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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto sobre Práticas Inclusivas- 3ª Edição: Quebrando Barreiras Atitudinais.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/07/2025
Previsão de Fim:
01/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
105
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
210
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cascavel
Chorozinho
Horizonte
Pacajus
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Eugenio Dantas Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adele Cristina Braga Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Alan Cristian Silva de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Angelica Maria de Oliveira Almeida IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Elizeu Lucas de Souza Braga IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Flavia de Miranda Leao Leite Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Francisco Emison da Costa Benício SEDUC-HOR Integrante Sem vínculo Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Francisco Eugenio Dantas Junior IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 01/07/2025 01/01/2026
Horacio Leonel dos Santos Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Jéssica Gomes dos Santos Mendes Terceirizado IFCE-HOR Integrante Sem vínculo Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Joao Martins de Morais Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Maria de Fátima Monteiro Germano IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Marilia Dionisia da Costa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Mical Freitas Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Monick Alexandre da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Rayanne Carneiro de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Régia Patrícia da Silva Mota CACE-HOR Integrante Sem vínculo Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Sabrina Oliveira Rosa Duarte Cavalcante IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Wanderson Monteiro de Sousa Terceirizado IFCE-HOR Integrante Sem vínculo Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE)- Campus Horizonte, por meio do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), promoverá o Projeto sobre práticas inclusivas- 3ª Edição: Quebrando Barreiras Atitudinais. O evento contará com rodas de conversa em sala de aula com os discentes sobre atitudes, comportamentos e percepções positivas em relação ás pessoas com deficiência e palestras sobre a temática da inclusão na perspectiva da acessibilidade atitudinal na educação, com o público interno e externo à instituição. Esse projeto faz parte de um conjunto de ações inclusivas promovidas pelo NAPNE/IFCE-HOR, setor este, responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas a política de inclusão no campus e, tem como objetivo contribuir para o conhecimento dos sujeitos internos e externos, no que diz respeito a conceitos e práticas inclusivas, e por sua vez, proporcionar espaços de debate sobre inclusão na perspectiva atitudinal e anticapacitista, entendendo esse momento como uma provocação, que tem finalidade perceber o outro sem preconceitos, estigmas, esteriótipos e discriminações, acolhendo indistintamente e atingindo todos os alunos e demais participantes, considerando suas necessidades e se estruturando em função de contemplar as especificidades de todos os estudantes sem distinção, tendo igualdade e diferenças como elementos indissociáveis, pois todos os alunos “... tem o direito a serem iguais quando a diferença lhes inferioriza; e o direito a serem diferentes quando a igualdade lhes descaracteriza.” (Santos, 2003, p.56). Assim, o objetivo do projeto é contribuir com a ideia de que a acessibilidade atitudinal é fundamental para impulsionar as formas de acessibilidade arquitetônica, comunicacional, programática, metodológica e instrumental, pois é a atitude da pessoas que impulsiona a remoção de barreiras á inclusão. Dentro de um conjunto de políticas institucionais, é pretensão do Campus e do referido Núcleo oferecer a um (a) estudante regularmente matriculado (a), em cursos técnicos ou superiores, do IFCE- Campus Horizonte a possibilidade de atuação no referido projeto e nas demais atividades propostas. Desta forma, as atividades desenvolvidas pelo Bolsista remunerado consistirá basicamente das seguintes atividades que deverão ser desenvolvidas no período de vigência desta proposta, em conformidade com o edital 04/2025, ou outras que surgiram no decorrer do processo: Participar da elaboração e da execução das políticas de inclusão no campus; Auxiliar nas diversas ações promovidas pelo Núcleo; Contribuir com a Elaboração de materiais sobre acessibilidade atitudinal por meio impresso e multimídia; Realizar estudos sobre a temática, apoiar projetos e divulgar as ações realizadas pelo Núcleo; Apoiar, de forma técnica, as reuniões, encontros e formações virtuais e presenciais realizadas durante o período de vigência da bolsa; Fazer capacitações visando contribuir com as ações inclusivas no campus; Estudar as leis e documentos balizadores das práticas a inclusão, acessibilidade, educação inclusiva e práticas anticapacitistas; Contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência, buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades e as questões relacionadas a acessibilidade em suas várias dimensões; Participar de reuniões convocadas pelo NAPNE; Elaborar relatórios de atividades desenvolvidas; Realizar todas as atividades propostas ao Bolsista em conformidade com o edital 04/2025 e demais orientações provenientes do Coordenador do Projeto. Por fim, este projeto visa conscientizar sobre a importância de atitudes inclusivas e respeitosas em relação ás pessoas com deficiência, eliminando preconceitos e barreiras comportamentais.
Justificativa
Atualmente diversos estudos e ações foram realizadas sobre a inclusão educacional na perspectiva atitudinal e anticapacitista, contudo, essa temática ainda contém lacunas que nos permitem seu aprofundamento em suas inúmeras interfaces, seja na identificação das deficiências, respeito às diferenças, propostas de atividades, recursos materiais, desmistificações, quebra de paradigmas Arquitetônicas, comunicacionais, instrumentais, programáticas, metodológicas e Atitudinais, formação de profissionais, entre outros aspectos. Dessa forma, o papel das instituições educacionais consiste em favorecer que cada um, de forma livre e autônoma, reconheça nos demais a mesma esfera de direito e respeito que exige para si. Esta concepção permite concluir que o conceito de inclusão engloba também aqueles que de certa forma são excluídos da sociedade e não somente alunos com deficiências. Sendo assim, as dificuldades para a conquista de uma educação inclusiva existem e precisam ser discutidas pelos vários agentes da sociedade. Assim, a importância deste projeto se configura pelo fato de almejar construir esses espaços para discussão e consequentemente buscar a criação de estratégias para pensar e interferir na realidade, buscando a inclusão das pessoas com dificuldades de aprendizagem, deficiências e demais limitações, de acordo com os princípios da equidade de oportunidades, acessibilidade atitudinal e anticapacitismo.
Público Alvo
Docentes, discentes, servidores da rede pública municipal, estadual e federal, profissionais da educação e do atendimento e, demais profissionais interessados na temática, num total de 110 beneficiados.
Objetivo Geral
Contribuir para o conhecimento da comunidade escolar do IFCE/Horizonte e dos profissionais da rede pública federal, estadual e municipal no que diz respeito a conceitos e práticas inclusivas atitudinais e anticapacitistas, e por sua vez, proporcionar espaços de debate sobre educação inclusiva, entendendo esse momento como uma provocação, que tem a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e do atendimento a pessoa com ou sem deficiência em espaços formais e não formais de educação, assim como sobre orientações amplas e por deficiência sobre acessibilidade atitudinal.
Objetivo Específico
Produzir material informativo sobre acessibilidade atitudinal por meios impressos e multimídia. Promover rodas de conversa em sala de aula com o material produzido afim de promover a conscientização acerca dos princípios teóricos e práticos da acessibilidade atitudinal. Promover palestra sobre acessibilidade atitudinal na perspectiva de ações colaborativas entre os sujeitos institucionais. Promover palestra sobre anticapacitismo e acessibilidade atitudinal na perspectiva de combater discriminações e preconceitos contra a pessoa com deficiência. Refletir sobre nossas atitudes e sobre as pessoas com as quais convivemos,á partir do filme corda.  Desenvolver a empatia e a conscientização sobre as necessidades de pessoas com deficiência, além de aprimorar habilidades de orientação e mobilidade para todos. 
Metodologia
Para o desenvolvimento do projeto, serão necessárias as seguintes etapas: A divulgação do Projeto será feita através de diversos canais, como redes sociais, site institucional e contato direto com as secretarias, órgãos e instituições. Para garantir a participação do público externo no projeto adotaremos uma abordagem estratégica que envolva comunicação clara, engajamento ativo e oportunidades de participação em diferentes fases do projeto, mantendo sempre diversos canais abertos para responder ao público, como por exemplo, redes sociais e e-mail. Elaboração e confecção de materiais sobre acessibilidade atitudinal (Discussões em grupo e construção de material coletivo). Reflexões, questionamentos e tira dúvidas entre os cursistas, os ministrantes das rodas de conversa e das palestras; Interação entre os participantes; Troca de experiências e construção de novos saberes. Participação da Comunidade interna e externa na disseminação dos conhecimentos obtidos nesta proposta de projeto. Estudo de caso sobre as temáticas, exposições sobre a temáticas, atividades práticas e vivenciais. Em conformidade com os objetivos do projeto segue as demais etapas de execução: As etapas do Projeto sobre Práticas Inclusivas- 3ª Edição: Quebrando Barreiras Atitudinais ocorrerão de forma simultânea, desta forma a atividade de sensibilização, ocorrerá por adesão e por meio de rodas de conversa, nas salas de aulas e, acontecerá, nos meses de setembro e outubro de 2025, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e troca de experiências, onde se discutirá a importância de se perceber e tratar o outro sem preconceitos, estigmas e discriminações.  Assim, a 2ª etapa do Projeto sobre Práticas Inclusivas- 3ª Edição: Quebrando Barreiras Atitudinais, acontecerá nos dias, 30-09-2025 (manhã), 15-10-2025(Manhã), 17-11-2025( manhã) e 11-12-2025 (Manhã), das 8h às 12h, no IFCE, em Horizonte e contará nesta 2ª etapa, respectivamente, com Palestra sobre Acessibilidade Atitudinal- uma responbilidade coletiva no IFCE; Cine Inclusão NAPNE/IFCE-HOR com o Filme Curta Metragem Corda; Oficina sobre acessibilidade Atitudinal e Anticapacitismo e uma atividade de orientação e mobilidade. As inscrições para 2ª etapa, do Projeto sobre Práticas Inclusivas - 3ª Edição: Quebrando Barreiras Atitudinais, estarão disponíveis no período de 15 de setembro de 2025 a 19 de setembro de 2025 no site: https://ifce.edu.br/horizonte. As vagas serão divulgadas no período de inscrição e serão destinadas a comunidade interna e externa, de acordo com a proposta e o público-lavo do evento e preenchidas por ordem de inscrição. O Resultado da Seleção dos Cursistas da 2ª Etapa será divulgado no período de 22/09/2025 a 26/09/2025. A finalização e avaliação= Encerramento das atividades e elaboração do relatório final ocorrerá no período de 12/12/2025 a 31/12/2025. Ao final do sobre projeto Práticas Inclusivas- 3ª Edição: Quebrando Barreiras Atitudinal, os cursistas receberão a certificação conforme a participação nas atividades, destinadas ao público externo e/ou ao público interno.