Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II COLÓQUIO DO DIA DO(A) PROFESSOR(A) DE GEOGRAFIA Ensinar Geografia é Ato Político: Docência, Identidade e Território
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
26/06/2025
Previsão de Fim:
27/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Colóquio
Minicurso
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Nobre Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Ana Luiza de Sousa Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Antonia Flaviana Pereira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Antonio Tadeu Pinto Soares Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/06/2025 27/06/2025
Danilo Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Emanuel William Cardoso da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Emilio Tarlis Mendes Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Francisca Vanessa Avelino Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Francisco Iarlei Martins Soares Comunidade externa - egresso Integrante Sem vínculo Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Francisco Lucas Melo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Francisco Mateus Nogueira Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Janison Sousa Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Joabe Nunes Fernandes Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
João Nilton Alves de Oliveira Filho Comunidade externa - egresso Integrante Sem vínculo Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Jobedir Holanda Ravette Comunidade externa - egressa Integrante Sem vínculo Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Jose Lima Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Julia de Lima Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Kauan Mendes Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Marcolino Alves Cardozo Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Marques de Almeida Integrante Sem vínculo Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Maria Cleidiane Cavalcante Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Maria de Fatima Alves de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Maria Jessica Sousa Agostinho de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Maria Michelly do Rêgo Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Maria Natalia da Silva Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Marlon Rodrigues de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Mikaele Jenifer da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Pedro Henrique Vieira de Lima Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa Integrante Sem vínculo Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Richelly dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Rosely Mendonça Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Ruben José de Asevêdo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 26/06/2025
Sabrina Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Sarah Freitas Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Wesley da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2025 27/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Dia do(a) Professor(a) de Geografia é celebrado em 26 de junho no Brasil. Essa data foi escolhida como uma forma de reconhecimento e valorização específica dos(as) profissionais que se dedicam ao ensino-aprendizagem da Geografia. Neste sentido, apresenta-se o II Colóquio do Dia do(a) Professor(a) de Geografia, que nesta edição tem como tema central: Ensinar Geografia é Ato Político: Docência, Identidade e Território. O evento é uma realização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Geografia, do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Emancipação, Sociedade e Sertão (GESSOL), do Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo) e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia (LEPEG), vinculados ao curso de Licenciatura em Geografia do IFCE – Campus Quixadá.
Justificativa
O II Colóquio do Dia do(a) Professor(a) de Geografia surge como um espaço indispensável para a formação política, crítica e emancipadora dos(as) licenciandos(as) do curso de Geografia e professores de Geografia da comunidade externa ao IFCE, contribuindo para a consolidação de uma identidade docente atenta às demandas sociais, ambientais e territoriais que caracterizam o exercício profissional no Brasil, especialmente no Sertão Central do Ceará. A realização deste evento se justifica pela urgência de reforçar, no processo formativo e atuação profissional, a compreensão de que ensinar Geografia é um ato político, que exige posicionamento crítico diante das desigualdades socioespaciais, das questões ambientais, da emergência climática e das lutas por justiça social. A docência, nesse campo, deve ir além da transmissão de conteúdos, deve ser compreendida como um compromisso ético com a emancipação humana e transformação social, através da construção de práticas pedagógicas que potencializem o pensamento crítico e a intervenção consciente no mundo. A palestra intitulada “Ensinar Geografia é Ato Político: Docência, Identidade e Território” será o momento central deste Colóquio, buscando aprofundar as reflexões sobre o papel social da Geografia e da prática docente. A valorização das experiências territoriais concretas dos(as) futuros(as) professores(as) será associada à necessidade de que eles(as) se posicionem politicamente frente às complexas demandas sociais contemporâneas, como o direito à educação pública de qualidade, a defesa dos territórios e a superação das desigualdades estruturais. Ademais, a programação diversificada do evento — que contempla oficinas, minicurso, apresentações culturais e científicas — possibilitará aos(às) participantes vivências práticas e reflexões teóricas fundamentais para articular saberes e fortalecer competências pedagógicas, comunicativas e político-emancipatórias. Assim, o Colóquio se constitui como uma ação extensionista que valoriza a formação integral, crítica e transformadora de professores(as) de Geografia comprometidos(as) com a leitura, interpretação e intervenção no território e na sociedade.
Público Alvo
- Professores de Geografia das redes de educação básica; - Estudantes egressos dos curso de Licenciatura em Geografia; - Demais interessados de áreas afins;
Objetivo Geral
• Fortalecer a formação política, crítica e emancipadora dos(as) licenciandos(as) em Geografia, por meio da reflexão sobre a docência enquanto ato político, articulado às dimensões da identidade, do território e do compromisso social
Objetivo Específico
1. Promover reflexões sobre a docência em Geografia como prática social e política, voltada à educação geográfica para a emancipação humana e transformação social; 2. Fortalecer a identidade docente dos(as) licenciandos(as), articulando experiências acadêmicas, territoriais e culturais; 3. Propiciar a socialização de práticas, experiências e pesquisas no campo da Geografia e da formação docente entre licenciando(a)s em Geografia e professores que já atuam no mercado de trabalho; 4. Incentivar o posicionamento crítico dos(as) futuros(as) professores(as) frente às demandas e desafios sociais contemporâneos;
Metodologia
Podemos dividir em três etapas metodológicas de organização e execução da ação extensionista, sendo elas: pré-evento, evento e pós-evento. As atividades pré-evento incluem reuniões de planejamento com os professores do curso de Licenciatura em Geografia e professores da rede municipal e estadual que compõe a comissão organizadora para tratar da viabilidade e demais questões gerais do evento. Posteriormente foram divulgadas a divisão das comissões (geral, científica, divulgação, secretaria, infraestrutura, cerimonial), suas respectivas atividades para o(a)s estudantes integrantes dos grupos/laboratórios envolvidos se inserirem, assim como o cronograma de execução. A divulgação acontecerá por meio digital (site, instagram e aplicativo de mensagens). As inscrições acontecerão através do site: https://www.even3.com.br/ii-coloquio-do-dia-doa-professora-de-geografia-587015/ que também emitirá os certificados de participação. A participação será acompanhada através de frequência coletada via formulário eletrônico disponibilizado através de QR-code. O Colóquio será realizado de forma presencial, envolvendo atividades teórico-práticas que favoreçam a participação ativa, o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. A metodologia adotada inclui: • Oficinas práticas que articulam teoria e vivência didático-pedagógica em Geografia; • Minicurso voltado ao desenvolvimento de habilidades comunicativas para a docência; • Momento cultural que expressa a relação entre a Geografia e as linguagens artísticas e culturais; • Palestra com caráter formativo e político, promovendo reflexão crítica sobre a identidade docente; • Apresentação de trabalhos acadêmicos, estimulando o protagonismo e a divulgação científica dos(as) estudantes e professores de Geografia. As atividades buscarão integrar diferentes linguagens e metodologias, priorizando a interação e o fortalecimento dos vínculos entre docentes e discentes, bem como a relação entre universidade e sociedade. As atividades de pós-evento envolverão a emissão de certificados e reunião de avaliação do evento.