Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE »
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
20/05/2025
Previsão de Fim:
20/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Cristiene Ferreira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiene Ferreira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/05/2025 20/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Apresentação O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE tem o compromisso de promover o desenvolvimento de projetos, estudos científicos e trabalhos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. No desempenho deste propósito, o Instituto proporciona aos seus alunos, servidores, professores e à comunidade externa ações que priorizem suas necessidades de qualificação, capacitação e de busca de novos conhecimentos. Assim, este projeto figura apenas uma dessas ações que primam pela comunhão entre o ensino, a extensão do mesmo, e que apresentam e preparam terreno fértil para estudos científicos na academia. No âmbito das ações de extensão, o MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE » é um desdobramento do projeto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » cujas ações são estratégicas desenvolvidas que figuram oportunidades significativas de contato com aspectos linguísticos (gramaticais, lexicais, fonéticos e fonológicos) em diversas situações de uso da Língua Estrangeira (LE). Essas ações oferecem atividades práticas de compreensão e expressão oral e escrita úteis ao desenvolvimento da comunicação em LE. Nesse sentido, o projeto e o minicurso vem de encontro às solicitações freqüente dos alunos ao propor suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE.
Justificativa
Justificativa O projeto piloto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » e seu desdobramento via a ação deste MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE » justifica-se pela finalidade de promover regularmente, junto ao público alvo do IFCE e a comunidade externa, ações educativas que visam desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita inerentes à comunicação em Língua Estrangeira (LE). Considerando a grande diversidade de eventos realizados no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), este projeto reconhece a necessidade de maior ocorrência das atividades de leitura e produção oral em cursos regulares de Língua Estrangeira (LE) e, nessa perspectiva, justifica-se por oferecer suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE.
Público Alvo
Este MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE » é destinado a comunidade externa. Pessoas que tenham o ensino fundamental II completo e conhecimento prévio do idioma (sendo necessário, no mínimo, o básico de 60h/a), ou seja, jovens e adultos em busca de qualificar e complementar sua formação profissional e/ou expandir novos conhecimentos. A seleção do público alvo é realizada por ordem de inscrição, via Formulário Google disponível no site do IFCE. Após o preenchimento das 20 vagas ofertadas (sendo 12 p/publico externo) é gerada uma lista de espera por ordem de inscrição dos demais candidatos.
Objetivo Geral
Objetivo geral O MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE » pretende, junto ao público alvo, criar em sala de aula virtual, um espaço para a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral em Língua Estrangeira (LE), sendo a Língua Francesa o idioma a ser contemplado neste minicurso. Assim, o mesmo tem o objetivo inicial de desenvolver as habilidades de compreensão e de expressão em diversas situações comunicativas, por meio da leitura e estudo de textos selecionados sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos. Esse estudo de textos visa promover o desenvolvimento das competências linguística, sóciolinguística e pragmática, podendo abordar temas variados e de interesse dos participantes, bem como abordar estruturas lingüísticas (de nível iniciante e/ou intermediário), no propósito de aperfeiçoar os atos de fala na comunicação em Língua Estrangeira (Francesa). Nessa perspectiva, o minicurso oferece ao aprendiz oportunidade singular à superação das dificuldades inerentes à aprendizagem e a comunicação em LE.
Objetivo Específico
Objetivos específicos • oferecer ao aluno um espaço virtual para desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita, com foco na prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes e criar condições de trabalho que visem o enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como promover: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonético; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário); • levar o aluno à observar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em língua estrangeira (francês); • capacitar os alunos ao uso da Língua Estrangeira (francês) para que eles se expressem e compreendam no idioma em diversas situações comunicativas da vida cotidiana; • desenvolver as competências lingúísticas, sociolinguística e pragmática (discursivas e funcionais) em língua estrangeira (francês) (...) Ao término de cada atelier espera-se atingir os objetivos (geral e específicos) delimitados neste projeto e verificar avaliativamente nos participantes: o enriquecimento lexical, melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos. Em síntese: espera-se então desenvolver a competência leitora e/ou a produção oral do aprendiz em LE, capacitando os alunos ao uso da Língua, para que eles se expressem e compreendam no idioma nas diversas situações comunicativas da vida cotidiana.
Metodologia
Metodologia No propósito do planejamento e realização desta ação está previsto para a realização das atividades de cada MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE » a oferta de 20h/a à serem distribuídas de modo regular e na constância de dois encontros semanais. Cada minicurso adota a modalidade da EAD para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, adota o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso à sala de aula virtual, conforme orientações do IFCE. Em síntese, o Google Classroom é o ambiente virtual para a realização de cada atelier, (podendo haver adoção de variadas mídias/aplicativos do universo digital), onde ocorrerá aula expositiva online via Google Meet com apresentação de textos e aplicação/correção de exercícios orais e/ou escritos e/ou questões Google Forms..... e/ou videoaula de reforço gravada e postada. O link/Meet de acesso aos encontros/aula será disponibilizado no Mural do Classroom momentos antes do início da aula. É necessária a presença online dos alunos em sala virtual para que as atividades propostas sejam desenvolvidas e os objetivos deste projeto sejam alcançados. A abordagem metodológica propõe aula expositiva dialogada, na qual será considerado o conhecimento de mundo dos alunos e sua construção de maneira reflexiva. As atividades são desenvolvidas levando em conta o nível de conhecimento dos participantes no idioma, bem como suas carências na prática da leitura e da expressão oral. De modo regular e gradual, os dossiers e exercícios (previamente preparados/elaorados) serão solicitados/aplicados, procurando sanar dúvidas e dificuldades dos alunos em relação à comunicação em LE. As atividades buscam promover um processo dinâmico do aprendiz pela sua participação ativa e sua autonomia na verificação da existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em LE. As atividades avaliativas ocorrerão de maneira contínua e no decorrer das aulas: os alunos serão avaliados conforme suas participações e desempenhos nas atividades desenvolvidas, bem como por meio de atividade avaliativas que ocorrerão no decorrer do atelier ofertado. As atividades propostas aos participantes são elaboradas na observância dos objetivos deste projeto e buscam atender às necessidades/carências inerentes de cada grupo/atelier. Em cada encontro/aula será apresentado um dossier previamente elaborado. As atividades buscam criar condições de trabalho para • desenvolver a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes ao enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como promover: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonético; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário); (...) DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS As atividades avaliativas ocorrerão de maneira contínua e no decorrer das aulas: os alunos serão avaliados conforme suas participações e desempenhos nas atividades desenvolvidas, bem como por meio de atividade avaliativas que ocorrerão no decorrer do atelier ofertado. Ao término de cada minicurso/atelier espera-se atingir os objetivos (geral e específicos) delimitados neste projeto e verificar avaliativamente nos participantes: o enriquecimento lexical, melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos. Em síntese: espera-se então desenvolver a competência leitora e/ou a produção oral do aprendiz em LE, capacitando os alunos ao uso da Língua, para que eles se expressem e compreendam no idioma nas diversas situações comunicativas da vida cotidiana.