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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ciclo de oficinas - Mãos que falam 2
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itaiçaba
Jaguaruana
Palhano
Russas
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Tiago Sousa Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreia Alves Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/07/2025 31/12/2025
Christyan Soares Gomes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/07/2025 31/12/2025
FERNANDA BARBOSA SOARES PEREIRA IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 3 01/07/2025 31/12/2025
Tiago Sousa Moreira IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 18 30/06/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Ciclo de Oficinas - Mãos que Falam 2" tem como objetivo promover o ensino e a disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de uma série de oficinas praticas voltada para a comunidade externa, estudantes, professores do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A iniciativa busca contribuir para a construção de uma comunidade mais inclusiva e sensível às necessidades da população surda. Reconhecendo a importância da Libras como uma ferramenta essencial para a inclusão de pessoas surdas na sociedade, o projeto visa capacitar os participantes para se tornarem agentes de transformação, ampliando o acesso e a compreensão dessa língua.
Justificativa
A intervenção proposta pelo projeto "Ciclo de Oficinas - Mãos que Falam 2" é profundamente relevante no contexto social atual, uma vez que responde a uma demanda crescente por inclusão e acessibilidade no campo da educação. A iniciativa visa preencher lacunas significativas na comunicação entre pessoas ouvintes e surdas, promovendo o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Jaguaruana. No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 reconhece Libras como a língua oficial da comunidade surda, e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assegura o direito de alunos surdos à educação bilíngue. Contudo, muitas pessoas dentre elas educadores e profissionais ainda carecem de formação adequada para lidar com as especificidades linguísticas e culturais dessa comunidade. A intervenção proposta é, portanto, uma resposta direta às necessidades de inclusão social e educacional, facilitando a comunicação e promovendo a integração dos surdos na vida acadêmica e social. Ao promover o ensino de Libras, o projeto não só melhora as condições de inclusão no ambiente acadêmico, mas também fortalece o compromisso do IFCE com a responsabilidade social e a promoção da cidadania. A intervenção é um exemplo de como o conhecimento produzido no ambiente acadêmico pode e deve ser aplicado para resolver problemas reais da sociedade, garantindo que a educação seja um instrumento de transformação social e de construção de um mundo mais justo e inclusivo.
Público Alvo
O público-alvo do projeto de extensão "Ciclo de Oficinas - Mãos que Falam 2" é a população de Jaguaruana, com foco específico em professores da rede pública e outras pessoas da comunidade. A ação busca atender diretamente esses grupos, oferecendo capacitação em Libras para promover uma educação mais inclusiva e acessível, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância da língua de sinais. O projeto também pode ter um público-alvo indireto, como estudantes e familiares que se beneficiarão das práticas mais inclusivas dos educadores capacitados.
Objetivo Geral
Desenvolver a competência comunicativa em Língua Brasileira de Sinais (Libras) entre os participantes do projeto, implementando um ciclo de oficinas que promova a inclusão social e educacional das pessoas surdas, construindo um ambiente mais acessível e propondo a sensibilização da comunidade acadêmica e local para a importância da Libras como língua e ferramenta de integração.
Objetivo Específico
Oferecer oficinas práticas de Libras para população de Jaguaruana e cidades vizinhas. Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da inclusão e da comunicação acessível. Promover a valorização da cultura surda e o respeito à diversidade linguística.
Metodologia
A metodologia adotada para o projeto "Ciclo de Oficinas - Mãos que Falam 2" está estruturada em etapas claras e ações específicas para garantir o alcance dos objetivos definidos. As oficinas serão realizadas semanalmente, com duração média de três horas por encontro, organizadas em módulos temáticos. Esses módulos abordarão desde o básico da Libras até aspectos culturais e sociais da comunidade surda. A abordagem metodológica será ativa e participativa, utilizando recursos como recursos visuais, apresentações multimídia e vídeos em Libras, atividades práticas como jogos, simulações e dinâmicas que promovam a interação entre os participantes, dinâmicas de grupo para fortalecer o aprendizado e a troca de experiências e materiais didáticos, como apostilas e fichas de exercícios. As etapas da intervenção incluem o planejamento, divulgação e mobilização, critérios para participação, metas, execução das oficinas, acompanhamento e avaliação. O planejamento envolve a definição dos conteúdos, elaboração dos materiais didáticos, organização do cronograma e alocação de facilitadores e intérpretes de Libras. Na divulgação e mobilização, serão feitas campanhas nas redes sociais, e-mails, grupos de comunicação do IFCE e da comunidade local, além da divulgação em escolas públicas e associações. Os critérios para participação incluem o público-alvo, formado por professores da rede pública, estudantes e membros da comunidade, com inscrição prévia para controle de vagas. As metas do projeto incluem capacitar até sessenta participantes ao final do ciclo e promover a sensibilização sobre inclusão linguística na comunidade. A execução das oficinas será dividida em teoria e prática, com atividades reflexivas sobre os desafios da inclusão no município. O acompanhamento será feito por meio de registros de frequência e participação nas dinâmicas. A avaliação será formativa, com questionários e exercícios práticos durante as oficinas, e somativa, com uma avaliação final incluindo a apresentação em vídeo de atividades em Libras. Feedback dos participantes será coletado para aprimoramento contínuo. Os responsáveis pelo projeto incluem a coordenação geral, que supervisionará as etapas, e os facilitadores, que ministrarão os módulos e acompanharão o progresso dos participantes. O ciclo de oficinas será realizado ao longo de três meses, com início em setembro e encerramento em novembro. O acompanhamento e avaliação contarão com relatórios mensais para monitorar as metas e ajustar estratégias, garantindo a qualidade e efetividade das oficinas, promovendo um aprendizado significativo e sustentável alinhado aos objetivos de inclusão social e educacional do projeto.