Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I MOSTRA TEATRAL DO CURSO DE LETRAS DO IFCE-BATURITÉ
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
16/06/2025
Previsão de Fim:
14/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Espetáculo
Nome do Responsável:
EMY VIRGÍNIA OLIVEIRA DA COSTA
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana da Silva Rafael IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Alerrandro do Nascimento Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Ana Clara Amorim Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Ana Maria Araujo Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Andrey Junior Torcapio Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Annalies Barbosa Borges IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/06/2025 14/08/2025
Anny Thaisa Abreu Magalhaes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Antonia Manuela Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Antonio da Silva Laurentino IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Antonio Ranyer Martins de Paula IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Ariana Andrade da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Benedita Patriciele Andrade Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Carlitos Tevez Vicente Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Cleiciane Vieira Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Cristina Germano Nascimento Bandeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Cristina Maria Flor Saraiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Edcarlos Brasil de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Edylla Vitoria Menezes Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
EMY VIRGÍNIA OLIVEIRA DA COSTA IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 16/06/2025 14/08/2025
Francisca Clevianne Carmo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Francisca Jairla Lucio da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Francisca Janiele Lima Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Francisca Milena Tristao Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Francisco Lucas da Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Francisco Roger Vieira Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Iasmin Saraiva de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Jose Mateus da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Karolayne Diniz da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Lara Nicolly Alves Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Larissa Saraiva Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Louanny Rachel Delfino de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Maria Clara Girao Silveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Maria Debora da Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Maria Leticia Martins Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Maria Viviane Silva Pires IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Marina Cassiano da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Marliana Araújo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Mikael Santiago Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Monica Nayara dos Santos Silveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Nathalia Maria Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Paula Rayane Alves Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Paulo Ricardo de Oliveira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Pedro Igor Lopes Porto Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Pedro Ruan de Souza Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Rakel Dias Simiao IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Rillary Rykelly da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Rony Costa Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Valeska Evelin Vieira Arruda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Vinicius de Sousa Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/05/2025 14/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O teatro pode ter muitas funções: função terapêutica, conforme demonstrou o trabalho de Snow, D’Amico e Tanguay (SNOW, S., D’AMICO, M., & TANGUAY, D. Terapeutic theatre and well-being. In: The Arts in Psychotherapy, n. 30, 73-82, 2003); função de transformar contextos sociais, conforme Boal (Boal, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013); função educativa, conforme demonstrou Valqueresma e Coimbra (VALQUARESMA, A; Coimbra, J. L. Criatividade e educação: A educação artística como o caminho do futuro? Educação, Sociedade & Culturas, n. 40, 131–146, 2013). A função educativa e transformativa do teatro está diretamente relacionada ao seu caráter estético, pois conforme SILVA (2017, p. 6): "a criação da obra de arte é um acontecimento epistemológico profundamente vinculado à capacidade de transformar uma dada realidade. Ao irromper para lá das normas e explorar mundos desconhecidos, a arte descobre possibilidades mais viáveis para a existência de todos os seres. Rompendo as normas, a experiência estética produz uma transformação emocional, cognitiva e relacional, que ultrapassa as condições intrapsíquicas do sujeito e se estende até ao outro modificando e propondo intersecções com as suas formas de sentir, de agir e de pensar" (SILVA, J. E. A Arte do teatro: Uma construção de futuros colectivos mais plausíveis e viáveis. In: F. C. Sousa, J. D. Lima & M. S. Lopes (Org.) A intervenção Teatral em Portugal no Século XXI, Lisboa: Intervenção, 2017). É a partir desses fundamentos que propõe-se a realização da I MOSTRA TEATRAL DO CURSO DE LETRAS DO IFCE-BATURITÉ.
Justificativa
O teatro na escola cumpriu, na maioria da vezes, a serviço de um modelo pedagógico que "consiste no uso do teatro como recurso didático, ou, como meio de aprendizagem de outras disciplinas do conhecimento" (SANTOS, 2012, p. 19; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: estudos sobre teatro, jogo e aprendizagem. São Paulo: HUCITEC, 2012). Santos (2012, p. 18) adverte que este modelo traz "entraves à formação estética, à atitude cooperativa e à experiência teatral, inerentemente criadora, lúdica e prazerosa". Depreende-se das ideias de Santos (2012) que a relação teatro e educação, seja na educação básica ou no ensino superior, deve priorizar a formação estética dos educandos, o aprendizado do trabalho colaborativo, bem como a experiência teatral, centrada na criatividade. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica de 2001, já se chamava a atenção para a necessidade de que os Cursos de Licenciatura investissem na formação estética dos professores: "A ampliação do universo cultural é, hoje, uma exigência colocada para a maioria dos profissionais. No caso dos professores, ela é mais importante ainda. No entanto, a maioria dos cursos existentes ainda não se compromete com essa exigência. Muitos dos professores em formação, como sabemos, não têm acesso a livros, revistas, vídeos, filmes, produções culturais de naturezas diversas. A formação, geralmente, não se realiza em ambientes planejados para serem culturalmente ricos, incluindo leituras, discussões informais, troca de opiniões, participação em movimentos sociais, debates sobre temas atuais, exposições, espetáculos e outras formas de manifestação. Esta preocupação se repete nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica, de 2024: " Art. 2º, § 3º: A formação inicial de profissionais do magistério da Educação Básica deverá considerar a integralidade do sujeito em formação e do próprio fenômeno educativo, articulando as dimensões científica, estética, técnica e ético-política inerentes aos processos pedagógicos". Na referida resolução, o Art. 7º, IV, a) afirma que os processos formativos devem permitir aos licenciandos o desenvolvimento da "comunicação efetiva, do trabalho coletivo e interdisciplinar, da criatividade".
Público Alvo
Estudantes da educação básica de escolas de Baturité.
Objetivo Geral
Proporcionar momento de formação estética dos estudantes da educação básica e superior de Baturité.
Objetivo Específico
Enriquecer o repertório de obras de arte dos estudantes da educação básica e superior de Baturité; Conhecer novas formas de produzir riso, além das exploradas no instagram e na televisão; Apresentar a dramaturgia do cearense Fernando Lira.
Metodologia
A I MOSTRA TEATRAL DO CURSO DE LETRAS DO IFCE-BATURITÉ, que acontecerá no dia 14 de agosto de 2024, das 7h30 às 11h30, compõem-se da apresentação de 6 (seis) peças teatrais de, no máximo, 20 minutos, no auditório do IFCE-Baturité. As peças teatrais são comédias curtas de autoria do professor Fernando Lira, doutor em artes cênicas pela UFBA (2008), com tese de doutorado sobre o riso. Para a realização da Mostra: (i) montagem dos espetáculos teatrais a serem apresentados na Mostra: os estudantes das turmas do segundo e terceiro semestres do Curso de Letras serão divididos em grupos, a depender da quantidade de personagens das peças a serem encenadas; esses grupos de estudantes do Curso de Letras irão ensaiar as peças e deixá-las prontas para serem apresentadas na Mostra; (ii) divulgação e mobilização: ficará sob a responsabilidade da Coordenadora do Evento, que visitará as turmas de ensino médio do Liceu de Baturité; convidará pessoalmente os professores do Liceu de Baturité, estimulando-os a conduzirem seus estudantes para assistir à Mostra (observação: o Liceu de Baturité fica localizado ao lado do IFCE-Baturité e, portanto, os estudantes podem vir a pé, junto com os professores; o Liceu de Baturité possui 400 alunos no turno diurno e 400 alunos no turno vespertino); fixação de cartazes no Liceu e em outras escolas de Baturité; (iii) critérios de participação: estudantes do ensino médio do Liceu ou do IFCE-Baturité e estudantes do Curso de Letras do IFCE-Baturité; (iv) atividades de preparação do evento (sob responsabilidade da Coordenação do evento): visitas ao Liceu; definição do tempo gasto para cada peça (preparação do cenário, apresentação da peça, desmontagem do cenário); definição dos procedimentos de inscrição para assistir ao evento; (v) acompanhamento e avaliação da ação pela equipe e pelos/as participantes (sob responsabilidade da Coordenação do Evento): construção do formulário de avaliação do evento; acompanhamento do processo de montagem das peças teatrais.