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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos literários: intercruzando saberes entre o quinhentismo brasileiro e a cultura do povo potiguara
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
27/05/2025
Previsão de Fim:
27/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
21
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Novo Oriente
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Francisca Patricia da Conceicao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alerrandro Paiva Ferro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Antônia Larissa Alves Belizário IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Danilo Calaça Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Dieyme de Sousa Silva IFPI Integrante Sem vínculo Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Francisca Patricia da Conceicao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Francisco Emanuel Gomes Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Guilherme Dias Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/05/2025 27/05/2025
Isabely de Sousa Monteiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Isadora Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Isis Maria Gonçalves Martins de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Ivylla Enailly Lima Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
João Israel Loiola Scarcela IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Karina de Morais e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Letícia Batalha do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Lívia Isabelly Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Luís Felipe Rodrigues Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Nicole Emilly Moura Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Nicoly Pedrosa de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Paulo Henrique Siqueira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Pietro Loiola Amorim Feitosa Guilherme IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Sérgio Sávio Bezerra Cavalcante Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A proposta "Diálogos literários: intercruzando saberes entre o quinhentismo brasileiro e a cultura do povo potiguara" visa promover reflexões críticas sobre os discursos fundadores da literatura brasileira a partir de um diálogo entre textos do período do quinhentismo e os saberes e práticas culturais do povo indígena potiguara. A atividade propõe um encontro interdisciplinar entre história, literatura e cultura indígena, contribuindo para uma educação decolonial e socialmente comprometida.
Justificativa
A proposta surge da percepção de que o ensino da literatura brasileira, especialmente o do período do quinhentismo, carece de contextualizações que evidenciem a perspectiva indígena. Ao apresentar os primeiros registros escritos sobre o Brasil colonial, é comum que se mantenha o olhar eurocêntrico e colonizador. Compreender esses textos a partir do olhar dos povos originários é fundamental para promover justiça cognitiva e contribuir com uma educação inclusiva e crítica. Assim, a ação justifica-se por sua relevância social, cultural e educacional, ao incentivar a escuta e a valorização da memória e do saber indígena, integrando a prática de extensão ao compromisso ético e social do IFCE.
Público Alvo
A ação será direcionada a estudantes da rede pública de ensino, educadores, membros da comunidade acadêmica e representantes da comunidade potiguara da região. Estima-se atender diretamente cerca de 21 participantes ao longo das atividades. O projeto busca, sobretudo, sensibilizar o público sobre a importância do diálogo intercultural, promovendo o reconhecimento da história e dos saberes indígenas como parte essencial da formação cidadã e literária.
Objetivo Geral
Promover a reflexão crítica e o diálogo intercultural entre os textos do quinhentismo brasileiro e os saberes do povo potiguara, visando à valorização da cultura indígena e à desconstrução de discursos colonizadores por meio de práticas extensionistas integradas ao ensino.
Objetivo Específico
Estimular a leitura crítica de textos do período do quinhentismo sob uma perspectiva decolonial. Promover encontros entre estudantes e representantes da comunidade potiguara para troca de saberes culturais. Desenvolver oficinas de leitura, escrita e oralidade com base em narrativas indígenas e relatos históricos. Fomentar o respeito à diversidade étnico-cultural e o reconhecimento dos povos originários como sujeitos históricos.
Metodologia
A metodologia adotada será participativa e dialógica, dividida em três etapas interligadas. A primeira etapa consistirá na preparação pedagógica com os alunos do IFCE, incluindo leituras críticas de textos do quinhentismo e estudos sobre a história e cultura do povo potiguara. A segunda etapa será marcada por uma visita à Escola Indígena Antônio Gomes, localizada na comunidade Lagoinha dos Potiguaras, em Novo Oriente (CE), onde serão realizadas palestras, rodas de conversa e trocas culturais entre estudantes do IFCE e a liderança potiguara. Na terceira etapa, serão desenvolvidas oficinas de expressão escrita e oral para a produção de textos autorais e reflexivos, além de sistematização dos registros da experiência. A avaliação será processual, com foco no engajamento dos participantes e na construção coletiva do conhecimento.