Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Corpo em Dança
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
09/07/2025
Previsão de Fim:
26/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana de Sousa Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luciana de Sousa Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/07/2025 26/02/2026
Rebecca Aragão de Oliveira Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 09/07/2025 26/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão em dança se insere diretamente no campo da cultura, pois a dança é uma manifestação artística, que preserva e ressignifica diversas culturas. A dança, ao ser trabalhada como prática educativa, se apresenta como potente meio de valorização das diversidades culturais, promovendo inclusão e desenvolvimento humano (Fonseca, 2005, p. 56). É uma das expressões mais antigas do mundo, seja como forma de rituais, celebrações ou manifestações do corpo, a dança reflete narrativas, histórias e sentimentos do coletivo. Cada estilo de dança carrega elementos e símbolos únicos, desde as danças tradicionais e folclóricas até as danças contemporâneas. A dança também está associada aos conceitos de lazer, marcada como uma experiência que promove o bem-estar e a socialização. De acordo com Dumazedier (1976), o lazer deve ser compreendido como uma prática que possibilita desenvolvimento pessoal, participação social e expressão criativa. Nesse sentido, a dança se estabelece como um caminho potente para a promoção do bem-estar físico e emocional, além de resgatar e valorizar expressões culturais diversas (Fonseca, 2005; Hall, 2003). Assim, alinhada ao lazer-cultural, a proposta oferece atividades que conciliam expressão corporal, diversão, aprendizado, saúde e cultura. Essa diversidade de vivências torna a dança acessível a diferentes corpos, idades e personalidades, ampliando seu impacto positivo na sociedade.
Justificativa
O projeto se justifica na medida em que anuncia um espaço de construção cultural, através da linguagem artística da dança. A dança tem grande potencial para difusão das tradições e assim construção e re-elaboração dos modos de ser e estar no mundo, corroborando com a disseminação e fomento de cultura no seio da juventude (18 à 29 anos). A juventude, acadêmica e da comunidade circunvizinha terá a oportunidade de desenvolver sua subjetividade e identidade em projeto gratuito de acesso aberto, especialmente para as mulheres (nosso público alvo). Ademais, no contexto atual, onde o sedentarismo e os transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, têm se tornado cada vez mais presentes,na vida de jovens e adultos, a prática da dança surge como uma alternativa acessível para integrar hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida por meio do movimento. As/os participantes terão a oportunidade de expressar seus sentimentos, reduzir o estresse diário, e oportunizar vivências no coletivo, fortalecendo laços entre os participantes.
Público Alvo
Jovens (18 à 29 anos), sobretudo Mulheres da comunidade ao entorno do IFCE campus Juazeiro do Norte, abrangendo também familiares dos estudantes do campus. Público externo: juventude, faixa etária de 18 à 29 anos, especialmente mulheres. Público alvo: A juventude residentes nos bairros próximos ao IFCE campus de Juazeiro do Norte, a exemplo de Planalto, Cidade Universitária, Lagoa Seca,Pirajá, Timbaúbas, etc.
Objetivo Geral
Promover, por meio da dança, experiências corporais, culturais e artísticas que valorizem a cultura corporal de movimento, estimulando o bem-estar, lazer, integração social, expressividade e criatividade dos participantes, através da vivência de diferentes propostas e dinâmicas de movimento.
Objetivo Específico
Atar a prática de dança a um processo de cultura, como manifestação eminentemente humana; Oferecer aulas de dança que contemplem diferentes estilos, valorizando técnicas de danças tradicionais e contemporâneas. Promover o bem-estar, combatendo o sedentarismo e auxiliando na redução do estresse e da ansiedade. Compreender conceitos, fundamentos e métodos da dança como meio expressivo e comunicativo; Estimular a expressividade e a criatividade através da dança; Exercitar a improvisação de maneira orientada como recurso para explorar movimentos na criação de textos coreográficos; Desenvolver montagens coreográficas individualmente e em grupo enquanto construção cultural de um grupo;.
Metodologia
METODOLOGIA = 1ª ETAPA - ELABORAÇÃO *Planejamento das ações e divulgação, mobilização e inscrições dos/as participantes*: Elaboração da proposta. A divulgação do projeto se dará por redes sociais do campus, e dos estudantes envolvidos, além de cartazes de comunicados do projeto. As pessoas atendidas farão a inscrição de modo virtual, via formulário de google forms. atendendo ao perfil de público almejado, já descrito no projeto e considerando o número de vagas disponíveis. METODOLOGIA = 2ª ETAPA - REALIZAÇÃO *Métodos, Procedimentos e Técnicas*: A metodologia adotada no projeto será baseada em uma abordagem participativa, proporcionando um ambiente acolhedor e dinâmico para os participantes. As aulas serão estruturadas da seguinte forma: 1. Aquecimento: Cada sessão iniciará com exercícios de alongamento e aquecimento para preparar o corpo para os movimentos da dança. 2. Exploração dos estilos: Os participantes irão conhecer diferentes ritmos, abrangendo os mais diversos estilos. Em cada mês, será abordado 01 em específico. 3. Prática dos estilos: Os participantes irão conhecer e vivenciar os estilos de danças, através de diagonais, atividades de espelho, e exercícios de movimento. 4. Desenvolvimento coreográfico: Aulas práticas serão conduzidas para que os participantes vivenciem, ao final das aulas, uma breve sequência coreográfica. 5. Atividades lúdicas e de improvisação: Serão realizadas dinâmicas para estimular a criatividade e o envolvimento dos participantes no processo de construção dos movimentos de diferentes estilos. 6. Encerramento: As aulas serão finalizadas com atividades de relaxamento e alongamento, promovendo a conscientização corporal e a recuperação muscular. 7. Feedback: Espaços para troca de experiências e reflexões sobre a prática entre os participantes serão incentivados, fortalecendo o vínculo e o aprendizado em grupo. O projeto acontecerá com oferta inicialmente uma (01) vez semana, com duração de 50 à 60 minutos. Podendo se ampliar de acordo as demandas e condições de recursos humanos e materiais. O planejamento acontecerá quinzenalmente, sob a supervisão da professora do projeto. METODOLOGIA = 3ª ETAPA - AVALIAÇÃO Acompanhamento *Acompanhamento e avaliação das ações pela equipe e pelo público participante*.: A avaliação e o monitoramento das ações se dará via reuniões com docentes e estagiários , com o público alvo usaremos para análise, verificação de frequência, participação e consultas individuais ou em grupo.