Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Experiências e significações educacionais da e na Educação de Jovens e Adultos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
24/05/2025
Previsão de Fim:
24/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barroquinha
Camocim
Chaval
Granja
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Edmo Montes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edmo Montes Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/05/2025 24/05/2025
Inambe Sales Fontenele IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/05/2025 24/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CREDE4 Sim Outro (Ofício) Ofício Nº 32/2025 - GAB/CREDE 4
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), propõe a realização de um evento de extensão em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 4), com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade se insere no contexto formativo do Comitê de Líderes da CREDE 4, abordando experiências e significados construídos na e pela EJA, visando fomentar uma educação crítica, emancipadora e cidadã.
Justificativa
A Educação de Jovens e Adultos é marcada por especificidades que exigem abordagens pedagógicas diferenciadas e sensíveis às trajetórias de vida dos sujeitos que dela participam. Diante disso, o evento pretende contribuir para a valorização da EJA como espaço de produção de saberes e construção de cidadania. A participação do IFCE reforça o compromisso da instituição com a comunidade externa, ampliando o alcance das ações extensionistas e fortalecendo os vínculos interinstitucionais com a rede pública estadual de ensino.
Público Alvo
Membros do Comitê de Líderes da CREDE 4; Professores e coordenadores pedagógicos da EJA da rede estadual; Técnicos e gestores escolares da regional;
Objetivo Geral
Promover uma ação formativa que estimule a reflexão crítica sobre as experiências e significações construídas na e pela Educação de Jovens e Adultos, fortalecendo práticas educativas comprometidas com a transformação social.
Objetivo Específico
Discutir os desafios e potencialidades da EJA a partir de uma perspectiva crítica e inclusiva. Compartilhar experiências educativas vividas por docentes e estudantes da EJA. Estimular o diálogo entre a academia e a escola pública sobre práticas inovadoras e humanizadoras na EJA. Contribuir para a formação continuada dos educadores da rede pública de ensino da CREDE 4.
Metodologia
Etapas de Execução: Planejamento conjunto com a CREDE 4. Elaboração e aprovação do projeto de extensão. Preparação da palestra pela professora convidada. Divulgação do evento junto à comunidade escolar da regional. Realização da palestra e abertura para diálogo com o público. Avaliação e sistematização da atividade para fins de relatório. Métodos, Procedimentos e Técnicas: Método dialógico, com foco na escuta ativa e na troca de saberes. Exposição oral com recursos audiovisuais. Técnica de roda de conversa, com perguntas e intervenções do público. Aplicação de formulário de avaliação ao final da atividade.