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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
JaguAnime
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Audiovisual
Data de Início:
14/06/2025
Previsão de Fim:
14/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
350
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Icó
Iguatu
Iracema
Jaguaribe
Orós
Pereiro
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Rádio
Faixa
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Exposição
Feira
Mostra
Espetáculo
Apresentação
Festival
Nome do Responsável:
Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Augusto Teixeira Peixoto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2025 14/06/2025
Charlison Patrick Fernandes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2025 14/06/2025
Elida Natália Pinheiro de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Francisco Jose Rodrigues de Sousa Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2025 14/06/2025
Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/06/2025 14/06/2025
Herbert Rocha Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2025 14/06/2025
Josefa Beatriz Lourenco Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2025 14/06/2025
Kátia Rodrigues Alves EEEP POETA SINO PINHEIRO Integrante Sem vínculo Não 8 02/06/2025 14/06/2025
Laura Graziele Mota Xavier IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Márcio Leandro da Silva Ribeiro UFERSA Integrante Sem vínculo Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Maria Clara Nunes Campos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Maria Soniely de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Marina Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Patricio Corsino Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Thayna Aquino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Viviane Kevia Gustavo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/06/2025 14/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEEP POETA SINO PINHEIRO Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto JaguAnime é uma iniciativa piloto que tem como objetivo promover o domínio, o fortalecimento e a aplicação dos idiomas materno e estrangeiros em espaços não formais, voltados para o mundo do trabalho, tanto de forma individual quanto em equipe. Por meio de apresentações culturais, os participantes desenvolvem habilidades como cantar, tocar instrumentos e dublar músicas, sempre orientados a evitar temas polêmicos e o uso de linguagem inadequada. A proposta visa integrar professores de diversas áreas e estudantes de diferentes níveis da rede de ensino do município de Jaguaribe e regiões adjacentes, promovendo atividades culturais que dialogam com os conteúdos trabalhados em sala de aula. A contextualização se dá a partir de situações do cotidiano, incentivando o aprendizado de idiomas como japonês, inglês, espanhol, coreano, entre outros, com foco nas estruturas gramaticais e no uso prático da língua em apresentações públicas. O uso dos animes como ferramenta pedagógica atua como fator motivador, especialmente entre adolescentes, contribuindo também para o desenvolvimento de valores como respeito, trabalho em equipe, ética profissional e proatividade.
Justificativa
Realizar um evento de anime em Jaguaribe é uma oportunidade estratégica e inovadora de conectar a juventude local com a educação, a cultura global e o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Em um cenário onde os jovens estão cada vez mais conectados com conteúdos da cultura pop japonesa — como animes, mangás e músicas —, esse evento se apresenta como uma ponte entre o entretenimento e o aprendizado. Jaguaribe, por ser um município com grande potencial educativo e cultural, pode se destacar ao incorporar metodologias alternativas de ensino que dialogam com os interesses da juventude. Ao trazer o universo dos animes para um ambiente educativo e cultural, o evento promove o ensino de idiomas (como japonês, inglês, espanhol e coreano), estimula a criatividade, a expressão artística e o trabalho em equipe, além de fortalecer a identidade local com uma proposta global. Além disso, o evento contribui para: ✓ A valorização da cultura jovem e sua expressão criativa; ✓ A inclusão de novas metodologias de ensino, mais atrativas e eficazes; ✓ A criação de espaços de convivência e integração entre escolas, professores e estudantes; ✓ O desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais, como comunicação, liderança e ética; ✓ O fomento do turismo cultural local, atraindo visitantes e movimentando a economia criativa. Portanto, realizar um evento de anime em Jaguaribe não é apenas uma celebração da cultura geek, mas uma ação educativa, social e cultural que transforma o entretenimento em aprendizado, empoderando os jovens e fortalecendo o papel da escola e da comunidade como agentes de transformação.
Público Alvo
Escolas da rede pública e particular de Ensino do município de Jaguaribe e adjacências
Objetivo Geral
Desenvolver o domínio, fortalecimento e aplicação do idioma materno e idiomas estrangeiros por meio artístico como dança, canto e dublagem
Objetivo Específico
Envolver os alunos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio com alunos da rede pública e particular de ensino de Jaguaribe em atividades culturais; Contextualizar os conteúdos abordados em sala de aula quanto ao ensino-aprendizagem da língua materna e estrangeira como a base nas estruturas gramaticais; Ter a música/vídeo como uma ferramenta motivadora para empregar na prática as atitudes como trabalho em equipe, ética, proatividade, respeito e aplicação direta dos termos básicos da língua materna e estrangeira.
Metodologia
O JaguAnime será divulgado nas redes sociais do Campus Jaguaribe e dos professores envolvidos, a realização da inscrição como ouvinte e das modalidades será por meio do site EVEN3, totalmente gratuito, e será disponibilizado um prazo de inscrições com as seguintes perguntas: 1) Qual o nome da Equipe (No máximo 5 integrantes); 2) Apenas um e-mail para contato 3) Telefone 4) upload da música (no máximo 3 músicas) ou link. 5) Qual a língua da música? ( ) Português ( ) Espanhol ( ) Inglês ( ) Japonês ( ) Outro 6) Coloque a letra música, caso seja estrangeiro, a respectiva tradução 7) Qual a modalidade ( ) Cosplay ( ) K-POP ( ) Robótica Artística. 8) Professor Orientador Obs1: O professor orientador pode ter quantas equipes quiserem. Obs2: Como ouvinte, não haverá necessidade de um professor orientador. Obs3: A comissão vai analisar as respectivas músicas, pois se houver frases que citam homofobia, racismo, misoginia, dentre outros aspectos negativos entraremos em contato para reenviarem outras músicas e mais uma vez serão analisadas. Obs4: O auditório será reservado em dias específicos (quartas-feiras de 13h às 15h) para os alunos ensaiarem, onde estarão presentes os professores extensionistas. Obs4: Podem participar alunos do ensino fundamental ao ensino superior. O JaguAnime é composto por 4 modalidades, que serão descritas a seguir, cada uma com seus respectivos critérios de avaliação. A pontuação máxima será de 10 pontos (com uma casa decimal), e cada modalidade contará com, no mínimo, três jurados responsáveis pela avaliação. COSPLAY Cosplay é a abreviação de "costume play", que significa “brincar de se fantasiar”. Trata-se de uma prática em que fãs se vestem e interpretam personagens de animes, mangás, filmes, séries, jogos e outras mídias. Mais do que uma simples fantasia, o cosplay é uma forma de expressão artística e cultural, que envolve criatividade, dedicação e muita paixão pelos personagens escolhidos. Os cosplayers têm a chance de mostrar seu talento em confecção de roupas, maquiagem, atuação e caracterização, promovendo a valorização da cultura pop e a interação entre os participantes. Além disso, o cosplay incentiva habilidades como trabalho em equipe, autoconfiança e respeito à diversidade. ROBÓTICA ARTÍSTICA A Robótica Artística é a união entre tecnologia e arte, onde a criatividade humana encontra a inovação da robótica. Nesse campo, os robôs não são usados apenas para tarefas industriais ou funcionais, mas se tornam ferramentas e até protagonistas de expressões artísticas, como performances, esculturas em movimento, instalações interativas e apresentações visuais. Essa abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas, como programação, design, mecânica e eletrônica, ao mesmo tempo em que incentiva a sensibilidade estética, a experimentação e a resolução criativa de problemas. A robótica artística também promove o pensamento multidisciplinar e pode ser uma grande aliada na educação, ao tornar o aprendizado mais lúdico, acessível e envolvente. Nesse sentido, utilize o robô, de forma autônoma ou não, para interagir no mundo geek em conjunto com os seres humanos para proporcionar um mundo rico em tecnologia e inspiradora na cultura pop da globalização. K-POP O K-pop, abreviação de Korean Pop, é um estilo musical originado na Coreia do Sul que mistura diversos gêneros como pop, hip-hop, R&B e eletrônico, marcado por coreografias intensas, visuais vibrantes e produções de alto nível. Mais do que música, o K-pop se tornou um fenômeno cultural global, conquistando milhões de fãs ao redor do mundo com grupos como BTS, BLACKPINK, EXO, entre outros. Além de entreter, o K-pop inspira jovens a aprender novos idiomas, explorar outras culturas e desenvolver talentos artísticos, como canto, dança e performance. Em eventos como o JaguAnime, o K-pop ganha espaço como uma forma de expressão criativa, promovendo integração, autoestima e respeito à diversidade cultural KAROEKÊ A modalidade Karaokê no JaguAnime é uma celebração da música, da expressão vocal e da conexão cultural entre os participantes. Voltada para todos que amam cantar, essa atividade permite que os participantes interpretem músicas de animes, doramas, K-pop, J-pop, games e trilhas sonoras de filmes e séries, tanto em apresentações solo quanto em duplas ou grupos. Mais do que uma simples competição, o karaokê é um espaço de liberdade artística, onde a voz se transforma em ponte entre culturas e emoções. A proposta é incentivar o uso de diferentes idiomas, como japonês, coreano, inglês e espanhol, valorizando o esforço, a pronúncia e a entrega dos participantes, mesmo que não sejam cantores profissionais. A modalidade também busca promover o respeito, o incentivo mútuo e a diversão saudável, permitindo que o público e os jurados reconheçam o talento, a coragem e a paixão dos que sobem ao palco.