Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conheça o IFCE: visitas guiadas para escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
04/06/2025
Previsão de Fim:
10/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Maranguape
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luis Jose Silveira de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Hilda Silva Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Caio Vinicius Marques de Saboia IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Carlos Eduardo da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Caroline Costa Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Caua Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Cicero Jose Sousa da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Daniel Alencar Barros Tavares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Diego Nogueira Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Fabianny Chaves Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Fabiola Oliveira Xavier da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Fabio Timbo Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Francisca Ione Chaves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Francisco Jose dos Santos Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Francisco Lorran Gomes Luz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Gabriela Barbosa Uchoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Grazielly Cavalcanti de Souza Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Guilherme da Silva Braga IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Joao Claudio Nunes Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Jose Elieudo Nascimento de Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Leonara Silva dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Livia Maria da Silva Felipe IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Luis Jose Silveira de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/06/2025 10/12/2025
Maria do Socorro Pinheiro da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Mariana Bezerra Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Maria Yslaine Oliveira Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Natalia Parente de Lima Valente IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Saulo Rego da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 04/06/2025 10/12/2025
Stephane Silva Viana de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Thainara Dutra Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/06/2025 10/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Maracanaú, há quase duas décadas tem promovido oportunidades educacionais de excelência para a população do município e seu entorno. Com seis cursos técnicos, seis de graduação (entre licenciaturas e bacharelados) e um de pós-graduação, além de formações diversas como cursos FIC e minicursos, o campus se destaca como polo de formação técnico-científica. Apesar disso, observa-se que muitos jovens ainda desconhecem a natureza pública e gratuita da instituição, bem como seus processos seletivos ou mesmo sua acessibilidade. Soma-se a isso a dificuldade recorrente na formação de turmas em alguns cursos, especialmente os de oferta concomitante. Paralelamente, há uma demanda crescente por parte das escolas da região – públicas e privadas – para visitas institucionais que proporcionem aos estudantes contato com o ambiente acadêmico, laboratórios, cursos e projetos desenvolvidos no campus. Nesse contexto, propõe-se o presente projeto de extensão, com o intuito de abrir as portas do IFCE Maracanaú às escolas da região, permitindo que seus estudantes conheçam suas instalações, recursos e oportunidades de formação. O projeto visa, ainda, fortalecer o vínculo entre a instituição e a comunidade, consolidando o IFCE como uma alternativa concreta e inspiradora para os projetos de vida dos jovens.
Justificativa
A iniciativa responde à necessidade de tornar o IFCE mais conhecido pela população, contribuindo para o aumento da procura por seus cursos. A pouca visibilidade institucional, especialmente em áreas periféricas, compromete a escolha consciente dos estudantes, o que pode aumentar índices de evasão e subutilização da estrutura ofertada. Além disso, o projeto contribui para que os futuros alunos conheçam melhor os cursos e suas especificidades, permitindo decisões mais seguras e alinhadas a seus interesses. Ao vivenciar o ambiente acadêmico e tecnológico do IFCE, os estudantes têm a oportunidade de se visualizar enquanto parte da instituição, fortalecendo sua motivação e permanência escolar.
Público Alvo
Alunos e professores de escolas do ensino fundamenta e médio, públicas e privadas. As visitas podem comportar até 60 aunos o que pode resultar em mais de 1500 alunos atendidos ao longo do projeto.
Objetivo Geral
Fortalecer o vínculo entre o IFCE Maracanaú e a comunidade escolar local, promovendo visitas institucionais que proporcionem aos alunos o conhecimento das instalações, cursos e oportunidades oferecidas.
Objetivo Específico
- Apresentar os espaços e recursos do campus (biblioteca, laboratórios, áreas de lazer e esporte); - Estimular o interesse pelos cursos técnicos e superiores oferecidos; - Promover a interação com ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no campus; - Divulgar os processos seletivos e as formas de ingresso; - Incentivar a permanência dos estudantes em ações futuras da instituição.
Metodologia
Os objetivos do projeto serão alcançados através das visitas guiadas e de outras ações descritas a seguir. Iniciando pelas visitas que constituem a parte principal do projeto, a visita ao campus, se desenvolverá de acordo com as seguintes etapas: Etapa 1 - Mobilização Contato institucional - as direções das escolas são contactadas e apresentadas ao projeto ao mesmo tempo que são convidadas a participar. Há também uma demanda das próprias escolas que contactam o campus buscando agendar visitas guiadas. Divulgação - através de redes sociais do campus, site oficial, contatos telefônicos e/ou whatsapp. Inscrição online das escolas interessadas, por meio de formulário eletrônico institucional, com campos para indicar número de alunos, faixa etária, preferências de datas, áreas de interesse, etc. Etapa 2 – Visitação ao IFCE Maracanaú Recepção dos grupos de alunos com acolhida e apresentação institucional. A visita se inicia no auditório onde é feita a apresentação dos cursos ofertados no campus e seus diferenciais, com a participação de técnicos, estudantes e professores envolvidos no projeto. Apresentação sobre os modos de ingresso (SISU, Exame de Seleção, vagas remanescentes, cotas e ações afirmativas). Inscrição dos participantes em um banco de interessados nas ações de extensão, para futuras convocações a cursos e eventos. Os visitantes serão convidados a responder uma enquete sobre a visita, destacando pontos fortes e fracos e sugerindo melhorias. Os alunos serão ainda convidados a participar de eventos e atividades do IFCE Maracanaú após a visita, tal como a SIC - Semana da Integração Científica que ocorre anualmente, a fim de manter o interesse e o envolvimento com a instituição. Visita guiada aos laboratórios, biblioteca e espaços de convivência. As atividades práticas realizadas nos laboratórios visam demonstrar a aplicação dos conhecimentos em áreas como ciências, tecnologia e engenharia. Os laboratórios visitados e as respectivas atividades são os seguintes: LAQAMB - Laboratório de Química Analítica e Microbiologia Ambiental Atividades: Todos os alunos: Instruções de segurança Alunos de ensino fundamental: SOBE BALÃO - (Reação de neutralização com desprendimento de CO2) CAMALEÃO QUÍMICO - (Oxidação do manganês com demonstração da mudança de NOX) Alunos de ensino médio: CAMALEÃO QUÍMICO - (Oxidação do manganês com demonstração da mudança de NOX) TESTE DE CHAMAS - (Transições eletrônicas e níveis de energia dos átomos) LABORATÓRIO MAKER Atividades: Todos os alunos: Instruções de segurança Alunos ensino fundamental: - Cultura Maker - uso de impressoras 3D, CNC Laser, etc - Apresentação prática ou não dos braços robóticos usados no laboratório. - Crescimento e seguimento na área. Alunos de ensino médio: - projetos de pesquisa e extensão - projetos de desenvolvimento no laboratório - Cultura Maker - uso de impressoras 3D, CNC Laser, etc - Apresentação prática ou não dos braços robóticos usados no laboratório. OFICINA MECÂNICA Atividades: Todos os alunos: instruções de segurança Alunos de ensino fundamental: - Apresentação de alguns equipamentos e sua utilidade Alunos de ensino médio: - Apresentação de equipamentos e demonstração prática de sua utilização - Teste de soldagem LAMSC - Laboratório de -Aprendizagem de Máquinas e Simulações Computacionais Todos os alunos: Apresentação de alguns sistemas computacionais que são desenvolvidos no laboratório. LAAP - Laboratório de Práticas Pedagógicas Durante essas visitas, são apresentados os jogos didáticos desenvolvidos pelos membros, como: Jornada Elementar, Quimicanastra, Ludoquímica, Memória Química, Quem eu sou da química: Tabela periódica, Baralho de Lewis e atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço, além da demonstração de alguns experimentos de baixo custo intitulados “Balão Mágico” e “Eletrólise com pilhas”, que evidencia a possibilidade de ensinar ciências de forma acessível, criativa e contextualizada. Estas atividades não diferem com relação à série dos alunos. LQOI - Laboratório de Química Orgânica e Inorgânica Todos os alunos: instruções de segurança Alunos de ensino fundamental: SOPRO MÁGICO, :FERMENTAÇÃODASLEVEDURAS Alunos de ensino médio: ESTEQUIOMETRIA, BOLOQUÍMICO Outras ações Além da visita das escolas, o projeto propõe mais dois tipos de ações: Ação 01 - encontro com os gestores e das escolas da região com o objetivo de divulgar os processos seletivos para os cursos técnicos do campus. Neste encontro serão realizadas as seguintes ações: Divulgação dos editais de seleção para acesso aos cursos técnicos. Tira dúvidas sobre os critérios e perfis dos alunos a serem selecionados. Momento para ouvir as sugestões dos gestores sobre a oferta de novos cursos ou outras demandas das escolas. Ação 02 - Visita às escolas que tentaram mas não tiveram oportunidade de visitar o campus. Nesta visita alguns experimentos serão apresentados. Em cada visita fará parte um ou mais dos seguintes laboratórios: MAKER, LAQAMB, LQOI e LAAP. As atividades apresentadas nas escolas serão semelhantes às que são apresentadas no IFCE. Na oportunidade serão apresentados os cursos da IFCE Maracanaú e as escolas serão convidadas a participar da Semana da Integração Científica.