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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Simplesmente Capoeirar ciclo 2025 a 2026
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
23/06/2025
Previsão de Fim:
20/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
270
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Caridade
Paramoti
Canindé
Madalena
Fortaleza
Boa Viagem
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Sammia Castro Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Juvenildo Vaz Mendes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 23/06/2025 20/12/2026
Carlos Alberto Castelo Elias Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 23/06/2025 20/12/2026
Geovane Savio Ribeiro do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/06/2025 20/12/2026
Robério Batista Queiroz Centro Cultural Capoeira Água de Beber Integrante Sem vínculo Não 2 23/06/2025 20/12/2026
Sammia Castro Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/06/2025 20/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro Cultural Capoeira Água de Beber Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A capoeira, como possibilidade de manifestação cultural tradicional recreativa, ginástica, esportiva, artística e (ou) sistema de luta e defesa pessoal, possui uma potencialidade educativa que se evidencia pela característica de perpetuação e resistência cultural ao longo dos séculos. Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2008, e da Humanidade, em 2014, a capoeira possui uma histórico de ações educacionais e na promoção da saúde em instituições culturais de comunidades e ambientes educativos. Através do seu amplo campo de saberes, é possível contribuir com desenvolvimento de aspectos artísticos, físicos, cognitivos, afetivos e psicossociais e sendo possível utilizar como base os valores ancestrais afro- indígena- brasileiros. No estado do Ceará, em 24 de junho de 2024, foi promulgada a lei 18.867, que reconheceu a capoeira como um grupo de tradições populares de destacada relevância cultural no Estado do Ceará, demandando ações voltadas à preservação e promoção da cultura. O projeto Simplesmente Capoeirar se propõe a criar espaços e tempos de prática da capoeira em diferentes ambientes e em parceria com o Centro Cultural Capoeira Água de Beber, instituição com experiência de 22 anos no ensino da capoeira em diferentes ambientes e públicos.
Justificativa
O projeto Simplesmente Capoeirar justifica-se por sua relevância social, educacional e cultural, ao promover a capoeira como prática integradora entre ensino, pesquisa e extensão. Reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, a capoeira carrega saberes ancestrais afro-brasileiros e indígenas que seguem marginalizados nos currículos escolares e nas políticas públicas de saúde e educação. Tal invisibilização está relacionada à hegemonia de uma matriz eurocêntrica de conhecimento, que tende a deslegitimar práticas corporais, expressões culturais e epistemologias de origem não ocidental. Neste cenário, o projeto visa contribuir para o fortalecimento da capoeira como instrumento legítimo de formação integral e de promoção da saúde, do lazer, da cidadania e do pertencimento, especialmente entre crianças e juventudes da comunidade externa. Ao mesmo tempo, busca fomentar o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, consolidando uma prática extensionista crítica, comprometida com a valorização da diversidade cultural e com a superação das desigualdades simbólicas e materiais. A proposta do projeto está amparada em fundamentos legais e teóricos que reconhecem e valorizam a capoeira enquanto prática multidimensional. Do ponto de vista normativo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), por meio das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em toda a educação básica. Tais diretrizes criam um espaço legítimo para a inclusão da capoeira nos ambientes escolares e comunitários como conteúdo educativo e cultural transversal. No campo teórico, autores como Candau (2019) destacam a importância das práticas culturais periféricas como formas legítimas de produção e circulação de saberes, fundamentais para a construção de uma educação intercultural. Já Charlot (2000) ressalta que essas práticas possibilitam a aproximação entre o saber escolar e o saber da vida. Nesse sentido, a capoeira se apresenta como uma linguagem pedagógica potente, que articula corpo, música, oralidade, história e ancestralidade no processo formativo. Portanto, o projeto Simplesmente Capoeirar pretende potencializar a presença da capoeira no ambiente acadêmico e em seu entorno, articulando componentes curriculares do curso superior de Educação Física com ações voltadas à comunidade. Por meio dessa integração, busca-se contribuir para a formação crítica de estudantes e para a valorização das expressões culturais populares como práticas de cuidado, resistência e transformação social.
Público Alvo
• Público do CRAS de Canindé (inicialmente há uma previsão de atendimento de 20 crianças) • Público de adultos e jovens que tenha interesse em desenvolver a temática, professores e professoras das escolas públicas e privadas e a quem possa interessar, diante das chamadas.
Objetivo Geral
Desenvolver, junto à comunidade interna e externa ao campus, práticas e estudos relacionados à capoeira, promovendo interatividade e contribuindo na área da cultura, saúde e educação.
Objetivo Específico
1. Desenvolver rotina de vivências práticas de capoeira no campus Canindé. 2. Desenvolver rotina de vivências práticas de capoeira em determinado Centro de Referência e Assistência Social da cidade de Canindé. 3. Desenvolver rotina de estudos teóricos e seminários. 4. Criar material (is) educativos.
Metodologia
O projeto Simplesmente Capoeirar será desenvolvido no período de 30 de junho de 2025 a 30 de dezembro de 2026, tendo como locais de atuação inicial o CRAS, o Campus IFCE Canindé e o Centro Cultural Capoeira Água de Beber. As ações serão coordenadas por uma equipe pedagógica composta por um(a) coordenador(a) geral, dois técnico-administrativos (responsáveis pelo suporte em seminários e produção de material educativo tecnológico), um discente (com previsão de inserção de mais estudantes ao longo do processo) e um líder comunitário vinculado ao Centro Cultural, com atuação em comunidades periféricas. A execução do projeto será dividida em três fases principais: Pré-produção, Produção e Pós-produção, conforme detalhado a seguir: 1. Fase de Pré-Produção Objetivo: Planejamento, formação e articulação com parceiros. Levantamento das demandas locais nos territórios de atuação. Estabelecimento de parcerias com instituições como escolas, CRAS e grupos culturais. Planejamento das ações pedagógicas e cronograma das atividades. Formação de monitores(as) por meio de grupos reflexivos de estudos e pesquisas, com foco em capoeira, educação, saúde coletiva e culturas afro-brasileiras e indígenas. Definição de materiais e recursos didáticos necessários para a execução das atividades. 2. Fase de Produção Objetivo: Realização das ações pedagógicas, culturais e extensionistas. Atividades principais: Aulas de capoeira com base em uma proposta didático-pedagógica estruturada, composta por cinco momentos: Apresentação de tema gerador (ligado à cultura, saúde ou história da capoeira); Preparação corporal e musical, com brincadeiras lúdicas e musicalidade; Desenvolvimento de aspectos psicomotores, com prática de movimentos fundamentais da capoeira (ginga, esquivas, deslocamentos e golpes); Roda de capoeira, promovendo o desenvolvimento técnico, musical e simbólico da prática; Volta à calma, seguida de roda de conversa e feedback coletivo. Obs.: A estrutura poderá ser adaptada conforme as necessidades específicas dos grupos atendidos. Oficinas culturais, incluindo maculelê, samba de roda e outras manifestações da cultura popular tradicional. Produção de material educativo em formato tecnológico (digital ou audiovisual). Oficinas de respiração e cuidado com o corpo, promovendo o diálogo entre a capoeira e práticas integrativas como o yoga. Realização do Seminário "Eu, você, a escola e a capoeira", voltado à partilha de experiências e saberes construídos no projeto, com participação da comunidade e de representantes do Centro Cultural Capoeira Água de Beber. Registros pedagógicos e sistematização das práticas para subsidiar a produção científica e a memória do projeto. 3. Fase de Pós-Produção Objetivo: Avaliação, sistematização e divulgação dos resultados. Aplicação de formulários de avaliação (presenciais e online), voltados à equipe e aos participantes das atividades. Realização de reuniões avaliativas com a equipe para análise dos impactos e ajustes metodológicos. Elaboração de relatório técnico-pedagógico com base nos dados qualitativos e quantitativos coletados. Produção científica e difusão dos resultados por meio de artigos, vídeos, podcasts ou outro material educativo digital. Proposição de continuidade do projeto em ciclos posteriores, com base nos aprendizados e demandas emergentes. Essa metodologia visa garantir o caráter participativo, processual e formativo do projeto, respeitando os princípios da extensão universitária ao dialogar com os saberes populares e fortalecer vínculos entre o IFCE e os territórios onde está inserido.