Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Clube Quinta da Leitura
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
17/06/2025
Previsão de Fim:
10/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Antonia Karla Bezerra Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Carine do Nascimento Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/06/2025 10/07/2025
Antonio Francisco Alves Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Bianca Gomes Lopes Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Davi Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Francisca Tayna de Araújo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Francisca Vanderleia Gomes Evangelista IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Francisco Kevyn Antunes do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Gabriela Costa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Gonçalo Soares de Almeida Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Ian Martins Cavalheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Israel dos Santos Lima Cedro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Karina de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Letícia Thaís Claudino Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Luisa Eduarda de Oliveira Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Marcos Gabriel de Sousa Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Maria Dilma Marques Penha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Maria Vanessa Oliveira Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Sara Lohany de Araujo Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Tainara do Nascimento Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Zannone Gomes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/06/2025 10/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O "Clube quinta da leitura" é uma atividade de estudos acerca de temas que trazem a interculturalidade e a escola como centralidades, objetivando ser espaço de debate e sistematização de ideias acerca das diferenças de raça, gênero, classe, orientação sexual e quisquer outras diferenças que se apresentes dentro do espaço escolar, compreendendo este como um lugar propício a inclusão e convivência respeitosa e digna. A ação ocorrerá sempre as quintas-feiras, das 16:30 às 18:30 presencial e virtualmente.
Justificativa
A interculturalidade é uma vertente do multiculturalismo, e tem como princípio ser ferramenta pedagógica para construção de diálogos e respeito entre os saberes, os corpos e as diversidades dentro do espaço escolar. Pensar no espaço da escola, no Brasil, é necessário reconhecer que ele é um espaço ambíguo, pois ao mesmo tempo que pode ser espaço de oportunidades e acolhimentos, pode ser também espaço hostil e ameaçador para corpos discentes que, por alguma razão, não performam as exigências e modelos impostos por aqueles que se autodeclaram donos da força. Logo, como reflexo da nossa própria sociedade, a escola é um espaço de conflito. E não há problema no conflito de ideias e de culturas e de valores, há problema quanto o respeito e a inclusão não se fazem presentes e os corpor discentes são evadidos da escola. Sendo assim, compreende-se que é necessário instrumentalizar os professores para: 1. compreenderem a si mesmos como sujeitos que possuem uma identidade e uma cultura; 2. que a escola é um território de diversidade e que há a necessidade de reconhecê-las e valorizá-las; 3. problematizar o poder da racionalidade eurocêntrica nos efeitos de verdade e validade do saber ocidental, estando atento ao currículo e aos materiais didáticos implementados em sala de aula. A interculturalidade não será a salvação para o convivío pacífico dentro das escolas, não disso que se trata, mas ser ferramenta pedagógica e campo teórico e prático para (re)pensar outras novas práticas dentro do espaço da escola, sendo estes que valorizem, dignifiquem, capacitem e formem pessoas, cidadãos e trabalhadores para atuarem no mundo de forma crítica.
Público Alvo
Estudantes dos cursos de licenciatura da FAEC.
Objetivo Geral
Estudar textos relacionalidades a interculturalidade e a escola.
Objetivo Específico
Refletir sobre as diferenças que atravessam a escola e buscar, a partir das teorias, possibilidades de atuação docente não violentas; Socializar saberes e práticas entre estudantes de licenciatura da FAEC e do IFCE; Valorizar o livro e a leitura.
Metodologia
O "Clube quinta da leitura" tem um mediador que vai sugerir as leituras; Encontros semanais para leitura e debate de textos sociais e/ou acadêmicos. Socialização das leituras.