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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Alfabetização Científica e Tecnológica por Meio das Controvérsias Sociocientíficas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
23/06/2025
Previsão de Fim:
01/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
24
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Folheto
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Ana Karine Portela Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Karine Portela Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 23/06/2025 01/07/2025
Joyce de Sousa Filgueiras IFCE Integrante Discente IFCE Não 30 23/06/2025 01/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE-Campus Aracati Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso "Alfabetização Científica e Tecnológica por Meio das Controvérsias Sociocientíficas" tem como proposta central apresentar aos participantes uma nova abordagem didática, fundamentada na articulação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A atividade se apoia em fundamentos teóricos e metodológicos de autores como Fourez (2005) e Lorenzetti (2016;2021) e visa apresentar e discutir como as controvérsias sociocientíficas podem ser exploradas como estratégia formativa para o desenvolvimento do pensamento crítico e da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT).
Justificativa
A crescente complexidade dos problemas enfrentados pela sociedade exige que a escola e os processos formativos incorporem abordagens que estimulem a reflexão, a tomada de decisões e o protagonismo social. A alfabetização científica e tecnológica, compreendida como a capacidade de interpretar, avaliar e aplicar conhecimentos científicos no cotidiano, é essencial para formar sujeitos críticos e conscientes. Ao adotar as controvérsias sociocientíficas como estratégia didática, este minicurso propõe caminhos para qualificar o ensino de Ciências, fortalecendo o papel social da educação e respondendo às metas institucionais de formação cidadã e compromisso com a realidade local.
Público Alvo
Comunidade externa: professores e alunos da educação básica e membros da comunidade com interesse em temáticas relacionadas à ciência, tecnologia e meio ambiente.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes para compreender e aplicar controvérsias sociocientíficas como estratégia didática no ensino de Ciências, visando a promoção da alfabetização científica e tecnológica em contextos educativos.
Objetivo Específico
- Compreender os fundamentos da alfabetização científica e tecnológica no contexto da educação em Ciências. - Discutir o potencial das controvérsias sociocientíficas como estratégia didática para o ensino crítico e contextualizado. - Analisar uma situação real de controvérsia sociocientífica a partir de diferentes dimensões: científica, tecnológica, social e ambiental. - Elaborar propostas de intervenção para a problemática discutida.
Metodologia
O minicurso será desenvolvido por meio de uma abordagem participativa, dialógica e experiencial, baseada nos princípios dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007), os quais orientam o planejamento e a execução das atividades. As estratégias adotadas visam promover o engajamento dos participantes na construção do conhecimento, partindo de uma situação real para problematização, sistematização conceitual e aplicação prática. Etapas de Execução - Abertura e Problemática Inicial (1º Momento): Apresentação do minicurso e acolhida dos participantes. Leitura coletiva e discussão de textos (reportagem e relato) sobre a salinização da água em Icapuí-CE. Roda de conversa orientada por perguntas norteadoras, estimulando o levantamento de hipóteses, percepções e conhecimentos prévios. - Organização do Conhecimento (2º Momento) Aula expositiva dialogada sobre os conceitos químicos relacionados à salinidade da água: classificação da água (doce, salobra e salgada), condutividade elétrica, presença de íons, propriedades organolépticas e impactos na saúde. Atividade prática de análise de amostras de água com base nos parâmetros físico-químicos discutidos. Discussão dos resultados e elaboração de relatório simplificado. - Aplicação do Conhecimento (3º Momento) Elaboração, em grupos, de propostas de intervenção pedagógica que utilizem uma controvérsia sociocientífica como eixo temático. Apresentação das propostas com debate coletivo e devolutiva dos mediadores. - Métodos Método ativo e investigativo, fundamentado na problematização e na construção coletiva do conhecimento. Abordagem sócio-interacionista, que valoriza o diálogo, a troca de saberes e a contextualização da ciência. - Procedimentos Leitura e análise de textos. Experimentação em grupo. Elaboração de propostas pedagógicas com base nos conhecimentos discutidos. - Técnicas Roda de conversa para levantamento de conhecimentos prévios e debate crítico. Aula expositiva-dialogada para construção de conceitos. Aula prática com testes de condutividade, pH e precipitação de cloretos. Trabalho em grupo para criação e apresentação de intervenções didáticas.