Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Guardiãs das Águas - Meninas pelo Saneamento Ambiental
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
03/09/2025
Previsão de Fim:
06/04/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joelma Lima Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adolfo Atila Cabral Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2025 30/03/2026
Brendha Sthefanny Dantas Pereira Escola Estadual de Educação Profissional Aderson Borges de Carvalho Integrante Sem vínculo Sim 8 03/09/2025 30/03/2026
Denise Felix Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 03/09/2025 30/03/2026
Francisca Regilane Gonçalves de Alcântara Sousa Escola Estadual de Educação Profissional Aderson Borges de Carvalho Integrante Sem vínculo Sim 8 03/09/2025 30/03/2026
Iasmim Rodrigues Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 03/09/2025 30/03/2026
⁠Isabel Cristina Neves dos Santos Escola Estadual de Educação Profissional Aderson Borges de Carvalho Integrante Sem vínculo Sim 8 03/09/2025 30/03/2026
Janisi Sales Aragao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2025 30/03/2026
Joelma Lima Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2025 30/03/2026
Julia Beatriz Santos Teles IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 03/09/2025 30/03/2026
Rosimeire Alves de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2025 30/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal de Uberlândia Sim Acordo de parceria Processo nº 23117.030234/2025-36
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto 'Guardiãs das Águas - Meninas pelo Saneamento Ambiental' busca estimular o interesse de meninas do Ensino Fundamental, Médio e Superior por áreas científicas e tecnológicas, com ênfase em saneamento ambiental, qualidade da água e enfrentamento das mudanças climáticas. Através de oficinas, pesquisas, experimentos e ações educativas, o projeto fortalece a presença feminina na ciência e promove a educação ambiental em comunidades escolares da região do Cariri. Ressalta-se que o projeto já encontra-se em andamento seguindo o estabelecido pelo acordo de parceria com a Universidade de Uberlândia.
Justificativa
As mudanças climáticas e os crescentes desastres ambientais, agravados pela ação antrópica e pela falta de infraestrutura adequada de saneamento básico, têm escancarado os impactos negativos sobre os ecossistemas, comunidades e a economia global. Nesse cenário, o projeto "Guardiãs das Águas - Meninas pelo Saneamento Ambiental" busca promover a inclusão e empoderamento de meninas e mulheres no campo científico, com foco em soluções sustentáveis e educativas para os desafios ambientais. O projeto insere-se no contexto da promoção da educação ambiental e científica com equidade de gênero, despertando vocações e formando futuras profissionais nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, em especial nas temáticas relacionadas à Engenharia Ambiental e ao saneamento básico.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Médio do Liceu de Juazeiro Anderson Borges de Carvalho (escola parceira); - Estudantes do IFCE – Campus Juazeiro do Norte; - Alunas do ensino médio/integrado e graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação; - Comunidade escolar de outras escolas públicas da região do Cariri.
Objetivo Geral
Promover uma educação científica e ambiental de qualidade para meninas e mulheres da rede pública de ensino, com foco no saneamento ambiental, no combate à poluição hídrica e no empoderamento feminino nas ciências.
Objetivo Específico
• Incentivar o interesse de meninas do Ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior pelas áreas da Engenharia Ambiental e ciências correlatas; • Desenvolver atividades educativas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água e ao tratamento de resíduos; • Estimular o protagonismo feminino na produção científica e na promoção da ciência cidadã em suas comunidades; • Promover a conscientização sobre os impactos da poluição dos corpos hídricos e do solo; • Contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 4, 5, 6, 13 e 15.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de oficinas, minicursos, atividades de campo, rodas de conversa, experimentos laboratoriais, palestras e eventos científicos. As atividades serão organizadas em eixos temáticos como: • Qualidade da água e ecotoxicologia; • Tratamento de água e esgoto; • Análise de resíduos sólidos e sua destinação; • Educação ambiental e mudanças climáticas; • Introdução à hidrologia, química ambiental e tecnologias sustentáveis. • Georreferenciamento. Também serão promovidas campanhas de conscientização, exposições científicas, feiras ambientais e atividades em parceria com escolas públicas da regiã Bases de Execução do Projeto: - Reuniões de planejamento com a equipe executora e parceiros. - Seleção e integração das escolas participantes. - Desenvolvimento de oficinas e aulas sobre saneamento e qualidade da água. - Atividades práticas em campo e laboratório. - Eventos de divulgação científica e relatórios de avaliação. - Desenvolvimento de pesquisa na área de saneamento e qualidade Ambiental.