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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tópicos de Matemática I
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
16/06/2025
Previsão de Fim:
17/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Prova
Debate
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lucas de Carvalho Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Freire Oliveira EEEP POETA SINO PINHEIRO Integrante Sem vínculo Não 1 16/06/2025 16/12/2025
Francisco Edson dos Santos Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/06/2025 16/12/2025
Iago de Andrade Dantas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/06/2025 16/12/2025
Lucas de Carvalho Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/06/2025 16/12/2025
Ravenia Adail Silva Vieira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/06/2025 16/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Estadual de Educação Profissional Poeta Sinó Pinheiro Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do ensino médio da cidade de Jaguaribe - CE uma formação matemática mais sólida e aprofundada, indo além do currículo tradicional. A proposta é trabalhar com conteúdos avançados e desafiadores, por meio de questões típicas de concursos militares de alto nível, como ESA, IME, ITA e EPCAR, além de problemas das principais olimpíadas de matemática do país, como OBMEP, OBM, OMIF e OMIFCE. A iniciativa visa aprimorar significativamente o conhecimento matemático dos estudantes, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o gosto pela disciplina. Ao proporcionar esse ambiente de estudo mais exigente e estimulante, o projeto pretende não apenas aumentar o desempenho dos participantes em competições acadêmicas, mas também fortalecer sua base matemática para os desafios futuros na educação superior e no mercado de trabalho.
Justificativa
A participação em competições acadêmicas, como a OBMEP, estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, o raciocínio lógico e contribui diretamente para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades nessas provas devido à ausência de uma preparação específica e de uma base matemática sólida. O projeto surge como uma resposta a essa demanda, oferecendo suporte pedagógico estruturado e aprofundado. Por meio de aulas direcionadas e conteúdos avançados, visa fortalecer os fundamentos matemáticos dos alunos, preparando-os não apenas para se destacarem em olimpíadas e concursos, mas também para enfrentarem com segurança os desafios acadêmicos e profissionais que encontrarão no futuro. Além de beneficiar diretamente os estudantes, a iniciativa promove uma maior integração entre o IFCE – campus Jaguaribe – e a comunidade local, fortalecendo os vínculos institucionais e reafirmando o compromisso do Instituto com a promoção da educação de qualidade e com a transformação social da região.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Médio: Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio do município de Jaguaribe, com idades entre 14 e 18 anos. Estudantes interessados ou com potencial para desenvolver habilidades em raciocínio lógico, matemática e ciências, independentemente do nível de conhecimento prévio. Jovens que apresentam interesse em participar de competições acadêmicas, mas que enfrentam limitações de acesso a recursos ou suporte pedagógico especializado.
Objetivo Geral
Despertar nos alunos o interesse pela matemática, mostrando como ela pode ser usada para entender e transformar o mundo ao seu redor. O projeto também busca estimular a curiosidade, o pensamento investigativo e a habilidade de resolver problemas, preparando os estudantes para enfrentar desafios tanto em sala de aula quanto em competições acadêmicas. Além disso, visa desenvolver a autonomia dos alunos, incentivando a capacidade de "aprender a aprender" de forma contínua e independente.
Objetivo Específico
- Proporcionar um ambiente de aprendizado que estimule a curiosidade e o interesse pela matemática; - Oferecer suporte teórico e prático por meio da resolução de problemas e desafios matemáticos; - Desenvolver estratégias para melhorar a interpretação e resolução de questões matemáticas de nível olímpico; - Incentivar a participação dos alunos em competições acadêmicas, como a OBMEP; - Melhorar o desempenho dos alunos em avaliações escolares e externas; - Fortalecer os laços entre a comunidade local e o IFCE.
Metodologia
1. Etapas de Execução: O programa será divulgado de maneira presencial pelo professor e pelo discente colaborador nas escolas. Além disso, os professores de matemática das escolas do município divulgarão o curso em suas aulas. O segundo passo será a seleção dos alunos participantes. Esta se dará por meio de uma avaliação escrita e análise do histórico escolar dos alunos inscritos, caso esse número superar o número de vagas; Definição do cronograma de aulas e dos conteúdos abordados; Realização das aulas presenciais semanais com ênfase na resolução de problemas se dará no IFCE campos JAGUARIBE às segundas-feiras e terças-feiras de 11:45h às 12:45h; Aplicação de simulados e acompanhamento do progresso dos alunos e do próprio projeto; Avaliação dos resultados e identificação de dificuldades para ajustes metodológicos; Realização de oficinas de resolução de problemas e jogos matemáticos. Preparação final para a competição e incentivo à participação dos alunos. 2. Métodos, Procedimentos e Técnicas Aulas expositivas e dialogadas: introdução teórica dos conteúdos com participação ativa dos alunos; Resolução de problemas: abordagem prática baseada em questões de edições anteriores de concursos militares, da OBMEP e outras competições; Aprendizagem colaborativa: incentivo ao trabalho em grupo e troca de conhecimentos entre os alunos; Uso de tecnologia: exploração de plataformas digitais para reforço do aprendizado e prática de exercícios; Simulados e testes diagnósticos: avaliações periódicas para monitorar o progresso e ajustar a abordagem pedagógica.