo regular de ensino, promova a conscientização e amplie a percepção da problemática ambiental atual e da que irão enfrentar no futuro em suas vidas adultas. Neste projeto focalizaremos a questão do consumo e descarte de plásticos por estes estarem em maior evidência entre os resíduos urbanos ordinários.
Público Alvo
Alunos e alunas do Ensino Médio da Zona urbana de Iguatu, familiares e afins, que indiretamente podem se beneficiar da multiplicação das informações, conhecimentos e habilidades adquiridas durante as atividades.
Objetivo Geral
Promover a conscientização e subsidiar a Reeducação Ambiental acerca do Consumo e Descarte Inconsequente de materiais plásticos.
Objetivo Específico
Realizar atividades teóricas e práticas que promovam a conscientização crítica acerca dos impactos ambientais causados pelo uso excessivo e pelo descarte inadequado de materiais plásticos Incentivar hábitos sustentáveis por meio da promoção do reuso, da reciclagem e do consumo consciente, articulando os princípios da química verde com os fundamentos de uma educação emancipadora e contextualizada. Despertar a percepção sobre a urgência dos problemas ambientais da atualidade.
Metodologia
As atividades ocorrerão de forma presencial, semanalmente na Escola Filgueiras Lima. Diversas atividades estão previstas, incluindo Palestras sobre as questões ambientais, círculos de debates, atividades práticas, oficinas e Evento de socialização dos trabalhos para toda a comunidade escolar. 1ª momento 06/05/2025 Introdução ao tema e realização de avaliação diagnóstica acerca da temática desenvolvida. 2ª Momento 06/05/2025 Aula expositiva com exemplos do cotidiano + exibição de documentário e discussão. 3ª Momento (Laboratório) 13/05/2025 Palestra sobre descarte de plásticos e implicações ambientais. 4ª Momento (Laboratório) 20/05/2025 Atividade prática no Laboratório: Composição e degradação dos plásticos (parte 1). 5ª Momento (Laboratório) 27/05/2025 Atividade prática no Laboratório: Composição e degradação dos plásticos (parte 2). 6ª Momento (Laboratório) 03/06/2025 Atividade prática no Laboratório: Coleta e identificação de microplásticos com uso de microscópio. 7ª Momento (Oficina) 10/06/2025 Oficinas criativas: - 1º anos: criação de cartazes e produtos de reutilização/reaproveitamento. - 2º anos: criação de panfletos, cartazes e produtos de reutilização/reaproveitamento. (Confecção de Banner incluso). 8ª Momento (Evento) Data a definir Evento de socialização dos trabalhos para toda a comunidade escolar. 9ª Momento 01-30 de julho Estudo, avaliação parcial e preparação de material 10ª Momento Agosto/2025 Realização de oficinas de reciclegem e reutilização de materiais de plásticos 11ª Momento Setembro/2025 Produção de bioplástico a partir amido. Finalização 24/06/2025 Aplicação de avaliação final da ação e conversa para feedback com os alunos. Avaliação do projeto e dos resultados obtidos.