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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DECODIFICANDO RÓTULOS: PROMOVENDO A COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES ALIMENTARES PARA CONSUMIDORES
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
10/05/2025
Previsão de Fim:
10/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Denise Josino Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Rodrigues Leal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Denise Josino Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/05/2025 01/05/2026
Diego de Sousa Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Flavio Felipe Alves Bastos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Hevelly Kiara de Araújo Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Juliana Nascimento da Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Maria Rosiany Sousa Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Maria Tereza Lucena Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Vinicius Ferreira de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/05/2025 10/05/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão intitulado “Decodificando Rótulos: Promovendo a Compreensão das Informações Alimentares para Consumidores” busca promover a compreensão e o entendimento das informações presentes nos rótulos de alimentos por parte dos consumidores da cidade de Iguatu - CE, proporcionando conhecimento sobre a interpretação correta dos dados nutricionais, ingredientes e demais informações relevantes, visando incentivar escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
Justificativa
A rotulagem nutricional é uma importante ferramenta para a comunicação entre os fabricantes e os consumidores, fornecendo informações vitais sobre os produtos, como ingredientes, valores nutricionais, modo de preparo e data de validade, auxiliando o consumidor na compra de alimentos. No entanto, é sabido que uma parcela grande de consumidores não compreende satisfatoriamente as informações declaradas no rótulo dos produtos alimentí¬cios (GONÇALVES et al., 2015). A ideia para a execução deste projeto surgiu diante das observações feitas pela proponente sobre a elevada dificuldade relatada por consumidores quanto ao entendimento dos rótulos de alimentos, bem como nas aulas da disciplina de Rotulagem de Alimentos, onde os estudantes não compreendiam alguns termos técnicos constantes em rótulos de alimentos. Desta forma, é importante que as atividades deste projeto sejam realizadas com consumidores, nos locais onde eles tão comprando os alimentos, ajudando-os no entendimento dos rótulos e nas escolhas alimentares mais saudáveis. A execução do projeto Decodificando Rótulos: Promovendo a Compreensão das Informações Alimentares para Consumidores proporcionará aos estudantes uma rica oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no curso Técnico em Nutrição e Dietética. O curso Técnico em Nutrição e Dietética oferece a base necessária para a realização das atividades propostas neste projeto, como os conteúdos das disciplinas de educação nutricional, tecnologia de alimentos, rotulagem dos alimentos, dentre outras. Ao participarem do projeto, os alunos irão desenvolver habilidades de comunicação, educação nutricional e interação com a comunidade, além de aprimorar sua capacidade de análise crítica das informações alimentares. Essa vivência também favorecerá a formação de uma postura ética e responsável, ao promover a conscientização sobre escolhas alimentares mais saudáveis e acessíveis. Além disso, o envolvimento no projeto permitirá aos estudantes fortalecer sua compreensão sobre a importância do papel do profissional de nutrição no contexto social, ampliando sua visão sobre o impacto das ações de educação nutricional na sociedade. Para o consumidor e para a saúde pública, a realização desta proposta permitirá maior transparência e segurança alimentar para o consumidor, trazendo acesso a informações mais completas e atualizadas sobre os produtos que estão adquirindo.
Público Alvo
População da cidade de Iguatu-CE.
Objetivo Geral
Promover a compreensão e a interpretação das informações presentes nos rótulos de alimentos, capacitando os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
Objetivo Específico
• Desenvolver atividades educativas que facilitem a leitura e interpretação dos rótulos de alimentos, destacando informações como valor nutricional, ingredientes e data de validade; • Orientar os consumidores sobre os impactos das escolhas alimentares na saúde e como utilizar as informações dos rótulos para tomar decisões mais informadas; • Estimular a participação ativa dos estudantes do curso Técnico em Nutrição e Dietética em ações de extensão, fortalecendo sua formação prática e compromisso com a educação nutricional; • Contribuir para o aumento da conscientização sobre a responsabilidade social do profissional de nutrição na educação alimentar da comunidade.
Metodologia
O projeto terá duração de um ano (maio/2025 a abril/2026) e irá ser desenvolvido em supermercados da cidade de Iguatu, tendo como público-alvo consumidores de todas as faixas etárias. Serão realizadas atividades teóricas e práticas, com foco na promoção da educação nutricional e na capacitação dos consumidores para a leitura e interpretação dos rótulos de alimentos. A etapa inicial do projeto será a seleção dos bolsistas com posterior estudo sobre a temática do projeto e o treinamento dos estudantes bolsistas. Após essa etapa, será realizado o planejamento das ações que irão incluir desde os tipos de abordagens que serão realizadas como a criação de materiais educativos. Em seguida os estudantes juntamente com os professores envolvidos no projeto irão para os supermercados fazer as atividades planejadas com interações diretas, utilizando recursos interativos, como exemplos práticos de rótulos de produtos alimentares, ensinado como identificar informações essenciais nos rótulos de alimentos, como valor nutricional, ingredientes, aditivos, e a data de validade e discussões sobre a importância dessas informações para a saúde pública. Além das atividades realizadas nos supermercados, serão realizadas campanhas educativas em pontos estratégicos da comunidade (como escolas e centros comunitários), com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a importância da leitura dos rótulos. Ao final das intervenções do projeto, será aplicada uma pesquisa de avaliação para medir o impacto das atividades realizadas, verificando o nível de aprendizado adquirido pelos consumidores e a eficácia das estratégias utilizadas. Essa metodologia visa não apenas a disseminação de informações técnicas, mas também o empoderamento dos consumidores, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas sobre sua alimentação e saúde.