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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Os desafios para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
05/06/2025
Previsão de Fim:
05/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/06/2025 05/06/2025
Leiliana Reboucas Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2025 05/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento de extensão proposto trata-se de uma Palestra intitulada “Os Desafios para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Intelectual” , que tem como objetivo principal sensibilizar e informar diferentes segmentos da sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por estudantes com deficiência intelectual no ambiente educacional, bem como promover reflexões sobre práticas inclusivas efetivas. A atividade será realizada no IFCE Campus Tabuleiro do Norte , com a participação de palestrantes especializados na área de educação especial e inclusiva, além de profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social. O evento busca ser um espaço de diálogo entre o Instituto Federal do Ceará e a comunidade local, contribuindo para a formação cidadã e para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão.
Justificativa
A promoção da inclusão educacional constitui um direito fundamental previsto na Constituição Federal (1988) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). No entanto, muitas práticas pedagógicas e estruturas organizacionais ainda não estão alinhadas a esse princípio, especialmente no que diz respeito aos estudantes com deficiência intelectual.
Público Alvo
Professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino; Gestores escolares; Pais e responsáveis de alunos com deficiência; Representantes de organizações da sociedade civil ligadas à pessoa com deficiência; Profissionais das áreas da saúde, assistência social e psicologia.
Objetivo Geral
Promover uma palestra informativa e formativa sobre os desafios da inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual, visando sensibilizar e capacitar a comunidade interna e externa para práticas educacionais mais inclusivas e igualitárias.
Objetivo Específico
Sensibilizar professores e profissionais da educação quanto às especificidades da deficiência intelectual; Debater os principais desafios enfrentados por estudantes com deficiência intelectual no ambiente escolar; Refletir sobre estratégias pedagógicas inclusivas e acessíveis.
Metodologia
Divulgação Divulgação nos canais oficiais do IFCE (site, redes sociais); Parceria com secretarias de educação e centros de referência locais; Execução Recepção dos participantes e credenciamento; Abertura oficial com autoridades presentes; Palestra principal com duração de 60 minutos; Momento de perguntas e debates (30 minutos); Avaliação Aplicação de formulário de avaliação presencial/on-line com os participantes; Relatório final com análise qualitativa e quantitativa das contribuições recebidas; Métodos e Técnicas Palestra expositiva dialogada com uso de recursos audiovisuais e dinâmicas de grupo; Debate coletivo: permitindo a interação entre palestrantes e participantes; Participação da comunidade: desde o planejamento até a execução, garantindo que o evento seja construído com base nas demandas reais do público-alvo; Acompanhamento pós-evento: por meio de relatórios e feedbacks para mensurar o impacto e identificar possibilidades de continuidade.