Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IFCE ITINERANTE: Contribuindo na III Semana da Matemática na EEIEF GIRASSOL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
09/05/2025
Previsão de Fim:
19/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caririaçu
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Feira
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Junio Moreira de Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alisson Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Camila Araujo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Cicera Angélica Gomes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Cicera Kailany Martins da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
David Junior Queiroz Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Edilene Souza Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Enio Vidal Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Sim 6 10/05/2025 19/05/2025
Fábio Daniel de Freitas Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Girassol Integrante Sem vínculo Não 6 09/05/2025 19/05/2025
Jose Alves Francisco IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/05/2025 19/05/2025
Josefa Leidiane Ribeiro Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Junio Moreira de Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/05/2025 19/05/2025
Lorena Gabrielle Soares Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Ludimylla Maria Freire Callou IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Matheus Pereira Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Natalia Barbosa Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Thanael Silva da Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Vitória Héllen Rodrigues do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Yasmim Magalhões da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 10/05/2025 19/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE ITINERANTE é uma proposta que surgiu dentro da iniciativa do projeto de extensão Acompanhamento dos Egressos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte (IFCE-JN). A partir da ação de acompanhar os referidos egressos com o objetivo de divulgar um recorte das contribuições do IFCE para a sociedade, surgiu o contato de diversos egressos docentes solicitando a participação dos professores de matemática do IFCE-JN nas suas escolas sob a forma de apresentação de palestras, minicursos, mesa redondas, apresentação de jogos, etc. Diante dessa demanda surgiu a proposta do IFCE Itinerante que tem como proposta envolver os alunos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE-JN fazendo com que desenvolvam seus potenciais a partir da participação deles juntamente aos professores do curso atendendo a demanda supramencionada dos egressos nas escolas em que já são docentes.
Justificativa
De acordo com Brasil (2025), dentre os estudantes brasileiros que mais sofrem com a falta de um ensino de matemática qualificado, estão os alunos de escolas públicas, localizadas em zonas rurais de cidades da região nordeste. Uma ação que pode dirimir essa problemática consiste na formação de professores de matemática qualificados, capazes de tornar o aprendizados dos diversos conteúdos dessa disciplina acessível e prazeroso, sobretudo aqueles básicos presentes nas propostas de ensino do Fundamental 1 e 2 das escolas públicas. Nesse sentido, iniciativas que potencialize a formação de professores de matemática capazes de desenvolver dinamicamente a sua práxis pedagógica frentes a cenários desafiadores, pode fazer a diferença na realidade de diversos alunos e causar impactos positivos para a sociedade (BRASIL, 2022; FILLOS; DE ANDRADE; BONETE, 2024; BRASIL, 2025). Além disso, vale ressaltar que projetos que possibilitem estreitamento entre universidade e escolas de ensino básico são cruciais para a melhoria na formação dos alunos enquanto futuros professores, inovação do próprio curso de formação de professores, agrega valor a formação continuada dos professores e no aprendizado dos alunos da educação básica, possibilitando com isso uma formação que alia a teoria com a prática e permite o intercambio de conhecimentos a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão, o que está de acordo com as indicações do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática do IFCE-JN (IFCE, 2014).
Público Alvo
Esta ação tem como público alvo alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Girassol, localizada na zona rural da cidade Caririaçu, Ceará. Alunos de outras escolas públicas do ensino básico de Caririaçu também poderão ser contemplados. A expectativa é que uma quantidade entre 30 (trinta) e 150 (cento e cinquenta) alunos do ensino fundamental público de Caririaçu sejam contemplados nessa ação.
Objetivo Geral
Contribuir na III Semana de Matemática da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Girassol.
Objetivo Específico
Pesquisar, rever e estudar jogos matemáticos que trabalhem assuntos da matemática do ensino fundamental; Elaborar aulas em forma de minicursos e oficinas explorando os jogos matemáticos; Analisar os Jogos Matemáticos que podem contribuir na III Semana de Matemática da EEIEF Girassol.
Metodologia
As contribuições do IFCE itinerante na III Semana de Matemática da EEIEF Girassol se dará a partir de minicursos e oficinas propostas por alunos e professores da Licenciatura em Matemática do IFCE-JN. No primeiro momento foi feito o contato entre o professores organizadores do IFCE Itinerante e da III Semana de Matemática da EEIEF Girassol. No segundo momento foi realizado um contato com a coordenação do curso Licenciatura em Matemática do IFCE-JN solicitando suporte e apoio para tornar possível a execução do evento. Com isso foi realizado um trabalho de divulgação interna convidando os graduandos para participarem desse evento. No terceiro momento foi criado um grupo de WhatsApp no qual foram adicionados os envolvidos no projeto (professores e alunos do IFCE-JN e professor representante do EEIEEF Girassol que é egresso do curso Licenciatura em Matemática do IFCE-JN e idealizador da Semana de Matemática da sua escola. A criação do grupo foi importante para facilitar a comunicação entre os envolvidos no projeto (agendar reuniões, trazer esclarecimentos, compartilhar dados). No quarto momento foi realizado uma reunião via Google Meet com os envolvidos no projeto, esclarecendo o perfil do público alvo, a estrutura da EEIEF Girassol, programação do evento e temáticas que poderiam ser exploradas no evento. A partir disso, foi possível distribuir os graduandos em grupos que ficariam responsáveis por um ponto temático. Uma vez definido e confirmado os professores e os graduando participantes no evento, foi solicitado com auxílio da coordenação o transporte para o deslocamento dos alunos (IFCE-JN e EEIEF Girassol ida e volta). No quinto momento, os graduandos irão elaborar sob orientação dos professores minicursos e oficinas explorando jogos matemático para serem aplicados na III Semana de Matemática na EEIEF Girassol. A fim de contabilizar os envolvidos na execução desta ação e o público-alvo será realizado frequências. Além disso, o evento na escola servirá como fonte de dados por meio de registros em audiovisuais, escritos e observações a serem trabalhados e posteriormente utilizados para produção de artigos de relatos de experiências e divulgação em mídias sociais da EEIEF Girassol e Centro Acadêmico de Matemática do IFCE-JN. Os dados coletados serão tratados por meio de ferramentas da estatística descritiva e análise de discursos tomando como base literaturas científicas semelhante a abordagem quantitativa adotada por Barros et al (2020) e qualitativa adotadas por Barros et al (2020) e Bringel, Andrade e Alencar (2024).