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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Garota Cientista do Vale - Fase 2
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Popular
Data de Início:
19/06/2025
Previsão de Fim:
31/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital Redes de extensão MEC - 2025
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Quixeré
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renata Chastinet Braga
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Luiza Gadêlha Castro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 6 19/06/2025 31/01/2026
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Ilaria Soraya Freitas Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 6 19/06/2025 31/01/2026
Karlucy Farias de Soousa IFPE Integrante Sem vínculo Não 2 19/06/2025 31/01/2026
Letícia Maria Viana Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Liana Bruna Santiago de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Maria Antonieta da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 6 19/06/2025 31/01/2026
Maria Clara Raulino da Costa FAVILI | Faculdade Vidal de Limoeiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Maria Letícia Maciel da Costa FAVILI | Faculdade Vidal de Limoeiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Mayara Salgado Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Nayara Coriolano de Aquino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Renata Chastinet Braga IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 19/06/2025 31/01/2026
Sefura Maria Assis Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/06/2025 31/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Munincipal Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 12600.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 7200.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 5000.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Garota Cientista do Vale" surge como uma iniciativa essencial para enfrentar a histórica desigualdade de gênero nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, especialmente em regiões de predominância rural, como o Vale do Jaguaribe. A proposta visa estimular meninas e mulheres a se envolverem em atividades de iniciação científica desde o ensino fundamental, promovendo a representatividade e o empoderamento feminino em campos ainda marcados pela predominância masculina. Através da revitalização do núcleo de pesquisadoras e de ações intersetoriais envolvendo escolas, universidades, órgãos públicos e setor privado, o projeto pretende criar um ambiente propício para que meninas se sintam inspiradas e apoiadas a seguir carreiras científicas. Essa proposta busca não apenas ampliar o número de meninas participantes de feiras e mostras científicas, mas também formar professores capacitados para orientar e motivar alunas nas áreas de exatas, fortalecendo uma rede de sororidade e colaboração entre mulheres em diferentes níveis educacionais. Além disso, o projeto pretende consolidar a presença feminina no cenário científico regional, garantindo que mais jovens conheçam e explorem suas potencialidades, contribuindo ativamente para a superação das barreiras de gênero e a construção de uma ciência mais diversa e inclusiva no Vale do Jaguaribe e em todo o Brasil.
Justificativa
A desigualdade de gênero na ciência tem sido um tema amplamente discutido e pesquisado, com muitos fatores responsáveis por essa disparidade. Historicamente, as conquistas femininas enfrentaram barreiras significativas, com cientistas recorrendo ao uso de pseudônimos ou ao nome de maridos para garantir a aceitação e publicação de seus trabalhos. Apesar do aumento da participação feminina, ainda são evidentes os desafios enfrentados pelas mulheres nas áreas de ciências exatas e engenharias, com uma representação reduzida, como observado na Conferência de Solvay de 2011, onde a disparidade de gênero e raça era notória. No Brasil, embora o número de mulheres e homens cientistas esteja se equilibrando, a ascensão feminina nas carreiras científicas é mais lenta e difícil, com uma progressiva diminuição da participação feminina conforme se avança nas hierarquias acadêmicas. Esse fenômeno, conhecido como efeito tesoura, é refletido na baixa presença de mulheres em cargos de maior poder e prestígio, apesar de serem maioria nas graduações e pós-graduações. No Brasil, entre 2005 e 2019, as mulheres representaram cerca de 30% dos membros do comitê consultivo do CNPq, um cargo de grande influência. As razões para essa diminuição estão ligadas ao impacto da maternidade nas carreiras científicas e à falta de estímulo e referências femininas nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação. Para combater essa desigualdade, é fundamental implementar ações desde a educação básica, promovendo a participação das meninas em projetos de pesquisa, oferecendo suporte através de palestras, ações afirmativas e empoderamento feminino, e criando espaços de inspiração, como núcleos com pesquisadoras, para incentivar o engajamento e a continuidade das meninas nessas áreas.
Público Alvo
De forma mais direta meninas e jovens mulheres em idade escolar, especialmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas do Vale do Jaguaribe. Além delas • Professores e professoras das áreas de ciências básicas, que serão capacitados para orientar e incentivar alunas em suas trajetórias acadêmicas. • Famílias das estudantes, que desempenham um papel fundamental no apoio e estímulo à continuidade dos estudos. • Gestores e representantes de secretarias municipais de educação, como atores políticos essenciais para a viabilização das ações.
Objetivo Geral
Estimular meninas e mulheres no estudo e desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de Engenharias, Química, Matemática, Física e Computação através da revitalização do núcleo de pesquisadores e suas ações de pesquisa e empoderamento feminino.
Objetivo Específico
Estimular meninas em pesquisas de iniciação científica desde o ensino fundamental; Informar estudantes de ensino fundamental e médio sobre possibilidades de carreira na área de Ciências Exatas, Engenharias e Computação; Estimular a participação em Feiras e Mostras Científicas por meninas do Ensino Básico; Capacitar professores e professoras das áreas básicas através de palestras e cursos, para orientação pessoal, profissional e acompanhamento das atividades; Promover o ambiente de sororidade entre professoras e estudantes do Ensino Superior e Básico; Promover a representatividade através do tema 'Somos Uma de Muitas', incentivando a valorização da diversidade e do empoderamento feminino em todas as esferas educacionais e profissionais.
Metodologia
A metodologia do projeto Garota Cientista do Vale está estruturada em etapas interligadas, As ações serão implementadas de forma articulada entre ensino, pesquisa e extensão, garantindo o envolvimento de múltiplos atores sociais, políticos e educacionais. 1. Articulação - Juntamente com a prefeitura está sendo feito um mapeamento das escolas públicas de Limoeiro do Norte e cidades vizinhas e identificação do perfil das estudantes, observando indicadores como taxas de evasão escolar e participação em feiras científicas. Serão feitas palestras de motivação para depois serem realizadas inscrições das meninas do fundamental interessadas no projeto. 2. Capacitação de Educadores Serão promovidos cursos, oficinas e palestras de capacitação para professores e professoras das áreas de Ciências Exatas, com foco na promoção de aprendizagem focada em projetos e na orientação de alunas em atividades de iniciação científica. 3. Familiares Também serão conversas junto às famílias das estudantes, visando fortalecer o apoio familiar e desconstruir estereótipos de gênero relacionados à escolha de carreiras. 4. Desenvolvimento de Ações de Iniciação Científica As estudantes do Ensino Fundamental e Médio serão estimuladas a participar de projetos de iniciação científica orientados por professores capacitados e por pesquisadoras vinculadas ao núcleo do projeto. As ações incluirão oficinas práticas, visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa, participação em mostras e feiras científicas, como a MOSLIPRO, e mentorias com mulheres cientistas, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. 5. Divulgação Para ampliar o alcance e a visibilidade das ações, o projeto contará com uma estratégia de comunicação baseada no uso de mídias sociais, como o perfil @quimicamenteconectados, onde serão divulgadas informações sobre o projeto, perfis de mulheres cientistas, resultados das pesquisas e eventos realizados. As participantes também serão incentivadas a produzir conteúdos audiovisuais e relatórios sobre suas experiências científicas. O processo de seleção de bolsistas foi através do perfil das estudantes com um histórico em pesquisa e entrevistas.