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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Xadrez: uma estratégia vencedora
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
29/05/2025
Previsão de Fim:
25/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juscelino de Souza Borges Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
João Yago de Abreu Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2025 25/05/2026
Juscelino de Souza Borges Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/05/2025 25/05/2026
Mayara Salgado Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/05/2025 25/05/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O xadrez é uma das estratégias educacionais mais poderosas para fortalecer o pensamento, aumentar a concentração, a paciencia e a perseverança, bem como, desenvolver a intuição, criatividade, memória e a habilidade de analisar e deduzir, dado um conjunto de princípios gerais aprendendo a tomar decisões e resolver problemas de forma mais flexível (DAUVERGNE, 2000). O Xadrez ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que apresenta, com isso, os praticantes podem adquirir uma visão mais aprofundada do meio em que vivem, terem maior noção de socialização, lealdade, espírito crítico, competitividade e descobrem-se com um ser diferente do outro. No xadrez, o jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas em que se mova nenhuma peça do tabuleiro. O xadrez pode tambem contribuir no desenvolvimento da Inteligencia Lógico Matemático, que é a habilidade de explorar relações, padrões e categorias, através de manipulação de objetos e símbolos, e para experimentar de forma controlada, e a habilidade para lidar com séries de raciocínios para resolver problemas e resolve-los (GARDNER, 1994, P. 117). O professor de Educação Física está legalmente autorizado a ministrar aulas de xadrez no ambiente escolar, desde que essa prática esteja integrada ao currículo da Educação Física. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 20218), documento normativo que orienta os currículos da educação básica em todo o país, reconhece o xadrez como uma das práticas corporais que podem ser exploradas no componente curricular de Educação Física, especialmente no eixo de jogos e brincadeiras. A BNCC destaca que, além de desenvolver habilidades motoras, a Educação Física deve promover capacidades cognitivas, afetivas e sociais, objetivos plenamente atendidos pelas atividades relacionadas ao xadrez, que envolvem raciocínio lógico, estratégia, concentração e respeito às regras. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), por meio do artigo 26, §3º, determina que a Educação Física é um componente curricular obrigatório da educação básica e deve estar integrada à proposta pedagógica da escola. Dessa forma, toda prática inserida no planejamento pedagógico do componente curricular de Educação Física, como o xadrez, é de competência do professor licenciado nessa área. Ainda, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF, s.d.) reconhece o xadrez como manifestação da cultura corporal e, portanto, como conteúdo possível de ser ministrado por profissionais da área. Por fim, os cursos de Licenciatura em Educação Física preveem em sua matriz curricular o estudo de jogos e práticas pedagógicas, o que capacita o professor a trabalhar com atividades como o xadrez de forma metodológica e contextualizada. Assim, à luz das diretrizes legais e pedagógicas vigentes, é plenamente legítimo que o professor de Educação Física ministre aulas de xadrez no contexto da Educação Básica.
Justificativa
O xadrez é uma ferramenta pedagógica reconhecida por estimular habilidades cognitivas como concentração, planejamento, memória, paciência e tomada de decisão. Em comunidades com poucos espaços formais de lazer e estímulo ao pensamento crítico, como Lagoa Vermelha e Cidade Alta, o jogo pode representar uma porta de entrada para o desenvolvimento intelectual e social dos jovens. Além disso, o projeto se insere na perspectiva da extensão universitária como promotora do diálogo entre saberes acadêmicos e saberes populares, aproximando a instituição de ensino das comunidades e contribuindo para o protagonismo juvenil e a inclusão social.
Público Alvo
Jovens com idade entre 14 e 18 anos na cidade de Limoeiro do Norte - CE, e Jovens de 8 a 18 anos residentes em Lagoa Vermelha, Jaguaruana-CE.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento cognitivo, social e cidadão de jovens das comunidades de Lagoa Vermelha (Jaguaruana) e Cidade Alta (Limoeiro do Norte), através da prática orientada do xadrez.
Objetivo Específico
- Ensinar os fundamentos do xadrez, suas regras e estratégias básicas; - Estimular o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisões; - Promover a integração e a convivência entre os participantes; - Desenvolver atitudes de respeito, ética e cooperação por meio do jogo; - Realizar torneios internos e atividades lúdicas que estimulem a competitividade saudável; - Fortalecer o vínculo entre a instituição de ensino e as comunidades envolvidas.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em dois polos. O convite será realizado SOMENTE por redes sociais e marketing realizado pelo próprio setor do IFCE, ONDE HAVERÁ UM LINK PARA SE REALIZA AS INSCRIÇÕES. As inscrições serão realizadas via link do Google Formulário, no semestre letivo de 2025.1, até esgotarem as vagas. Os primeiros 20 inscritos no formulário, mediante contato por telefone, A ORGANIZAÇÃO VAI LIGAR OU ENVIAR UMA MENSAGEM POR APLICATIVO WHATSAPP, serão convidados a participar do projetoque DESDE QUE tenham capacidade de desempenhar a referida modalidade e condições de se deslocarem para o local das aulas. As aulas serão ofertadas duas vezes por semana, uma aula no campus centro do IFCE, às quintas-feiras, de 11:00 às 13 horas e outra às sextas-feiras de 18 às 20:00 horas na comunidade Lagoa Vermelha, em Jaguaruana. Todos os participantes deverão apresentar anuência dos responsáveis legais para participarem do projeto, com excessão dos maiores de idade. PARA ACESSAREM OS LOCAIS ONDE SERÃO EXECUTADAS AS ATIVIDADES OS PARTICIPANTES DEVERÃO APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO COMPORBATÓRIA DE IDENTIDADE. NÃO HAVERÁ DIVISÃO POR FAIXA ETÁRIA, PORTANTO A METODOLOGIA SERÁ SUBDIVIDIDAS A CADA encontro EM: - Acolhida e contextualização do tema do dia; - Aula teórica com exposição dialogada e demonstrações no tabuleiro mural; - Prática supervisionada com tabuleiros físicos entre os participantes; - Discussão de partidas e dinâmicas de avaliação da tomada de decisões. A principal meta é estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas como concentração, planejamento, memória, paciência e tomada de decisão. Ao final do projeto os integrantes receberão certificados de organização e os praticantes com frequência superior a 75%, de participação. O projeto será constantemente AVALIADO através da frequência dos participantes e PARTICIPAÇÃO. No início do projeto será realizada uma busca ativa por docentes e dicentes para contribuirem com o planejamento, organização e execussão do mesmo. PORTANTO O PLANEJAMENTO COMO UM TODO SERÁ REALIZADO EM CONJUNTO COM DOCENTES E DISCENTES VOLUNTÁRIOS. Espera-se que os participantes melhorem o desempenho escolar e que os extensionistas voluntários aprimorem os conhecimentos sobre a xadrez.