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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NEABI em Ação: Vozes, diálogos e saberes
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
27/06/2025
Previsão de Fim:
30/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Site institucional
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Daniel Silva Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alessandra da Silva Ferreira Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/06/2025 04/12/2025
Cinthia Thamiris Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 27/06/2025 04/12/2025
Daniel Silva Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/06/2025 30/01/2026
Emilly Jullyane de Morais Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/06/2025 04/12/2025
Francisca Franciele Soares de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/06/2025 04/12/2025
Francisco Aristonio de Almeida Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/06/2025 04/12/2025
Hudson Josino Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/06/2025 04/12/2025
Livya Lea de Oliveira Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/06/2025 30/01/2026
Maria Belo Silva Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/06/2025 30/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação de Cedro Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto, intitulado Neabi em ação: Vozes, diálogos e saberes, será um ciclo de formação para a Educação em Relações Étnico-raciais, que será desenvolvido nas escolas da rede municipal de Cedro-CE e, também, nas turmas do ensino médio do campus IFCE Cedro. Assim, abordará dentro da temática, pontos como racismo estrutural, racismo institucional, racismo recreativo e a história e cultura afrobrasileira e indígena. Para isso, utilizará metodologias diversificadas, envolvendo os membros do Neabi, alunos e docentes das escolas municipais e do próprio campus, além de membros da comunidade externa.
Justificativa
Racismo é a crença ou atitude de que existem raças humanas superiores e inferiores, levando à discriminação, preconceito e exclusão de pessoas com base na cor da pele, origem étnica ou características físicas. Ele pode se manifestar de várias formas na sociedade. Com raízes históricas profundas, muitas vezes ligadas ao processo de colonização e à escravidão no Brasil e no mundo, seus efeitos ainda são sentidos em diversas áreas, como educação, emprego, segurança e saúde. No Brasil pessoas negras e indígenas constituem os grupos que são discriminados, enquanto pessoas brancas são privilegiadas. Dessa forma, o racismo fornece o sentido, a lógica e a tecnologia para a reprodução das formas de desigualdade e violência que moldam a vida social contemporânea (Almeida, 2019). Assim, é necessário que haja uma mudança na estrutura da sociedade, de modo que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. Porém, essa mudança depende, antes de tudo, de educação e letramento racial, para que a população tome consciência de tal problema e adote posturas e práticas antirracistas. Nas últimas décadas, o Brasil tem ampliado consideravelmente a discussão dos problemas que abarcam questões raciais e sociais, assim como foram implementadas políticas públicas para sanar os problemas gerados em função da discriminatória formação sócio histórica brasileira. Como exemplo dessas políticas, apresentam-se a aprovação da Lei 10.639 de nove de janeiro de 2003 (Leite, 2017). Essa lei alterou a Lei 9.394/1996 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país. Bem como a Lei 11.645/2008, torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena. Além da aplicação do sistema de cotas de vagas para afrodescendentes e indígenas em universidades públicas brasileiras (Leite, 2017). Conhecer a história nos permite entender a nossa cultura, nossas raízes e vislumbrar um mundo mais justo, com igualdade social entre todos. Discutir e refletir a importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção da nossa identidade e o resgate do quilombo e respeito aos povos originários, nos permite aprofundar a compreensão desses grupos discriminados enquanto sujeitos históricos e localizá-los como agente de luta de classes no âmbito da sociedade que teve por base a escravidão (FLEISCHER, 2001). Nesse sentido, o projeto Neabi em Ação: Vozes, diálogos e saberes assume grande relevância frente aos objetivos definidos para a criação dos institutos federais de educação, pois, esta proposta contribui para a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão social, ademais, possibilita a abertura e integração com a comunidade, dentre outros objetivos.
Público Alvo
Discentes e docentes das escolas da rede municipal do município de Cedro (observação: as escolas serão definidas pela Secretaria de Educação em acordo com o Neabi). Priorizando as escolas do Campo); Membros da comunidade convidados.
Objetivo Geral
Promover um ciclo de debates e formação para educação em relações étnico-raciais nas escolas municipais do município do Cedro, bem como no IFCE - Campus Cedro.
Objetivo Específico
- Apresentar o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indigena (NEABI) do Campus-Cedro; - Aproximar o IFCE Campus Cedro da realidade da educação básica, em especial, o ensino fundamental na localidade; - Realizar rodas de conversa, vivências e debates sobre a diversidade étnico-racial, com foco no letramento racial; - Realizar cine debates sobre o tema racismo e seus impactos no meio social; - Colaborar para a formação continuada docente relacionada à diversidade étnico-racial; - Fortalecer o combate às práticas racistas nas instituições envolvidas no projeto.
Metodologia
O Projeto Neabi em Ação: Vozes, diálogos e saberes, será realizado entre o período 21/05 à 21/11/2025 no município de Cedro, CE. Será realizado um levantamento e definição das escolas do município de Cedro-CE junto à Secretaria Municipal de Educação, sendo priorizadas as turmas das séries finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano). Também serão selecionadas as turmas do 1° e 2° ano do ensino médio do IFCE Campus Cedro. As escolas selecionadas serão contatadas e convidadas a participar do Projeto Neabi em Ação. As instituições que aceitarem participar terão as visitas agendadas dentro do cronograma de execução do projeto, sendo que a primeira será terá como objetivo a apresentação da proposta, identificação de necessidades da escola e definição de datas junto à Direção e/ou Coordenação. Serão organizadas atividades diversificadas, conforme o perfil das turmas, que abordarão os seguintes pontos dentre a temática relações étnico-raciais: racismo estrutural, racismo institucional, racismo recreativo, a Lei de Cotas (12.711/2012) e a história e cultura afro-brasileira e indígena. Dentre as metodologias e procedimentos, pode-se citar: debates, rodas de conversa, análise de imagens e letras de músicas, dinâmicas e análise de filmes. A cada visita, do ciclo de formação, será aplicado um questionário de avaliação da ação para os participantes do projeto, que poderá fomentar outras ideias de ações sobre a temática. Além disso, será realizado o controle de frequência pelos docentes da instituição parceria que acompanhará sua turma no horária das aulas. Após a conclusão do projeto os membros do Neabi realizarão uma reunião para avaliação, com o intuito de identificar pontos fortes, fracos, desafios, possibilidades futuras e outros pontos que considerem relevantes. Por fim, será elaborado e submetido na Plataforma SigProext e através de processo aberto na plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações) um relatório final sobre a execução do projeto.