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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Construindo oportunidades para Ingresso em Programa de Pós-Graduações em Ensino e Educação Matemática, Matemática Aplicada e e Matemática Pura
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
09/06/2025
Previsão de Fim:
09/06/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego de Sousa Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Janael de Sousa Macedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 09/06/2025 09/06/2027
Diego de Sousa Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/06/2025 09/06/2027
Elano Caio do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2025
Eugeniano Brito Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Francisco Ricardo Moreira Sampaio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Joao Luiz Batista de Melo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Leonardo Araujo de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Maria Isabel Dias da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 09/06/2025 09/06/2027
Mikaelle Barboza Cardoso IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Nalbert Pietro Martins da Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Natanael Charles Brito Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Paula Patricia Barbosa Ventura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Rosa Tayane de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/06/2025 09/06/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem o caráter de gerar oportunidades para alunos egressos, professores que já atuam na área de matemática e concludentes, que desejam ingressar em um curso de pós-graduação e não se sentem capacitados, ou não sabem como proceder em relação à materiais de estudo, de que forma estudar, onde buscar materiais, etc. Nesse âmbito, o projeto vem construir as pontes necessárias, funcionando como um instrumento de facilitação e preparação para realizar o sonho de cursar uma pós-graduação. Através de diversos instrumentos os participantes poderão se capacitar e produzir materiais que os possibilitarão escolher um dentre os diversos programas disponíveis.
Justificativa
Considerando a capilaridade do projeto, especificamos a seguir as justificativas para cada uma das especificidades que o projeto irá contemplar: 1. Preparação para Processos Seletivos de Mestrados em Educação e Ensino: A pós-graduação stricto sensu, especialmente em áreas como Educação Matemática e Ensino de Ciências e Matemática, desempenha um papel fundamental na formação de professores-pesquisadores qualificados, capazes de contribuir para a melhoria da educação básica e para a produção de conhecimento científico na área. No entanto, os processos seletivos para mestrados nessa área costumam ser bastante competitivos e exigem domínio de múltiplas habilidades, que nem sempre fazem parte do currículo da graduação ou os alunos não dedicam a devida atenção, necessitando formação complementar, tais como: Elaboração de projetos de pesquisa; Produção textual acadêmica; Análise crítica de referenciais teóricos; Desempenho em entrevistas e provas específicas. Muitos egressos de licenciatura em Matemática, professores da educação básica e graduados na área enfrentam dificuldades nesses processos devido à falta de orientação especializada e ao desconhecimento das exigências dos editais. Além disso, a ausência de um preparo adequado pode desmotivar potenciais mestrandos, limitando o ingresso de profissionais qualificados nos programas de pós-graduação. Diante dessa lacuna, o projeto oferecerá formação complementar por meio de oficinas de escrita acadêmica, simulados, mentorias individuais e discussões teóricas, fortalecendo as habilidades necessárias para o ingresso na pós-graduação. Além de ampliar as chances de aprovação dos participantes, a iniciativa busca contribuir para a qualificação docente e o desenvolvimento de pesquisas em Educação Matemática e Ensino de Ciências, promovendo a melhoria da educação básica e a formação de professores-pesquisadores comprometidos com a excelência acadêmica. 2. Preparação para o Exame Nacional de Acesso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT: Muitos alunos que estão finalizando um curso de Matemática, ou mesmo aqueles egressos que já atuam na educação básica, desejam incrementar sua formação através de um curso de pós-graduação. O PROFMAT foi criado em 2011 para fornecer uma formação à nível de mestrado aos professores que já atuam na rede básica, mas também aos alunos que estão finalizando um curso de matemática e desejam uma formação à nível de um Mestrado Profissional. Atualmente, existem 423 mestrados profissionais no país. No estado do Ceará contamos com 7 pólos (UFC/Fortaleza, UECE/Fortaleza, UECE/Quixadá, UVA/Sobral, UNILAB/Redenção, UFCA/Juazeiro do Norte, URCA/Juazeiro do Norte), desse modo, os alunos participantes poderão pleitear uma vaga em algum desses pólos presentes no Estado do Ceará, mas também poderão escolher pólos de outros estados, pois a prova é nacional. 3. Preparação para Processos Seletivos de Mestrados Acadêmicos em Matemática Pura: Devido a uma significativa demanda externa, sobretudo de egressos do curso, pretendemos submeter esse projeto com o intuito principal de contribuir para uma preparação voltada ao ingresso em programas de pós-graduação em Matemática. Os alunos do curso de Matemática, ou outros cursos correlacionados, que estão nos últimos semestre do curso, bem como os egressos por muitas vezes desistem de se submeterem à uma seleção de ingresso em um Mestrado Acadêmico em Matemática por não se sentirem preparados para realizar a prova de admissão, pois esta contempla os conteúdos que são estudados durante a disciplina de Introdução à Análise Real e, algumas vezes, tal disciplina não está presente na grade curricular do seu curso. Desse modo, a preparação continuada para a capacitação dos alunos surge como o apoio para os alunos que desejam pleitear uma vaga na pós-graduação.
Público Alvo
Alunos egressos, graduados e professores que já atuam na área.
Objetivo Geral
Capacitar os discentes e egressos de curso graduação para o ingresso em programas de Pós-Graduação strictu sensu, nas áreas do Ensino e Educação Matemática, Matemática Aplicada e Matemática Pura. Como este projeto envolve uma capilaridade conhecimentos dos diversos profissionais do campus, para que os interessados possam escolher a linha formativa que melhor atenda aos interesses profissionais e pessoais em um programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, definimos os objetivos específicos de forma a contemplar os mais diversos interessados em participar desta ação.
Objetivo Específico
* Aprimorar a escrita acadêmica e a retórica matemática * Estudar técnicas de solução dos problemas de análise *Resolver problemas relacionados à análise matemática *Aprimorar as habilidades do pensamento lógico *Estudar técnicas de solução dos problemas de matemática do ensino médio *Estudar as diferentes teorias de Ensino e Aprendizagem *Elaborar projeto de pesquisa de forma crítica *Compreender as diferentes fases de uma pesquisa de forma prática *Orientar a escrita de projetos de pesquisa e de artigos acadêmicos
Metodologia
A divulgação será através do Instagram do Curso de Licenciatura em Matemática de Canindé (https://www.instagram.com/licenciaturamatifce_caninde/) onde iremos compartilhar com escolas da cidade de Canindé e adjacentes, informando a quantidade de vagas para público externo, que será a maioria dos participantes (pelo menos 50%). Período de Inscrição (Virtual): os interessados irão preencher um formulário de interesse, no link disponível nas plataformas de divulgação, que serão o Instagram do Curso de Licenciatura em Matemática de Canindé (https://www.instagram.com/licenciaturamatifce_caninde/) para a comunidade interna/externa, bem como através de e-mails direcionados para os alunos (exclusivo para comunidade interna). As inscrições terão um fluxo contínuo e os participantes poderão ingressar no projeto a qualquer instante. Considerando a capilaridade do projeto, especificamos a seguir a metodologia para cada uma das especificidades abordada pelo projeto: **Preparação para Processos Seletivos de Mestrados em Educação e Ensino:** O projeto será desenvolvido em etapas integradas e contínuas, adotando um formato híbrido que combina encontros presenciais e atividades remotas. Essa abordagem articula teoria e prática para oferecer uma formação completa aos participantes, organizada da seguinte forma: 1. Capacitação Teórico-Prática (Eixo Central): As atividades principais incluem: *Oficinas de Escrita Acadêmica: onde os participantes irão debater textos, analisar e discutir as formas e técnicas de escrita acadêmica. *Elaboração de projetos de pesquisa (com elementos essenciais: justificativa, objetivos e referencial teórico): os participantes irão ser conduzidos, a partir dos termas e materiais estudados, à realizar a escrita de projetos de pesquisa, ferramenta esta que é um dos requisitos de acesso à alguns programas de pós-graduação. *Produção de gêneros acadêmicos (resumos, artigos científicos e resenhas críticas): de acordo com o desenvolvimento individual e utilizando as ferramentas e orientações, os candidatos serão acompanhados na escrita de resumos, artigos científicos e resenhas críticas. *Análise de critérios avaliativos: os participantes serão apresentados à formas de avaliação e irão compreender as diferenças encontradas entre eles e aprenderão à identificar as formas avaliativas. 2. Ciclos de Discussão (Eixo Complementar): Realizados em paralelo às atividades principais, contemplam: *Análise de projetos de pesquisa bem-sucedidos: estudo sistemático e detalhado dos projetos de pesquisa que foram aprovados, de modo a entender os elementos que são relevantes à banca de seleção do programa. *Mentorias para adequação de projetos às linhas de pesquisa: análise das propostas dos participantes e adequação aos projetos de pesquisa através de sugestões alinhadas ao assunto proposto pelo participante. Esta metodologia assegura uma abordagem sistematizada e adaptável, alinhada às reais necessidades do público-alvo, de modo a: atender às demandas específicas dos candidatos; promover o desenvolvimento de competências acadêmicas essenciais e garantir preparação abrangente para os processos seletivos. Ao proporcionar esse suporte, o projeto não apenas amplia as chances de ingresso dos participantes, extrapolando os objetivos do projeto de extensão, contribui para: Os benefícios extrapolam a preparação para o mestrado, contribuindo para: o fortalecimento da formação docente continuada; estimula o à produção científica na área educacional; proporciona a valorização profissional dos educadores, enquanto melhora a qualidade do ensino de Matemática no país. **Preparação para o Exame Nacional de Acesso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT:** A execução do projeto será realizada de maneira híbrida, contando com atividades onlines e momentos presenciais, divididos da seguinte forma: *Exposição dos principais tópicos da matemática abordada nas provas: os professores irão expor os principais temas relacionados à matemática do ensino médio e o que é mais necessário durante as soluções. *Exposição de problemas e suas soluções: os professores irão apresentar problemas e as estratégias de soluções. *Aplicação de Listas de Problemas: os alunos irão, baseados nos problemas que foram apresentados nas aulas, discutir ideias de soluções e irão devolver suas soluções a fim de serem avaliadas pelos professores. *Exposição de aulas temáticas: em um primeiro momento os professores irão apresentar tópicos que corroborem para traçar estratégias e gerar novas ideias para questões inéditas. Em um segundo momento, os alunos irão apresentar para a turma as estratégias de soluções que podem ser desenvolvidas a partir do que foi exposto pelos professores. A avaliação se dará de forma subjetiva baseada na capacidade de absorção do tema exposto e da capacidade de desenvolver novas ideias. *Apresentar e resolver as provas dos ENAs do PROFMAT de anos anteriores: Os professores irão trazer os testes e, juntamente com os alunos, buscarão estratégias de soluções. A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos. *Palestras temáticas: Durante o projeto os alunos serão convidados a participar de palestra, onde egressos do PROFMAT, professores que atuam, ou já atuaram, no Profmat irão esclarecer os tópicos, o que esperar do curso, para que os alunos conheçam melhor o programa e possam se aprofundar nas temáticas propostas. *Oficinas de criação de questões: além das questões que serão propostas, os participantes serão separados em grupos e irão construir questões que versem sobre os assuntos que foram abordados, as questões irão compor um banco de questões e os grupos irão compartilhar o que foi feito para que os demais possam aferir o grau de aprendizagem do projeto, bem como analisar o pensamento crítico e a análise envolvida nos temas abordados no projeto. **Preparação para Processos Seletivos de Mestrados Acadêmicos em Matemática Pura: ** A execução do projeto será realizada de maneira híbrida, contando com atividades onlines e momentos presenciais, divididos da seguinte forma: *Exposição dos principais tópicos de análise (presencialmente): os professores irão expor os principais temas relacionados à análise e o que é mais necessário durante as soluções. *Exposição de problemas e suas soluções (Híbrido): os professores irão apresentar problemas e teoremas e suas soluções e demonstrações, respectivamente. *Aplicação de Listas de Problemas (Híbrido): os alunos irão, baseados nos problemas que foram apresentados nas aulas, discutir ideias de soluções, o formato de escrita e irão devolver suas soluções a fim de serem avaliadas pelos professores. *Exposição de seminários temáticos (Híbrido): em um primeiro momento os professores irão apresentar temas de análise que corroborem para traçar estratégias e gerar novas ideias para questões inéditas. Em um segundo momento, os alunos irão apresentar para a turma as estratégias de soluções que podem ser desenvolvidas a partir do que foi exposto pelos professores. A avaliação do projeto se dará de forma subjetiva baseada na capacidade de absorção do tema exposto e da capacidade de desenvolver novas ideias. A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos e depois os professores irão fornecer, caso não tenha sido apresentada por algum dos alunos, a solução oficial fornecida pelo programa de pós-graduação.