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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Guardiões da Fauna-Formação e Cidadania para a Conservação da Fauna Silvestre
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
21/07/2025
Previsão de Fim:
21/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa Jovem Aprendiz
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Mala direta
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francinilda de Araujo Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Martins Santana IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 28/07/2025 31/12/2025
Angelica Maria Luna Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Cristiane Pereira de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Francinilda de Araujo Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/07/2025 21/01/2026
Gabriela Liberalino Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A presente proposta visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para como aprendizes em áreas relacionadas à conservação da fauna silvestre. Por meio de atividades educativas, pesquisa aplicada e ações comunitárias, buscando promover a educação ambiental, o desenvolvimento profissional e a geração de renda sustentável. Com foco no protagonismo juvenil, a iniciativa pretende contribuir para a inclusão social e o fortalecimento do vínculo desses jovens com a natureza e mundo do trabalho, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico local, ao integrar conservação ambiental com oportunidades concretas de formação e trabalho com geração de emprego e renda com foco no desenvolvimento sustentável.
Justificativa
A inclusão de jovens aprendizes em ações voltadas à conservação ambiental configura-se como uma estratégia eficaz para promover a educação socioambiental e, ao mesmo tempo, enfrentar desafios estruturais que afetam a juventude brasileira, como a evasão escolar, o desemprego precoce e a exposição a contextos de vulnerabilidade e violência. Assim, fazem-se necessárias iniciativas que aliem qualificação técnica, inserção no mundo do trabalho e engajamento em questões socioambientais. A proposta do IFCE – campus Crato, ao integrar os cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia à formação de jovens aprendizes com foco na temática da fauna silvestre, responde essa demanda de forma inovadora. Ao promover experiências práticas em educação ambiental, manejo e conservação de espécies, o programa ora proposto estimula o protagonismo juvenil, fortalece vínculos com o território e contribui para a construção de trajetórias de vida mais sustentáveis, dignas e alinhadas às realidades locais e regionais, desenvolvendo competências técnicas compatíveis com as exigências do mundo do trabalho. Além disso, a proposta atuará como ferramenta estratégica de transformação social, colaborando diretamente para a redução das vulnerabilidades enfrentadas por jovens em situação de exclusão social.
Público Alvo
Aquasis Fundação Araripe Secretarias de \Meio Ambiente Municipais e Estaduais IBAMA, ICMBio, Zoológicos, ONGs ambientais BiodiverSa Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres Instituições de ensino técnico ou superior Empresas que cumpram a cota legal do Jovem Aprendiz
Objetivo Geral
Inserir jovens dos cursos Técnico em Agropecuária e Zootecnia em situação de vulnerabilidade social como aprendizes em instituições ou empresas e relacionadas à conservação da fauna silvestre, promovendo desenvolvimento profissional e inclusão desses jovens no mercado de trabalho nas diversas áreas relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Objetivo Específico
Integrar saberes interdisciplinares por meio de vivências práticas, em parcerias com instituições públicas, ONGs ou centros de reabilitação, zoológicos, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática; Promover a inserção de jovens para atuarem em áreas administrativas, educacionais e técnicas com foco ambiental; Desenvolver competências profissionais do jovem aprendiz que favoreçam a empregabilidade e o ingresso qualificado no mercado de trabalho.; Fortalecer parcerias com escolas, instituições públicas e privadas para apoiar ações conjuntas que integrem educação, meio ambiente e trabalho digno.
Metodologia
O projeto será desenvolvido a partir de uma abordagem integrada, combinando formação teórica, atividades práticas, estágio supervisionado e ações de mentoria, com foco no desenvolvimento técnico-profissional dos jovens aprendizes. As atividades serão realizadas no IFCE – Campus Crato e em instituições parceiras, por meio de parcerias firmadas com organizações públicas e privadas atuantes na área ambiental e na proteção da fauna silvestre. Formação Teórica As atividades teóricas ocorrerão em ambiente presencial ou virtual (dependendo das condições institucionais e logísticas), e serão ministradas por pelo coordenador e equipe do Núcleo Estagiário Jovem Aprendiz e bolsista. A programação formativa será estruturada em módulos, com palestras, oficinas, rodas de conversa e dinâmicas participativas. Temas abordados: Direitos trabalhistas e cidadania: direitos e deveres do jovem aprendiz, inclusão social e mercado de trabalho. Formação profissional do Jovem Aprendiz: postura, habilidades socioemocionais e projeto de vida. Ética e meio ambiente: valores, responsabilidade socioambiental e conduta ética em espaços de conservação. Introdução à fauna silvestre brasileira: biomas, espécies nativas, biodiversidade e sua importância ecológica. Tráfico de animais e legislação ambiental: crime ambiental, políticas públicas, Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Noções de primeiros socorros e manejo não profissional: cuidados emergenciais, biossegurança e comportamento frente a animais silvestres. Educação ambiental e comunicação social: práticas pedagógicas, produção de conteúdo e mobilização comunitária. Atividades Práticas Os jovens aprendizes participarão de experiências práticas em campo e ações educativas, sempre sob supervisão de profissionais e de acordo com as diretrizes pedagógicas do programa. Exemplos de atividades: Apoio a ações educativas em zoológicos, unidades de conservação, reservas e centros ambientais; Produção de materiais informativos (cartilhas, vídeos, posts para redes sociais, podcasts); Participação em campanhas de sensibilização sobre a fauna silvestre e o combate ao tráfico de animais; Apoio a atividades administrativas em instituições parceiras, com foco na gestão ambiental. Estágio Supervisionado O estágio será uma etapa fundamental para a vivência prática do jovem aprendiz em ambientes profissionais. As parcerias com instituições reconhecidas no campo ambiental e da fauna silvestre proporcionarão experiências reais de trabalho, contribuindo para a formação técnica e cidadã dos estudantes. Instituições parceiras previstas: Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos) Fundação Araripe ONG BiodiveSa IBAMA CETAS – Centros de Triagem de Animais Silvestres Zoológicos e Centros de Reabilitação de Fauna Silvestre Mentorias e Rodas de Conversa Serão promovidas mentorias temáticas e rodas de conversa com profissionais atuantes nas áreas de meio ambiente, conservação e educação, como biólogos, médicos veterinários, zootecnistas, educadores ambientais e gestores públicos. Essas atividades permitirão o compartilhamento de experiências, orientação profissional e fortalecimento de vínculos entre os aprendizes, setor socioambiental e ao mundo do trabalho.