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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Uma incubadora para todos: informações e serviços tributários para pessoas físicas e empreendedores
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação empreendedora
Data de Início:
11/07/2025
Previsão de Fim:
12/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
96
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ednael Macedo Felix
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ednael Macedo Felix IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/07/2025 12/01/2026
Emilly Jullyane de Morais Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 11/07/2025 12/01/2026
Hudson Josino Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2025 12/01/2026
Jussivan Bezerra Matos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/08/2025 12/01/2026
Rodrigo Abnner Goncalves Menezes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2025 12/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A atividade empresarial no Brasil exige um conjunto de competências técnicas e pessoais, e na maioria dos casos de empreendedorismo é exatamente essa exigência que torna a atividade empresarial ainda mais desafiadora. Nesse conjunto ganha destaque a necessidade de dominar o cumprimento das obrigações contábeis e tributárias, uma habilidade que demanda conhecimentos sobre encargos sociais, registros e documentos, alíquotas, instituições e prazos. O aspecto burocrático da gestão de negócios, e por consequência os elementos contábeis, financeiros e tributários, acaba por impactar e desencorajar a atividade empresarial principalmente para os empreendedores iniciantes. Muitas ideias de negócios promissores, ou de produtos e serviços inovadores, deixam de se torna realidade exatamente em função dessa necessidade.
Justificativa
Além do apoio à própria atividade empresarial, é importante que se ofereça suporte e orientação também ao empreendedor e seus funcionários. Nesse sentido, uma das principais demandas que podem ser atendidas é necessidade de educação e planejamento financeiro pessoal, e para isso, a oferta de acolhimento e orientação para o controle e gerenciamento de contas e despesas pessoais, surge como estratégia de garantia de segurança e sanidade financeira. Parte dessa segurança está no planejamento, organização e preparação dos documentos necessários para busca de crédito, financiamentos, e até empréstimos pessoais. Além desses, há também a necessidade de informação quanto à entrega da declaração anual de imposto de renda. Nesse caso, é importante que ações de apoio ao empreendedor e ao empresário busquem oferecer orientação e auxilio na elaboração e cumprimento dessa obrigação, para que assim as atividades do empreendedor possam se voltar integralmente a criação, a inovação e ao desenvolvimento de seu negócio.
Público Alvo
Microempreendedores Individuais; Microempreendedores Individuais caminhoneiros; Empresários individuais (Microempresas e Empresas de Pequeno Porte); Sociedade Limitada unipessoal (SLU); Sociedade Limitadas; Trabalhadores formais e informais.
Objetivo Geral
Oferecer apoio, suporte e orientação técnica profissional sobre formalização de negócios, tributação e Declaração Anual de Ajuste para empreendedores e trabalhadores
Objetivo Específico
Oferecer apoio e orientação para os processos de abertura e formalização de pequenos negócios; Oferecer suporte profissional para elaboração e controle de custos e despesas para microempreendedores e empresários individuais; Realizar palestras, mesas redondas ou debates sobre as obrigações e direitos do microempreendedor individual e do empresário; Auxiliar a preparação, envio e retificação das Declarações de Ajuste Anual tanto da pessoa jurídica quanto da pessoa física do empreendedor e seus funcionários.
Metodologia
As estratégias proposta neste projeto contemplam um conjunto de ações de extensão que se destinam ao apoio, suporte e orientação de atividades econômicas específicas, nesse caso, micro e pequenas empresas, e seus empreendedores. Para isso, serão consideras como metodologias de apoio: 1) Esclarecer dúvidas e perguntas sobre as opções de formalização de negócios por meio de atendimento individualizado; 2) Prestar suporte na elaboração e organização de documentos necessários a aberturas de negócios (MEI, MEI Caminhoneiro, EI, ME, EPP, SLU, LTDA), sejam em atendimento individualizado, visita in loco ou reuniões com parceiros; 3) Prestar suporte por meio da elaboração de planilhas de controle financeiro de custos e despesas empresariais e pessoais; 4) Realizar palestras e rodas de conversas presenciais e/ou virtuais sobre temas como reforma tributária, encargos da atividade empresarial, contribuição previdenciária do empreendedor, e prospecção de crédito no mercado; 5) Auxiliar o empreendedor e seus funcionários na preparação, envio e retificação de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Diante dessas metodologias de apoio, serão realizadas as seguintes atividades e atribuições pelo discente bolsista: 1. Participar de treinamento/qualificação/capacitação em Microempreededorismo individual (MEI) durante a realização do projeto; 2. Participar de treinamento/qualificação/capacitação em gestão financeira/contábil/negócios; 3. Realizar atendimento a empreendedores e microempresários quanto as modalidades de formalização; 4. Realizar visitas a microempreendedores com oferta de informações e orientação de gestão e tributação; 5. Orientar microempreendedores quanto a prestação de contas e tributação junto aos órgãos de fiscalização; 6. Orientar microempreendedores quanto aos benefícios e garantias da formalização via MEI; 7. Oferecer assistência para apresentação de declarações de retificadoras de DIRF de microempresários e microempreendedores; 8. Oferecer assistência à realização de ações coletivas como palestras, mesas redondas e encontros virtuais para microempreendedores. A execução das atividades do projeto e por consequência do(a) discente bolsista, serão acompanhadas e orientadas pela equipe de administração da incubadoras. O(a) discente realizará as atividades e atribuições no ambiente interno da unidade; quanto as visitas aos estabelecimentos, essas serão programadas e agendas, e devem ser realizada mediante registro e relatório de visita de extensão apresentados a coordenação. As atividades terão como meta atender no mínimo 10 e no máximo 96 microempresários/microempreendedores. O estabelecimento de atendimentos busca otimizar a carga horária do discente bolsista e a disponibilidade da equipe de coordenação do projeto. Esses indicadores considerarão atendimento espontâneos internos, e atendimentos externo por meio de visitas in loco. Nas ações coletivas presenciais, palestras e mesas redondas, serão limitadas 30 vagas por evento, confirmadas mediante frequência de participação; e as ações por meio virtual serão limitadas a 120 pessoas, confirmadas por relatório de inscrição e frequência.