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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Arte, Cultura e Esporte do IFCE Jaguaribe 4ª Edição
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
30/05/2025
Previsão de Fim:
17/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Wellington Borges Araujo Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Souto de Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Alhen Rubens Silveira Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Antonio Eliano Juvencio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Francisco Jose Rodrigues de Sousa Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Iraci Barbara Vieira Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Johan Ramos Silveira Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 30/05/2025 17/12/2025
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/05/2025 17/12/2025
Kelson de Oliveira Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Maria Amanda Pessoa Campos Sem vínculo Integrante Sem vínculo Não 4 30/05/2025 17/12/2025
Rafael Moura da Silva Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Raphael Rajao Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Tatiana Ellen Diniz Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Vitor Adler Reis Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/05/2025 17/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Arte, Cultura e Esporte do IFCE Jaguaribe (FACE 2025) propõe a integração entre a comunidade interna e externa por meio de atividades artísticas e educativas centradas na diversidade da música brasileira. Neste ano, o eixo temático será a música como expressão identitária e cultural do Brasil. As atividades envolverão estudantes do Ensino Técnico Integrado em oficinas, produções musicais, salas temáticas, performances e a criação de produtos culturais (como videoclipe e capa de álbum). Além disso, serão ofertadas oficinas formativas nas áreas de música, teatro e artes plásticas, ministradas por docentes do IFCE e artistas convidados, ampliando as possibilidades de vivência e experimentação artística para os estudantes.
Justificativa
O Projeto FACE 2025 surge da necessidade de integrar a formação acadêmica à vivência cultural, despertando nos estudantes o interesse pela arte como linguagem crítica e cidadã. A música brasileira, rica em pluralidade e identidade, é um instrumento pedagógico potente para a formação integral dos jovens, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito à diversidade. Justificamos a realização deste projeto com base nos seguintes aspectos: Valorizacão da cultura nacional: A música, como expressão popular e histórica, é uma ferramenta de resgate e transmissão de saberes e valores, conectando gerações e territórios. Fortalecimento da identidade regional: O evento promove a reflexão sobre gêneros musicais que dialogam com as vivências locais e reforça o sentimento de pertencimento dos estudantes à sua cultura. Integração entre ensino e extensão: O projeto integra os componentes curriculares ao processo criativo, gerando aplicação prática de conteúdos e experiências significativas de aprendizagem. Protagonismo estudantil: Os discentes são os protagonistas na construção das salas temáticas, na composição musical, na elaboração de roteiros e na execução das performances. Aproximação com a comunidade: A presença de artistas locais e a interação com estudantes de outras escolas consolidam o papel do IFCE como agente de difusão cultural e transformação social.
Público Alvo
Comunidade do município de Jaguaribe ( com foco nos alunos do ensino fundamental e médio das escolas)
Objetivo Geral
Promover a valorização da música brasileira como expressão cultural e instrumento educativo, integrando os estudantes do IFCE Jaguaribe e a comunidade em atividades artísticas e pedagógicas.
Objetivo Específico
Estimular a criação musical e a expressão artística entre os estudantes; Favorecer a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares e as manifestações culturais; Estabelecer o diálogo entre escola e comunidade, valorizando saberes locais; Desenvolver produtos culturais autorais (músicas, capas, videoclipes); Avaliar o desempenho estudantil com base em critérios artísticos e pedagógicos.
Metodologia
1 Planejamento e divulgação O planejamento do projeto envolverá a formação de comissões organizadoras compostas por docentes e discentes. Essas comissões serão responsáveis por estruturar o cronograma, definir as atribuições de cada turma e organizar os recursos materiais e humanos. As reuniões de planejamento ocorrerão quinzenalmente e terão como objetivo acompanhar o andamento das ações. A divulgação será feita por meio de cartazes, redes sociais institucionais e visitas a escolas da rede pública local, com o intuito de mobilizar a comunidade e garantir ampla participação. 9.2 Execução das atividades Durante a fase de execução, cada turma participante deverá desenvolver seis atividades obrigatórias, que compõem a dinâmica do evento: 1. A produção de um roteiro, que norteará a narrativa artística e pedagógica da sala temática; 2. A composição de uma música inédita, alinhada ao gênero musical proposto e ao tema da sala; 3. A produção de um videoclipe, com base na música criada, respeitando critérios éticos e pedagógicos; 4. A criação de uma capa de álbum, que represente visualmente a identidade da proposta; 5. A organização de uma planilha financeira, com o controle dos recursos utilizados; 6. A montagem e apresentação da sala temática, incluindo ambientação, encenação e performance musical. Além dessas ações, o projeto oferecerá oficinas de música, teatro e artes plásticas abertas a comunidade externa com o objetivo de ampliar o repertório técnico e expressivo dos participantes e dos inscritos , fortalecendo as práticas artísticas desenvolvidas ao longo do fomentando e desenvolvendo a cultura da região. Essas atividades serão desenvolvidas ao longo do semestre letivo, com orientação docente e suporte das comissões organizadoras, integrando diferentes componentes curriculares e linguagens artísticas. 3 Avaliação As apresentações serão avaliadas por professores do IFCE (avaliação interna) e artistas locais (avaliação externa / júri técnico). Após o evento, serão realizadas reuniões para autoavaliação e discussão de melhorias. 4. Participação Docente A participação dos docentes no projeto será essencial para a articulação entre ensino, extensão e cultura. Os professores atuarão na organização geral do evento, compondo comissões responsáveis por planejar e executar as etapas do FACE 2025. Além disso, estarão diretamente envolvidos na orientação pedagógica das turmas, acompanhando os estudantes na produção das atividades propostas, como as salas temáticas, composições musicais, roteiros e videoclipes. Também participarão do processo avaliativo, tanto na definição dos critérios quanto na análise das apresentações. Por fim, a participação docente será alinhada aos conteúdos trabalhados em sala de aula, garantindo a integração do projeto ao currículo escolar.