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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
09/06/2025
Previsão de Fim:
09/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
340
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Sistema acadêmico
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Encontro
Colóquio
Nome do Responsável:
Francisco Antonio Barbosa Vidal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abimael Maciel Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2025 09/06/2025
Cláudia Assis SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 20 02/06/2025 09/06/2025
Cláudia Sales SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 20 02/06/2025 09/06/2025
Elizabete Tavora Franceli SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 20 02/06/2025 09/06/2025
Francisco Antonio Barbosa Vidal IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/06/2025 09/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Católica Portuguesa/SEDUC/Universidade Rey Juan Carlos e o FERSE/TRE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade: A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas Data: 09 de junho de 2025 Local: Auditório TRE-Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 Realização: Instituto Federal do Ceará (IFCE), Centro de Educação a Distância-SEDUC-CED -Sobral, Mestrado Educação Especial-UCP, Grupo de Pesquisa de Alto Desempenho em Fundamentos da Educação e Responsabilidade Social Educacional (FERSE) da Universidade Rey Juan Carlos (URJC). Apoio: Tribunal Regional do Ceará - TRE; Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI)Tribunal de Justiça; Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-Ce), CED-Sobral, Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDH-CE); Ordem dos Advogados do Brasil Ceará - OAB - CE. CEJA Neudson Braga, Instituto Persona de Educação Superior e Revista Multidisciplinar ID online; Escola Estadual de Tempo Integral João Mattos (EETI). É com grande satisfação que Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Mestrado Educação Especial-UCP, a URJC e o FERSE convidam educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Educação para participar no III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade, intitulado “A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas”. Este evento, com a participação de Professores de renomadas Instituições Cearenses e Internacionais, promete ser um marco de referência na discussão sobre a relevância e o impacto da Educação Sensível e da responsabilidade social em nossa sociedade contemporânea. Vivemos tempos em que a inclusão e a equidade se tornaram pilares fundamentais para a construção de um futuro mais justo.
Justificativa
A educação não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade coletiva. Neste sentido, o Colóquio busca promover um espaço de diálogo e reflexão sobre práticas educativas que considerem a diversidade e a singularidade de cada estudante, destacando a importância da empatia e da sensibilidade na construção de ambientes de aprendizagem inclusivos. Ao reunir especialistas de diferentes países ibero-americanos, o Seminário se propõe a compartilhar experiências, trocar saberes e apresentar propostas inovadoras que podem contribuir para a transformação do cenário educacional. Acreditamos que, juntos, podemos promover uma cultura de responsabilidade social que valorize a dignidade humana e fomente a justiça social. Participe deste diálogo transformador e junte-se a nós na busca por uma educação que não apenas ensina, mas que também acolhe e empodera cada indivíduo. Venha contribuir para um futuro onde a “educação sensível” seja acessível a todos e onde cada voz tenha seu devido valor. Esperamos você para, juntos, construirmos um caminho rumo a sociedades mais justas e equitativas. O Colóquio Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade (CIAEI) resulta das atividades científicas de professores pesquisadores e dos alunos brasileiros do Mestrado em Ciências da EducaçãoEducação Especial (MEE) e Mestrado em Gerontologia Social Aplicada (MGSA) da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de estabelecer um diálogo entre os professores do Ensino Superior, Educação Básica; as Instituições e os pesquisadores empenhados nas Políticas Públicas no âmbito da Educação Especial e Intergeracionalidade. No ano de 2025, O Evento conta com a Cooperação das Pró Reitorias de Extensão, de Ensino e de Pesquisa e Pós–Graduação e das Diretorias dos campi do Instituto Federal do Ceará, designado em 14/04/2025 pela Organização das Nações Unidas através da Rede UNAI, Vice-Presidente Internacional do HUB ODS 1 que trata do importante tema da Erradicação da Pobreza. A Rede UNAI, ou United Nations Academic Impact, é uma rede global de instituições de ensino superior que colaboram com as Nações Unidas para promover seus princípios e objetivos. A rede visa impulsionar ações em educação, pesquisa e extensão, com foco na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O I Colóquio Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade ocorreu em 11 de outubro de 2023, no Instituto Federal do Ceará - IFCE, envolvendo a Universidade Católica Portuguesa - UCP, a Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC e a Secretaria dos Direitos Humanos – SEDIH. Foram discutidos aspectos da educação Inclusiva e Intergeracional, no âmbito das Instituições presentes. O II Colóquio Luso-Brasileiro se uniu ao I Seminário Ibero Americano e, além das Instituições de Ensino Superior, teve como parceiros o Tribunal de Justiça do Ceará, por meio da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI) que expandiu suas reflexões para as Políticas Públicas inovadoras e estratégias de cooperação internacional, na implementação dos ODS da Agenda 2030. O Congresso contou com uma representante do Organismo Internacional da Juventude (OIJ) que, junto com todas as Universidades presentes, firmaram o compromisso de construção de um pacto Intergeracional no fomento de ações para o cumprimento da Agenda 2030,com foco na Juventude e na Pessoa Idosa. O III Colóquio Luso-Brasileiro e II Ibero-Americano será realizado no dia 9 de junho de 2025 e terá um formato híbrido - presencial e online. Será abordado o tema “Educação Sensível e Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas”. Sua agenda inclui o Grupo de Pesquisa de Alto Desempenho em Fundamentos da Educação e Responsabilidade Social Educacional (FERSE) da Universidade Rey Juan Carlos. A FERSE propõe um referencial pedagógico pautado na Educação Sensível e na Responsabilidade Social Educacional para o Desenvolvimento Sustentável. Existe um amplo consenso internacional, tanto institucional como político, sobre a necessidade de promover o progresso em direção a um modelo de desenvolvimento sustentável, sobre os princípios e a responsabilidade social que as organizações exigem para garanti-lo (ONU, 2009). A Educação Sensível começa com "quem eu sou" e não com "como eu deveria ser". Assim, o “Desenvolvimento” é verdadeiramente “Sustentável”, porque se baseia na versão original de cada cidadão que contribui para a comunidade com o máximo desempenho e a melhor saúde mental. Isso se expressa criativamente na Responsabilidade Social Educacional (Educa-SSR) como um "modo de ser" para cada cidadão e comunidade que vive com tendência ao cuidado e à expressão saudável de todos os envolvidos e da natureza. A Educação Sensível busca o melhor desempenho em competências, partindo da versão original de cada pessoa que, motivada pelo "eu sou", tende a servir "a nós" criativamente e com maturidade. A Educação Sensível alcança o Desenvolvimento Sustentável ao desenvolver um caráter original e melhorar o desempenho em competições, curar feridas emocionais, desconstruir padrões de comportamento prejudiciais e libertar-se de laços e crenças enganosas. Da perspectiva da Educação Sensível, a responsabilidade social é uma forma autêntica de ser, que emerge de "quem eu sou" e é expressa criativamente por todas as partes interessadas que maximizam de todo o coração o impacto positivo do seu trabalho e minimizam o negativo. Em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi ratificada e aprovada. A Agenda tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vão desde a eliminação da pobreza até o combate às mudanças climáticas, educação, igualdade de gênero, proteção ambiental e o design de nossas cidades (ONU, 2015). Da perspectiva do desenvolvimento sustentável, o impacto educacional é determinado não apenas pela qualidade e desempenho acadêmico, mas também pela contribuição para diminuir a lacuna de desempenho e melhorar a qualidade de vida de todas as partes interessadas. As Nações Unidas identificam quatro dimensões do social das organizações (RSC) consiste no seu compromisso voluntário de maximizar a criação de valor que fomente esse desenvolvimento e minimizar os impactos que possam prejudicá-lo (UNESCO, 2012). Ou seja, o objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a instituição educacional tem uma responsabilidade social especial. Seu desempenho em relação ao ambiente local e à sociedade em geral, bem como seu impacto no meio ambiente, é crucial para atingir os 17 ODS. A RSE não é importante apenas pela sua profundidade, mas também pela sua amplitude, e pode ser considerada a partir de três perspectivas, que juntas formam um quadro mais amplo (Martínez, 2014). 1. Viver a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como todas as organizações, visando maximizar sua contribuição para o Desenvolvimento Sustentável e minimizar o impacto negativo tanto no meio ambiente quanto na qualidade de vida das pessoas. 2. Educar toda a comunidade em responsabilidade social, integrando seus princípios gerais e específicos em programas educacionais relevantes que promovam valores éticos, sociais e ambientais. 3. Educar para o Desenvolvimento Sustentável, levando em consideração a singularidade de cada pessoa, garantindo inclusão, equidade, qualidade e, na medida do possível, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Público Alvo
Pesquisadores(as), docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais da educação, movimentos sociais, técnicos e demais interessados nas áreas temáticas do evento.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Promover um espaço de diálogo, reflexão e compartilhamento de saberes e práticas sobre a Educação Sensível, Inclusiva e Intergeracional, destacando a responsabilidade social no fortalecimento de sociedades justas e equitativas.
Objetivo Específico
Objetivos Específicos: 1-Fomentar o intercâmbio científico e cultural entre instituições ibero-americanas, no campo da educação inclusiva, intergeracional e da RSE; 2-Discutir os princípios da Educação Sensível, compreendendo sua relevância na formação de educadores comprometidos com a equidade e a justiça social; 3-Valorizar a diversidade humana, reconhecendo os desafios e as potencialidades dos processos educativos inclusivos em contextos multiculturais e intergeracionais; 4- Compartilhar experiências, pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para a construção de ambientes educativos mais acolhedores, humanos e socialmente responsáveis. 5-Fortalecer redes de colaboração acadêmica e social voltadas para a promoção de políticas públicas inclusivas e de responsabilidade social na educação; 6- Fomentar o debate interdisciplinar da educação inclusiva entre a educação básica e a comunidade acadêmica, considerando a diversidade e a equidade como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável; 7- Discutir políticas públicas inovadoras que visem promover a inclusão e a intergeracionalidade nas práticas educacionais no contexto das diferenças e diversidades;
Metodologia
Metodologia: Mesas e Painéis Edital de Submissão de Trabalho Científicos III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade Tema central: A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas Ὄ Data: 09 de junho de 2025 Ὄ Local: Auditório TRE - Rua Dr. Pontes Neto, 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 Nota: O Congresso terá continuidade para apresentação de trabalhos pelos participantes, em sessão a ser realizada no dia seis do mês de agosto de 2025, na modalidade Ead. A Comissão Organizadora do III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade torna pública a Chamada de Trabalhos Acadêmico-Científicos que farão parte dos Anais do respectivo Congresso com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências, pesquisas e práticas relacionadas à temática da Educação Inclusiva, Intergeracionalidade, Educação Sensível e Responsabilidade Social. Os resumos serão publicados nas revistas Id on Line-Revista Multidisciplinar e de Psicologia, e na Amadeus International Multidiciplinary Journal, de acordo com os Eixos Temáticos indicados nas informações do Congresso. 1. PÚBLICO-ALVO Pesquisadores(as), docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais da educação, movimentos sociais, técnicos e demais interessados nas áreas temáticas do evento. 2. EIXOS TEMÁTICOS Os trabalhos devem estar relacionados a um dos seguintes eixos: Educação Sensível: Práticas pedagógicas que promovam uma abordagem que valorize a afetividade, empatia, o cuidado e a atenção às necessidades emocionais e sociais dos estudantes na sua formação integral Desafios e oportunidades para a construção de ambientes sensíveis e acolhedores. A Educação como Instrumento de resolução de conflitos, mediação e construção da Paz e da Justiça. Educação Inclusiva: Políticas públicas e práticas educacionais inclusivas. A integração de alunos com diferentes necessidades e realidades sociais. Tecnologia assistiva e inovação na educação inclusiva. Intergeracionalidade e Educação: Projetos intergeracionais inovadores no contexto educacional e experiências de sucesso como ferramenta de inclusão social . O impacto da troca de saberes entre diferentes faixas etárias:desafios e soluções para integrar diferentes gerações no processo educacional. As políticas públicas do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. Responsabilidade Social na Educação: O papel das instituições de ensino na formação de cidadãos críticos e responsáveis. Parcerias e práticas sociais que envolvem a educação para o Desenvolvimento Sustentável. A responsabilidade das instituições educacionais no desenvolvimento de sociedades justas e equitativas com foco na Agenda 2030 3. NORMAS PARA SUBMISSÃO: resumo Os participantes podem submeter trabalhos nas seguintes modalidades de: Apresentação de Banner e Comunicação Oral; Cada autor/a poderá submeter até 01 trabalho, podendo haver até 03 co-autores(as) por trabalho (incluindo orientador/a, se houver). Em ambas as modalidades os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, que deverão ter no mínimo 925 e no máximo 1850 caracteres, contendo: introdução, objetivos, metodologia (se aplicável), resultados esperados/obtidos, conclusões e referências bibliográficas. O texto deve ser redigido em português ou espanhol. O envio deverá ser feito por meio do Sistema de Inscrição e Certificação - SIC/CED com o prazo para submissão de Banner até o dia 04 de junho de 2025. A apresentação do Banner será no dia 09 de junho de 2025. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento. Para os trabalhos submetidos para Comunicação Oral, o prazo para envio dos resumos será até 15 de julho de 2025 e a apresentação acontecerá no dia 06 de agosto de 2025, de forma síncrona, via meet, por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Serão enviados posteriormente, e-mails com as informações para a Comunicação Oral. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento. 4. FORMATO DO BANNER (POSTERS) Tamanho: 0,90m de largura x 1,20m de altura Material: lona ou papel em suporte rígido Elementos obrigatórios: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição de vínculo, e-mail de contato e logotipo do evento (a ser fornecido), conforme Template a ser divulgado. O banner deverá ser fixado pelos próprios autores no local e horário indicados pela organização. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento. 5. AVALIAÇÃO E RESULTADO Os resumos serão avaliados por pareceristas ad hoc indicados pela Comissão Científica. Os critérios de avaliação incluem: pertinência ao tema, clareza, originalidade, consistência metodológica e relevância. O resultado dos trabalhos aprovados para apresentação em Banner estarão disponíveis no SIC/CED até o dia 05 de junho de 2025. O resultado dos trabalhos aprovados para Comunicação Oral estarão disponíveis no SIC/CED até o dia 31 de julho de 2025. 6. DIA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Apresentação presencial em Banner - No dia 09/06, conforme programação. Comunicação Oral, acontecerá online, no dia 06 de agosto de 2025. 7. CERTIFICAÇÃO Será emitido certificado de apresentação para os/as autores/as que apresentarem trabalho, tanto na modalidade Banner, quanto na Comunicação Oral. A certificação será de 16h, sendo 8h presenciais e 8h a distância. 8. DISPOSIÇÕES FINAIS A inscrição no evento é gratuita, mas é obrigatória para todos os participantes e para os/as autores/as que submeterão seus trabalhos. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora. Dúvidas e informações: E-mail: coloquioiberoamericanoeducasen@gmail.com COMISSÃO ORGANIZADORA Profa. Dra. Filomena Ponte (UCP-Universidade Católica Portuguesa) Prof. Dr. Luís Martinez (Universidad Rey Juan Carlos-URJC - Espanha) Prof. Dr. Francisco Antonio Barbosa Vidal (IFCE) Profa. Dra. Claudia Maria Sales Mendes (SEDUC-CE) Profa. Ma. Ana Cláudia Lima de Assis (SEDUC/CEJA) Profa. Ma. Elizabete Távora (SEDUC/ EEMTI João Mattos) Profa. Dra. Vagna Brito de Lima (CODED-CED - SEDUC) Profa. Dra. Jacqueline Rodrigues Moraes (CODED-CED - SEDUC) Profa. Ma. Edite Maria Lopes Lourenço (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnica Aline Helle Ribeiro Barros (CODED-CED - SEDUC) Profa. Dra. Ana Joza de Lima (CODED-CED - SEDUC) Prof. Me. Raimundo Sampaio Sales (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Francisco Valney de Sousa Costa Filho (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Gleidson Sales Melo (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnica Joyce Cristiany de Aguiar Vieira (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Marcelo Alves Teófilo (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Maria Marcigleide Araújo Soares (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Maxwell Alves Teixeira (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Túlio Flávio de Vasconcellos(CODED-CED - SEDUC) COMISSÃO DE APOIO ALUNOS/AS E EX ALUNOS/AS MESTRANDOS /AS DA UCP - UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (BRAGA, PORTUGAL) COMISSÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Filomena Ponte (Universidade Católica Portuguesa-Portugal) Prof. Dr. Eduardo Duque (Universidade Católica Portuguesa-Portugal) Prof. Dr. Bento da Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal) Prof. Dr. Paulo Dias (Universidade Católica Portuguesa-Portugal) Prof. Dr. Leandro Almeida (Universidade de Minho- Portugal) Prof. Dr. Sidney Guerra (Universidade Federal do Ceará-Brasil) A Profa. Dra. Gislene Farias (Universidk um ade Federal do Cariri-Brasil Prof. Dr. Luis Martinez ( Universidade Rey Juan Carlos-Espanha) Profa. Dra. Begoña Ladrón de Guevara (Universidade Villanueva - Espanha) Profa. Dra. Soraya Oronoz Rodríguez ( Universidade Rey Juan Carlos - Espanha) Profa. Dra. Ana Cristina Almeida (Faculdade Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-Portugal) Prof. Dr. Wally Menezes (Reitor do IFCE) A Profa. Dra. Joelia Marques (IFCE) A Profa. Dra. Vagna Brito de Lima (CODED-CED - SEDUC) A Profa. Dra. Karine Pinheiro de Souza (UFCA) Prof. Dr. Adriano Barros (IFCE) A Profa. Dra. Germania Kelly (SEDUC) Prof. Dr. Helder Nogueira Andrade (SEDUC) Profa. Dra. Cristiane Borges Braga (IFCE) Prof. Dr. Francisco Antônio Barbosa Vidal (IFCE) A Profa. Dra. Ana Cláudia Uchôa (IFCE) A Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa (UNILAB) A Profa. Dra. Jacqueline Rodrigues Moraes (CODED-CED - SEDUC) Profa. Ms Edite Maria Lopes Lourenço (CODED-CED - SEDUC) Profa. Ms Ana Claudia Lima de Assis (Universidade Estadual do Ceará) Ms. Lira Ramos de Oliveira (TJCE)