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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Laboratório Virtual de Física (LAVIF)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
19/06/2025
Previsão de Fim:
19/06/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabio Eduardo Franco Rodrigues Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Adrielly da Almeida Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/06/2025 19/06/2026
Antonia Maria Clara de Moura Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/06/2025 19/06/2026
Fabio Eduardo Franco Rodrigues Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/06/2025 19/06/2026
Francisco de Assis Chaves de Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/06/2025 19/06/2026
Israel da Silva Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/06/2025 19/06/2026
Lívia dos Santos Ramos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/06/2025 19/06/2026
Nicolas José Victor de Souza Porto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/06/2025 19/06/2026
Rafael Guimarães de Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/06/2025 19/06/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto intitulado “Laboratório Virtual de Física” surge como uma iniciativa promissora voltada à elaboração de materiais didáticos em formato audiovisual, com ênfase na demonstração de experimentos físicos em ambientes laboratoriais controlados, simulações computacionais e práticas experimentais com materiais de baixo custo. A proposta visa apresentar a física de forma didática e atrativa, a partir de experimentos reais ou simulados, contribuindo para a divulgação e popularização desta ciência junto à comunidade acadêmica e ao público em geral.
Justificativa
A falta de interesse e motivação dos alunos do ensino básico representam um sério problema para gestores da educação e docentes em diversas escolas da rede pública do município de Maranguape - CE. Esses problemas são percebidos, de forma mais explícita, em disciplinas da área de ciências exatas, a exemplo da física. Dentre os fatores responsáveis por esse problema destacam-se o número reduzido de propostas pedagógicas desafiadoras e a ausência de infraestruturas (Laboratórios de física e ciências) e de materiais pedagógicos nas escolas. Essas barreiras reduzem a qualidade do ensino e contribuem para o cenário atual de desinteresse dos alunos pela física. Algumas propostas vêm sendo discutidas e implementadas, no âmbito das escolas da rede pública, visando a atenuação dos problemas apontados. Dentre as propostas, pode-se destacar a utilização de experimentos, objetivando a popularização do conhecimento científico e consequente aumento do interesse e participação dos discentes. Entretanto, apesar dos benefícios resultantes da inserção de experimentos na disciplina de física, a escassez de recursos para montagem de laboratórios didáticos na rede pública ainda representa um grande desafio para professores e gestores, devido ao reduzido repasse, principalmente dos governos estaduais e municipais. Nesse contexto, onde a execução presencial de práticas experimentais é limitada, uma alternativa é a produção e disseminação de experimentos de física em mídias digitais. A utilização desses recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas tem potencial para promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo, ampliando o acesso ao conhecimento científico em um cenário escolar de carência de laboratórios de ciências.
Público Alvo
O público-alvo compreende os discentes e docentes do Ensino Fundamental e Médio, estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior e comunidade em geral.
Objetivo Geral
Desenvolver, sistematizar e disseminar conteúdos audiovisuais didáticos relacionados à experimentação e simulação em Física, com o propósito de fortalecer as práticas de Física experimental, as pesquisas acadêmicas no ensino de física e fomentar a popularização da ciência, tanto no âmbito da comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral.
Objetivo Específico
• Planejar e executar experimentos físicos de baixo custo e experimentos em laboratório compatíveis com os currículos das disciplinas de Física Experimental; • Elaborar simulações computacionais de fenômenos físicos a partir de softwares matemáticos de código aberto; • Produzir e publicar vídeos didáticos contendo demonstrações experimentais em laboratório, simulações computacionais e montagens experimentais de baixo custo; • Contribuir para a formação de estudantes envolvidos no projeto, por meio do desenvolvimento de competências em experimentação, produção audiovisual e comunicação científica; • Estimular o interesse pelo estudo da Física e pela ciência em geral, por meio de linguagem acessível e recursos visuais.
Metodologia
A execução do projeto será organizada em etapas integradas, articulando atividades de planejamento, experimentação, produção de conteúdo e divulgação em mídias digitais. As ações estão divididas nas seguintes etapas: 1. Levantamento e planejamento dos experimentos – Inicialmente, será realizada uma seleção criteriosa de experimentos de Física, considerando sua relevância pedagógica e a aderência aos conteúdos das disciplinas de Física Experimental. Serão utilizados equipamentos do Laboratório de Física do IFCE campus Maranguape e materiais de baixo custo e fácil acesso. 2. Desenvolvimento de simulações computacionais – Simultaneamente, serão elaboradas simulações computacionais utilizando softwares matemáticos de código aberto, como o GeoGebra e o Sagemath, dentre outros. As simulações serão empregadas para descrever fenômenos físicos de forma interativa. 3. Produção audiovisual dos conteúdos – Os experimentos serão registrados através de filmagens, com roteiro previamente estruturado e foco na clareza conceitual. As gravações ocorrerão em laboratório ou ambiente adaptado, com o uso de câmeras digitais, microfones e softwares de edição. Após as filmagens, será feito o tratamento digital dos vídeos para inclusão de elementos gráficos, legendas e outros recursos que favoreçam a clareza do conteúdo. 4. Divulgação e extensão à comunidade – Os conteúdos produzidos serão disponibilizados em plataformas de compartilhamento de vídeos, em redes sociais e no site institucional do IFCE campus Maranguape, ampliando o alcance do projeto à comunidade do município de Maranguape e regiões circunvizinhas. Além disso, serão promovidas ações presenciais, como oficinas, minicursos e eventos científicos. 5. Monitoramento e avaliação – Ao longo do projeto, será realizado o acompanhamento sistemático das atividades, com aplicação de instrumentos avaliativos (questionários e feedbacks qualitativos) para mensurar o impacto da intervenção e a qualidade dos materiais produzidos. Esses dados subsidiarão ajustes metodológicos e futuros desdobramentos da proposta.