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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DA ARTE AO DIÁLOGO: GRAFITES DO IFCE MARACANAÚ
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes de Rua
Data de Início:
20/11/2025
Previsão de Fim:
28/08/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Maracanaú
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Flávio Girão do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/11/2025 28/08/2026
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/11/2025 28/08/2026
JOAO ANTONIO PEREIRA DO NASCIMENTO IFCE Maracanaú Integrante Sem vínculo Não 2 20/11/2025 28/08/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O grafite é uma arte urbana que tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de expressão e resistência ao longo dos anos. Este tipo de linguagem visual abrange elementos estéticos ao abordar temas sociais, culturais e políticos dentre outros. Para Pereira (2018), o grafite é um meio de resistência e uma maneira legítima de expressão artística, permitindo aos indivíduos se posicionarem sobre as questões que impactam a sociedade contemporânea. Profundamente ligado à realidade urbana, torna-se uma forma de diálogo e reflexão sobre a cidade e seus habitantes ao trabalhar questões diversas que atravessam a realidade social. Ao adentrar no ambiente acadêmico, como no caso deste projeto no IFCE Maracanaú, o grafite adquire um caráter ainda mais significativo, pela capacidade de envolver a comunidade escolar em uma vivência cultural rica e transformadora propondo reflexões e diálogos sobre questões sociais. As artes criadas e expostas através do grafite, possibilitam uma apreciação estética e o encantamento por meios dos seus traços e cores, entretanto sua importância social é muito mais ampla, uma vez que este tipo de arte se configura como um meio de construção de identidade cultural. Segundo Alves (2016), o grafite permite aos indivíduos expressarem suas vivências, sentimentos e pensamentos, criando um espaço de pertencimento e afirmação de identidade. Ao ser incorporado no espaço acadêmico, o grafite tem o poder de transformar o ambiente escolar em um local mais dinâmico e inclusivo. Isso poderá refletir na valorização da cultura local e na promoção do pensamento crítico entre os estudantes, proporcionando um espaço de troca, reflexão e debate sobre temas relevantes para a sociedade. Este projeto visa, portanto, a execução de grafites em espaços pré-definidos como paredes e superfícies de bancos e mesas de cimento campus, os quais serão melhor especificados mais adiante. A partir destas Artes será possível avistarmos uma transformação no espaço acadêmico tornando-o um local de maior diálogo, reflexão e expressão artística. A proposta almeja ainda criar um ambiente mais acolhedor e inovador, onde a arte visual se torne uma ferramenta de conexão entre diferentes gerações e contextos sociais. Lima (2017) destaca que a arte urbana, especialmente o grafite, é uma forma de integração cultural, que permite aos indivíduos se conectarem com sua história e com a diversidade ao seu redor. Através desse projeto, buscamos integrar a cultura urbana contemporânea ao ambiente acadêmico, promovendo uma experiência que vai além da intervenção artística, tornando o campus um local de vivência cultural acessível capaz de dialogar com toda a comunidade.
Justificativa
A implementação deste projeto no IFCE Maracanaú criará um ponto de conexão entre diferentes gerações e contextos históricos, proporcionando aos estudantes um meio de se sentirem representados e de expressar suas identidades de maneira autêntica. Como ressalta Lima (2017), as artes visuais, como o grafite, têm o poder de romper barreiras e criar espaços de pertencimento, onde as pessoas podem se conectar com suas raízes culturais e com a diversidade ao seu redor. O projeto, portanto, visa através desta produção artística, transformar o espaço acadêmico, tornando-o um local de diálogo, expressão e reflexão social. Através deste projeto pretendemos integrar o campus com a cultura urbana contemporânea e local, promovendo um ambiente mais inclusivo, inovador e acessível à comunidade interna e externa. Como argumenta Siqueira (2019), a arte tem o poder de transformar espaços e indivíduos, proporcionando uma vivência cultural rica e plural.
Público Alvo
Jovens das comunidades do entorno, artistas locais e educadores artísticos.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é realizar obras de grafites no IFCE campus Maracanaú, valorizando a cultura local e promovendo a criatividade. Ao longo da execução deste projeto serão realizadas criações artísticas nessa linguagem em no mínimo três ambientes pré-determinados: parede externas; Bancos com Mesinhas externas de cimento e Palco externo..
Objetivo Específico
Promover a expressão artística e cultural, incentivando o envolvimento dos estudantes e da comunidade local com o grafite como forma legítima de arte urbana, estimulando a criatividade, a reflexão crítica e o diálogo por meio da arte. Transformar o ambiente acadêmico e o entorno do campus, tornando os espaços do IFCE Maracanaú e áreas parceiras da comunidade mais dinâmicos, acolhedores e visualmente atrativos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização do espaço público. Estimular o engajamento comunitário e a integração social, por meio de ações colaborativas que envolvam estudantes, moradores e artistas locais na criação, execução e apreciação das intervenções artísticas, consolidando o vínculo entre o Instituto e a comunidade externa.
Metodologia
A metodologia do projeto de grafite no IFCE Maracanaú será pautada por uma abordagem colaborativa e participativa, integrando os estudantes, a comunidade acadêmica e a arte urbana como uma forma de expressão cultural. O desenvolvimento será organizado em será dividido em três fases principais: planejamento, execução e avaliação e divulgação. Cada fase incluirá etapas específicas para garantir a efetividade e o impacto do projeto, com foco na inclusão, reflexão crítica e execução artística de qualidade. 4.1 Planejamento. Fase inicial será dedicada ao planejamento estratégico com a realização de: Reuniões de Alinhamento: Realizar reuniões com gestores, artistas, alunos e a comunidade para discutir os objetivos do projeto, definir as áreas do campus que receberão as intervenções artísticas (paredes do CA, bancos e mesas, e paredão externo), e decidir os temas e estilos dos grafites. Definição dos Materiais: Realizar levantamento e aquisição de materiais necessários, como tintas, pincéis, sprays, entre outros. Verificar se há disponibilidade de materiais no campus ou se será necessário buscar parcerias externas. Aprovação do Design: Selecionar e aprovar os designs a serem aplicados nas superfícies do campus, levando em consideração a temática e o impacto cultural desejado. Contactar artistas parceiros: Formalizar parcerias para a realização de formações e aplicações das artes de grafite. 4.2 Execução Na fase de execução, o projeto será colocado em prática, com a preparação do ambiente e a aplicação dos grafites. Preparação das Superfícies: As superfícies que receberão as artes (paredes internas e externas, bancos e mesas) deverão ser limpas e tratadas adequadamente, garantindo a aderência da tinta e a durabilidade da arte. Oficinas de formação: Serão realizadas oficinas formativas para a comunidade interna e externa, as quais serão ministradas por artistas parceiros do projeto. Execução das Artes: Os grafites serão aplicados conforme os designs previamente aprovados. Para isso, será necessário um trabalho colaborativo entre os artistas e os alunos, com supervisão constante para assegurar a qualidade e o cumprimento dos objetivos do projeto. Monitoramento Contínuo: Durante a execução, será realizada uma supervisão constante para garantir que o projeto esteja alinhado com o cronograma e os objetivos estabelecidos. Também será essencial envolver os alunos, incentivando a participação ativa e o aprendizado durante o processo. 4.3. Avaliação e divulgação A fase final focará na avaliação dos resultados do projeto e na divulgação dos trabalhos realizados. Por se tratar de uma arte efêmera faz-se importante o registro e a divulgação das obras para que possam se perpetuar. Avaliação do Impacto: Realizar uma avaliação de como o grafite impactou o ambiente acadêmico e os alunos. Isso incluirá o feedback dos participantes e da comunidade, além de uma análise sobre a recepção da arte e o engajamento gerado. Ajustes e Retoques Finais: Concluir qualquer retoque necessário nos grafites e realizar a limpeza final do espaço. Evento de Divulgação: Organizar um evento de inauguração das artes, com a participação da comunidade acadêmica e gestão do campus. O evento será uma oportunidade para discutir o impacto do grafite na cultura local e sua importância como forma de expressão artística. A divulgação também será realizada nas redes sociais do IFCE, com fotos, vídeos e relatos sobre o projeto. Documentação e Divulgação: Produção de conteúdo visual (fotos e vídeos) para registrar o processo e os resultados. Esse conteúdo será compartilhado nas redes sociais do campus, além de ser utilizado para futuras iniciativas de promoção cultural e artística.