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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Obesidade e Corporeidade: Construindo estratégias de prevenção e promoção da saúde de escolares
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção à Saúde
Data de Início:
12/05/2025
Previsão de Fim:
29/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Testes Subjetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Deborah Santana Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Deborah Santana Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/05/2025 29/05/2026
João Bezerra da Silva Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 12/05/2025 29/05/2026
Tifanny Monteiro Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 12/05/2025 29/05/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação da cidade de Juazeiro do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Estratégias de promoção da saúde são essenciais para o desenvolvimento humano desde os primeiros anos de vida. Diversas ações de educação em saúde realizadas ainda na infância podem favorecer a construção de novos conhecimentos e adoção de modos de vida seguros e saudáveis. Atualmente, a obesidade infantil e juvenil tem se tornando um sério problema de saúde pública, podendo desencadear uma série de complicações na infância e na vida adulta. Trata-se de uma patologia de ordem multifatorial caracterizada pelo aumento do peso corporal, podendo ser identificada através de parâmetros antropométricos e exames clínicos (Corrêa et al., 2020; Ferreira et al., 2021; Mello; Luft; Meyer, 2004). Dentre os fatores associados, destacam-se um padrão alimentar inadequado, comportamento sedentário e ambiente familiar e social (Corrêa et al., 2020). O manejo possui um certo nível de complexidade, já que envolve a falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade, além da mudança de hábitos e disponibilidade dos pais (Mello; Luft; Meyer, 2004). Ações de educação em saúde desenvolvidas em ambiente escolar, creches e também junto à família das crianças são essenciais para prevenção da obesidade infantil e suas consequências. Cuidar da saúde da criança vai além dos aspectos que envolvem estilo de vida saudável. O cuidado do corpo envolve não apenas o incentivo de bons hábitos alimentares e prática de atividades físicas, mas também o autoconhecimento, o autocuidado e a proteção contra as várias formas de violência. Dessa forma, defende-se uma abordagem integral do cuidado do corpo, que pode ter na escola um oportuno espaço de aprendizagem e empoderamento. Um fator que tem sido associado ao impacto negativo no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e sexual das crianças é o abuso sexual. Trata-se de um fenômeno complexo, que desencadeia uma série de consequências na vida da criança, e que merece atenção tanto dos profissionais da saúde como da educação, já que se reconhece a escola como um ambiente de fator protetivo (Spa-ziani; Maia, 2015). Nesse contexto, pretende-se com este projeto trabalhar de forma integrada aspectos de promoção da saúde da criança, enfatizando os temas da obesidade e da corporeidade, que abrem espaço para temáticas que envolvem o cuidado do corpo, com ações educativas voltadas para prevenção da obesidade, estímulo à alimentação saudável e prática de atividades físicas, conhecimentos sobre o corpo e prevenção ao abuso sexual. Assim, fortalece-se ainda mais o papel das instituições de ensino como espaço de cuidado e transformação social.
Justificativa
A obesidade na infância impacta diretamente na saúde física, social e emocional das crianças. São vários os aspectos envolvidos, como a inatividade física, o comportamento sedentário, a alimentação inadequada, influência familiar, contexto social desafiador, e além dos aspectos internos, enfatiza-se a falta de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde em ambiente escolares. A obesidade também está associada a estigmas, baixa autoestima, exclusão social e autoimagem negativa. Por isso é importante abordar a temática do cuidado do corpo, desde aspectos de proteção, prevenção, identidade e respeito. Em se tradando também do corpo, são intrigantes os números a respeito das violações, especialmente na infância. Na faixa etária de 01 a 10 anos crescem o número de denúncias de violações de direitos, especialmente abusos sexuais, feitas ao Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (Machado; Bernardes; Borges, 2024). Nesse contexto, estratégias que envolvam conhecimentos sobre o corpo e prevenção ao abuso sexual na infância são importantes para a criação de fatores protetivos, podendo inclusive contribuir para a identificação precoce de situações de violência contra crianças (Machado; Bernardes; Borges, 2024). Ao propor ações de educação em saúde que envolvem temas sobre alimentação saudável, práticas corporais e cuidados diversos com o corpo, este projeto visa contribuir para a formação de pessoas mais conscientes de si e do contexto em que vivem. Reconhecemos o papel estratégico da escola, como ambiente que acolhe grande parte de crianças, e da instituição de ensino, que forma profissionais de saúde capacitados para atuação em diversos cenários; ambos atuando em prol da saúde integral das crianças e da construção de ambientes seguros.
Público Alvo
Crianças em idade escolar, matriculadas em escolas públicas de Ensino Fundamental. Mínimo de 40 e máximo de 120.
Objetivo Geral
Promover a saúde de crianças em idade escolar por meio de ações de Educação em Saúde que tratam da obesidade, com ênfase na alimentação saudável e prática de atividades físicas, e da corporeidade, com ênfase na construção de conhecimentos sobre o corpo e aspectos de proteção e prevenção.
Objetivo Específico
* Identificar o perfil dos escolares participantes quanto a aspectos sociodemográficos e de saúde * Discutir os riscos e consequências da obesidade, conscientizando sobre a importância da alimentação saudável e estimulando a prática de atividades físicas por meio de vivências corporais. * Trabalhar o corpo como espaço de cuidado, identidade e proteção, respeitando a infância. * Envolver a comunidade escolar em estratégias integradas de promoção da saúde.
Metodologia
1. Contextualização: Caracterização dos participantes e do ambiente escolar. 2. Utilização de metodologias ativas de aprendizagem para conscientizar a respeito de estilos de vida saudáveis 3. Oficinas educativas sobre alimentação saudável e prática de atividades físicas 4. Utilização de Gibi Educativo como ferramenta antiobesidade 5. Práticas corporais lúdicas: movimento e ritmo e brincadeiras populares 6. Oficina de corporeidade e proteção do corpo: o semáforo do toque 7. Dinâmicas de grupo sobre estratégias de promoção da saúde da criança