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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Acessibilidade Curricular e PEI-AC no IFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
23/06/2025
Previsão de Fim:
19/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Benedito Gomes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Gomes Rodrigues IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 23/06/2025 19/09/2025
Hivi de Castro Sperandio IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/06/2025 19/09/2025
Josy Lucia Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/06/2025 19/09/2025
Leonardo Martins das Chagas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/06/2025 19/09/2025
Luciana da Conceicao Ancelmo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/06/2025 19/09/2025
Marina Cavalcanti Tavares Clemente IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/06/2025 19/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto propõe a realização de um minicurso de formação continuada em acessibilidade curricular, voltado a docentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a profissionais da comunidade externa que atuam com educação inclusiva. A atividade tem como foco central a promoção da inclusão educacional por meio da utilização do Plano Educacional Individualizado com Acessibilidade Curricular (PEI-AC), enquanto ferramenta pedagógica para garantir o acesso, a permanência e o êxito de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). Mais do que discutir apenas o regulamento institucional, o minicurso se concentra na formação de educadores para a prática da inclusão escolar, capacitando-os para elaborar, adaptar e aplicar o PEI de forma colaborativa, contextualizada e alinhada aos direitos humanos e à equidade educacional.
Justificativa
Apesar de avanços normativos, como a LBI (Lei nº 13.146/2015), o Decreto nº 7.611/2011 e o Parecer CNE/CEB nº 11/2012, o acesso formal de estudantes com deficiência e outras necessidades educacionais específicas às instituições de ensino ainda não assegura, por si só, a efetiva participação e aprendizagem. Relatos recorrentes de profissionais da educação, documentos institucionais de núcleos de acessibilidade (como os NAPNEs), e observações de campo indicam que muitos estudantes enfrentam barreiras físicas, pedagógicas, comunicacionais e atitudinais no cotidiano escolar. Essas dificuldades tornam evidente a importância de formar educadores para elaborar e aplicar instrumentos pedagógicos de inclusão, como o PEI. No contexto do IFCE e de escolas públicas locais, percebe-se a presença de estudantes com deficiências, transtornos de aprendizagem, altas habilidades e outras condições que demandam intervenções diferenciadas. No entanto, ainda são escassos os espaços formativos que possibilitem aos profissionais da educação discutir, planejar e executar práticas pedagógicas que promovam a equidade. Formar educadores para utilizar o PEI como ferramenta de inclusão é uma estratégia concreta para: Planejar intervenções pedagógicas mais justas e adequadas; Promover a escuta qualificada do estudante e sua família; Favorecer a permanência e o êxito escolar. Além disso, a proposta reforça o papel social do IFCE ao oferecer formação à comunidade externa, fortalecendo a cultura da inclusão e os compromissos da educação pública com a equidade.
Público Alvo
Professores da rede pública de ensino (municipal e estadual); Profissionais das áreas da saúde e da assistência social que atuam com inclusão escolar; Estudantes de cursos de licenciatura de instituições públicas de ensino superior, especialmente aqueles com interesse ou atuação em educação inclusiva; Representantes de conselhos e coletivos ligados aos direitos da pessoa com deficiência; Estimativa: 10 a 20 participantes diretos da comunidade externa.
Objetivo Geral
Capacitar profissionais da educação para promover a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas por meio da construção e aplicação pedagógica do Plano Educacional Individualizado com Acessibilidade Curricular (PEI).
Objetivo Específico
Compreender os fundamentos legais e pedagógicos do PEI enquanto instrumento de inclusão. Discutir os processos de identificação, acolhimento e escuta ativa dos estudantes com NEE. Desenvolver competências para elaborar PEIs com foco na prática docente e na adaptação curricular. Estimular o trabalho colaborativo e intersetorial entre educação, saúde e assistência. Promover o intercâmbio de práticas inclusivas entre os participantes.
Metodologia
O minicurso será desenvolvido de forma remota, com atividades predominantemente online, combinando momentos síncronos (aulas ao vivo e rodas de conversa) e assíncronos (leituras orientadas, vídeos e construção de materiais). A metodologia prioriza a formação prática e reflexiva, com foco na aplicabilidade do PEI no cotidiano escolar. Etapas: Planejamento e articulação institucional: Levantamento das demandas com o NAPNE, a Direção de Ensino e possíveis parceiros externos; Elaboração dos conteúdos formativos, estudos de caso e fichas simuladas de PEI. Divulgação e mobilização: Divulgação interna por meio de e-mail institucional; Divulgação externa pelas mídias sociais oficiais do campus. Execução do minicurso (20h online): Módulo 1 – Fundamentos legais e conceituais do PEI e da inclusão educacional Módulo 2 – Identificação e acolhimento de estudantes com NEE Módulo 3 – Elaboração colaborativa do PEI: conteúdo, objetivos e adaptação curricular Módulo 4 – Práticas pedagógicas inclusivas a partir do PEI: avaliação e acompanhamento Os módulos envolverão: Encontros ao vivo (via RNP ou google meet); Acesso a vídeos, textos e materiais de apoio no Google Classroom; Atividades práticas e colaborativas em grupo. Métodos utilizados: Aulas expositivas dialogadas (online e gravadas); Estudo de casos (simulações baseadas em perfis de estudantes fictícios); Oficinas práticas com simulação e elaboração de PEIs; Rodas de conversa intersetoriais com participantes da educação e saúde. Avaliação: Acompanhamento contínuo durante as oficinas; Questionário de avaliação de satisfação e autoavaliação (online); Entrega de PEIs fictícios elaborados pelos participantes, como produto final. Devolutiva e articulação futura: Envio de relatório à Direção de Ensino e ao NAPNE; Levantamento de interesse para novos ciclos formativos com as redes públicas e estudantes de licenciatura.