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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Estágio 2025: criando conexões com o mundo do trabalho para aprimoramento
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/07/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Alcântaras
Amontada
Bela Cruz
Camocim
Cariré
Coreaú
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Granja
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibiapina
Ipu
Irauçuba
Itapagé
Itapipoca
Itarema
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Miraíma
Mucambo
Reriutaba
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
Senador Sá
Sobral
Tianguá
Ubajara
Varjota
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Amanda Mazza Cruz de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Mazza Cruz de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/07/2025 31/12/2025
Keciana Farias De Morais IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 1 01/07/2025 31/12/2025
Lucas Daniel de Carvalho Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que oportuniza o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para sua atividade laboral. Como componente do projeto pedagógico dos cursos e integrante do itinerário formativo do educando, promove a contextualização curricular e desenvolve no educando habilidades e competências próprias da atividade profissional (BRASIL, 2008). É durante a formação acadêmica, sobretudo na atividade do estágio curricular, que o educando compreende os pressupostos e as diretrizes fundamentais e decisivas para a constituição de sua identidade profissional (PEREIRA E DA SILVA, 2024). Assim, promover e apoiar atividades de estágio faz parte das atividades fim de uma instituição de ensino profissionalizante.
Justificativa
Conforme Larossa Bondía (2002), a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Deste modo, a articulação entre teoria e prática promovida no exercício do estágio traz aprendizagem significativa aos educandos, por isso é fundamental promovê-la e apoiá-la e a destinação de um bolsista para auxiliar nas atividades desenvolvidas no setor de estágio do campus Sobral, só tem a agregar no sucesso das mesmas.
Público Alvo
Empresas dos mais diversos ramos abrangidos pelas formações oferecidas pelos cursos do IFCE Sobral e seus clientes, agentes de integração
Objetivo Geral
Sedimentar uma cultura de estágio como espaço para troca de experiências, parcerias, cooperação e desenvolvimento de competências, contribuindo para o atendimento de demandas empresariais associado ao pleno desenvolvimento das potencialidades do educando.
Objetivo Específico
Divulgar à comunidade acadêmica em geral as atualizações dos regulamentos relativos aos estágios; Promover ações de resgate dos estudantes com estágio pendente ou incompleto; Divulgar os cursos do campus e o perfil dos estudantes para as empresas potencialmente receptoras de estagiários; Prospectar e divulgar vagas de estágio; Promover espaços e/ou atividades de articulação entre teoria e prática, trocas de experiências, desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, relacionais e emocionais para o desenvolvimento do trabalho e aproximação entre a instituição de ensino e seus educandos com o mercado de trabalho e seus gestores; Proporcionar ao bolsista ambiente para seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional; Proporcionar aos demais estudantes do campus a melhoria do atendimento para a compreensão dos aspectos necessários ao desenvolvimento dos seus estágios; Difundir na comunidade acadêmica e nos parceiros externos o conhecimento da abrangência e fomentar envolvimento com o universo dos estágios em geral; Colaborar com o alcance de indicadores dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028, em relação ao índice de participação de servidores e discentes na extensão e taxa de alcance das ações de extensão.
Metodologia
Uma vez selecionado conforme os critérios do edital de seleção, o estudante: 1. Será devidamente apresentado às atividades relativas ao estágio e treinado, por meio de momentos de apresentação dos espaços, recursos humanos, sistemas e fluxos; 2. Atuará no auxílio à prospecção de novas empresas parceiras e novas vagas de estágio, orientação de procedimentos para parcerias interinstitucionais, busca ativa de estudantes com estágio ou documentação pendente, articulação com a comissão de estágio do campus para divulgação das atualizações do regulamento de estágio e ajustes necessários procedimentais junto ao corpo docente e orientandos e planejamento e auxílio na promoção e execução do evento anual de estágio do campus. Além disto, poderá contribuir com as ações da coordenadoria por meio de auxílio no planejamento de outras atividades, diagnósticos de demandas de estágio, participação em reuniões e ações específicas de elaboração de materiais educativos sobre estágio; O acompanhamento do desempenho do estudante será realizado por meio de sua frequência e participação nas atividades do setor, assim como a realização de atividades específicas à ele(a) atribuídas.