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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Curso de Introdução à Educação Inclusiva
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
12/05/2025
Previsão de Fim:
02/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Emanuelle de Souza Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex de Oliveira Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Ana Maria Pereira Bispo dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Antonia Daiana Andrade de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Emanoela Terceiro Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Italo Renan Ferreira de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Jessica Maria Silva Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Joana D'Arc da Silva Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 12/05/2025 02/06/2025
Kacio de Lima Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Maria Vivina Lima Oliveira Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Naldia Paula Costa dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Natalia Rocha Sucupira Moreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Thalita Pacheco Cornelio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Tiago Pereira Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/05/2025 02/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão escolar é um direito fundamental e um compromisso ético e legal das instituições de ensino. Conforme destacam Mantoan (2003) e Mittler (2003), a inclusão não se resume ao simples papel de inserir estudantes com deficiência nas escolas, mas requer a transformação das práticas pedagógicas, das culturas e das políticas educacionais para que todos os alunos, com suas diferenças, possam aprender juntos e com qualidade. Nesse sentido, as instituições escolares se veem diante de demandas inadiáveis quanto a sua capacidade de incluir verdadeiramente a diversidade humana como parte constitutiva de sua organização. Nessa direção, o minicurso "Introdução à Educação Inclusiva" foi pensado para contribuir com o processo formativo dos profissionais da educação no entendimento crítico das legislações, práticas e instrumentos que objetivam assegurar o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ambiente escolar. A proposta é ofertar reflexões teóricas e ferramentas práticas que possam subsidiar a atuação no cotidiano educacional.
Justificativa
A crescente presença de estudantes com deficiência nas escolas brasileiras ao mesmo tempo em que aponta avanços significativos na promoção da educação inclusiva revela também imensos desafios a serem superados. No estado do Ceará, entre 2012 e 2020, houve um aumento de 111% no número de matrículas de alunos com necessidades especiais na rede básica de ensino. Além disso, observou-se um crescimento de 134% no atendimento desses alunos em classes comuns do ensino regular. Contudo, a inclusão não se concretiza com a presença física dos estudantes, mas implica a transformação das culturas, políticas e práticas escolares para acolher e valorizar a diversidade. Nessa perspectiva, Mantoan (2003) defende que a formação continuada é essencial para que os educadores superem concepções tradicionais de deficiência e passem a enxergar a inclusão como parte integrante da prática pedagógica cotidiana. Ao fortalecer a formação crítica e reflexiva sobre inclusão, o minicurso busca disseminar práticas que favoreçam a equidade, o respeito às diferenças e a construção de ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos, alinhados aos princípios de justiça social.
Público Alvo
Licenciandos, Docentes da Educação Básica, Docentes do Ensino Superior, Profissionais da Educação.
Objetivo Geral
Promover reflexões teórico-críticas sobre o tema da educação inclusiva, compreendendo as políticas, modelos de deficiência, práticas de acessibilidade, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI).
Objetivo Específico
Caracterizar a política de inclusão no Brasil; Diferenciar os Modelo Social e Modelo Clínico de Deficiência, destacando suas origens e perspectivas; Conhecer os tipos de acessibilidade; Discutir as terminologias adequadas no campo da inclusão; Conhecer o histórico, o embasamento legal e a aplicação do AEE; Diferenciar as atribuições dos profissionais da Educação Inclusiva; Compreender o que é o PEI;
Metodologia
O minicurso será desenvolvido ao longo de seis encontros formativos, combinando atividades síncronas e assíncronas. Cada encontro terá duração prevista de 3 horas, totalizando 20 horas de carga horária. A metodologia adotada envolverá exposição dialogada, estudo de casos, análise de documentos legais e práticas orientadas, de modo a articular teoria e prática e favorecer a participação ativa dos participantes. Além disso, será promovido um espaço de discussão coletiva sobre os desafios e possibilidades da educação inclusiva nas instituições de ensino. Os encontros ocorrerão nas seguintes datas e temas: 12/05 – Abordagem das legislações e políticas públicas para a inclusão: Estudo das principais legislações que fundamentam a educação inclusiva, como a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Abordaremos ainda o papel dessas legislações na promoção da igualdade de oportunidades: 14/05 – Diferenciação entre o Modelo Social e o Modelo Clínico de Deficiência: Diferenciação entre os modelos médico, social e biopsicossocial da deficiência. Com base em autores como Sassaki (2005) e Diniz (2012), será discutido como cada modelo molda o olhar da sociedade sobre as pessoas com deficiência. 19/05 – Estudo dos tipos de acessibilidade e das terminologias adequadas: Abordaremos os diferentes tipos de acessibilidade (arquitetônica, comunicacional, metodológica, atitudinal e tecnológica) e a importância do uso de terminologias respeitosas e atualizadas, conforme orientações de Sassaki (2010); 26/05 – Análise do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do Plano de Ensino Individualizado (PEI): Entendimento das funções do AEE e da importância do PEI como ferramenta pedagógica personalizada. Com base em Mendes (2006), discutiremos como o AEE contribui para a eliminação de barreiras à aprendizagem e à participação, respeitando a singularidade de cada estudante; 28/05 – Atividade assíncrona destinada à elaboração do PEI pelos participantes: Atividade prática para a criação de um Plano de Ensino Individualizado. Os participantes deverão desenvolver um PEI com base em um caso fictício ou real, adaptando estratégias de ensino. 02/06 – Discussão e análise coletiva dos PEI desenvolvidos: Encontro destinado à análise crítica, troca de experiências e sugestões de aprimoramento dos PEIs elaborados. Como parte do processo de avaliação, serão considerados os seguintes critérios: participação nas atividades propostas durante os encontros, presença mínima de 75% e a entrega de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) ao final do curso. Essa metodologia visa não apenas transmitir conhecimentos teóricos fundamentais para a prática inclusiva, mas também possibilitar a construção de instrumentos pedagógicos aplicáveis no cotidiano escolar.