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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO IFCE CAMPUS CRATO
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
01/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Pedro Saraiva dos Santos Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Dionizio Goncalves da Silva Neto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/08/2025 30/12/2025
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Joao Alberto Brito de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Pedro Saraiva dos Santos Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Samara Taveira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão tem como finalidade implementar uma ação institucional voltada para o acompanhamento dos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crato. Essa proposta surge da necessidade de fortalecer os vínculos entre a instituição e seus ex-alunos, promovendo um processo contínuo de escuta, avaliação e diálogo que permita compreender os percursos profissionais e acadêmicos trilhados por aqueles que passaram pela formação oferecida pelo campus. O acompanhamento dos egressos é, sobretudo, uma ferramenta estratégica para que o IFCE Campus Crato possa avaliar o impacto social dos seus cursos e alinhar, de forma mais precisa, seus projetos pedagógicos às exigências do mercado de trabalho, às transformações tecnológicas, às necessidades sociais emergentes e às especificidades do território em que está inserido. Trata-se de um instrumento que possibilita, por um lado, mensurar a efetividade da formação oferecida e, por outro, gerar informações qualificadas para subsidiar o desenvolvimento institucional, seja no aprimoramento dos cursos existentes, na criação de novas ofertas ou na proposição de ações formativas complementares. Ao mesmo tempo, este projeto assume um caráter formativo, na medida em que oportuniza aos discentes atualmente matriculados a vivência em atividades de pesquisa aplicada, análise de dados, desenvolvimento de estratégias de comunicação e produção de conhecimento socialmente relevante. A proposta dialoga diretamente com os princípios da extensão, ao promover uma interação transformadora entre o IFCE e a sociedade, além de se alinhar aos parâmetros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), adotando metodologias que visam não apenas compreender a realidade, mas também propor soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. A duração do projeto, de quatro meses, contará com a construção e aplicação de instrumentos de coleta de dados, a análise das informações obtidas e a sistematização dos resultados. A partir desse processo, será possível elaborar um diagnóstico que oriente tanto as ações futuras do campus quanto o fortalecimento de políticas institucionais voltadas para os egressos. Com isso, o IFCE Campus Crato reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública e com a promoção do desenvolvimento sustentável no Cariri cearense.
Justificativa
O acompanhamento sistemático dos egressos é uma estratégia fundamental para que o IFCE Campus Crato possa avaliar a efetividade dos seus cursos e alinhar sua oferta formativa às reais demandas do mercado de trabalho, dos setores produtivos locais e das necessidades sociais da região. Trata-se de uma ação que não apenas permite compreender os percursos acadêmicos e profissionais dos ex-alunos, mas também possibilita identificar os principais desafios enfrentados na inserção laboral, assim como mapear oportunidades de qualificação, estimular práticas empreendedoras e fomentar a inovação social e tecnológica no território de atuação da instituição. Localizado no sopé da Chapada do Araripe, o IFCE Campus Crato desempenha um papel estratégico na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento sustentável do Cariri cearense. Atualmente, o campus oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Informática para Internet, Agroindústria, Agropecuária e Lazer, além do curso técnico subsequente em Agropecuária, voltado para aqueles que já concluíram o ensino médio. No ensino superior, a instituição mantém as graduações em Letras Português/Espanhol, em Sistemas de Informação e em Zootecnia, que refletem a diversidade de vocações profissionais da região, dialogando com os setores produtivos, culturais, educacionais e ambientais. Complementando sua atuação, o campus oferece ainda especializações que atendem às especificidades do semiárido e às demandas por desenvolvimento sustentável, como Produção Animal no Semiárido, Gestão e Manejo em Recursos Ambientais e Manejo Sustentável da Irrigação para o Desenvolvimento dos Sistemas Agrícolas. Diante dessa diversidade de cursos e da amplitude de atuação institucional, torna-se essencial compreender de forma estruturada onde estão, como atuam e quais são os desafios e conquistas dos egressos do campus. Essa compreensão permite avaliar se a formação oferecida está efetivamente atendendo às demandas do mundo do trabalho, bem como identificar lacunas que possam orientar processos de atualização curricular, proposição de novos cursos, oferta de formação continuada e fortalecimento de parcerias institucionais. Este projeto, no entanto, não se limita a ser uma ferramenta de diagnóstico institucional. Ele se constitui, também, como uma oportunidade formativa para os discentes atualmente matriculados, que poderão desenvolver competências e habilidades alinhadas às práticas de pesquisa aplicada, análise de dados, comunicação institucional e desenvolvimento social. A participação no projeto permitirá que esses estudantes bolsistas se envolvam em processos reais de produção de conhecimento, com impacto direto na comunidade acadêmica e na sociedade. A proposta se enquadra, portanto, na lógica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), conforme estabelecido pela Lei nº 10.973, de 2004, e pelo Decreto nº 9.283, de 2018, ao adotar estratégias que não apenas promovem o desenvolvimento econômico e social, mas também contribuem para a redução das desigualdades locais. Ao reunir dados, interpretar informações e propor soluções, o projeto se torna uma ferramenta de fortalecimento institucional e de desenvolvimento territorial. Considerando sua duração de quatro meses, o projeto adotará uma metodologia ágil, com foco em resultados concretos e aplicáveis no curto prazo. Isso permitirá subsidiar ações institucionais que impactem tanto na melhoria dos processos internos do campus quanto na sua relação com os egressos e com a comunidade externa, reafirmando o compromisso do IFCE Campus Crato com uma educação pública.
Público Alvo
Serão beneficiados diretamente os egressos dos cursos técnicos e superiores do IFCE Campus Crato, que poderão fortalecer seus vínculos institucionais, participar de ações formativas e colaborar na construção de um diagnóstico coletivo sobre suas trajetórias. Também se beneficiam empresas, cooperativas, associações e demais organizações que empregam ou possam vir a empregar esses egressos, uma vez que terão acesso a informações mais precisas sobre os perfis formativos da instituição. Indiretamente, a sociedade da região do Cariri e seu entorno também será beneficiada, considerando que o fortalecimento da formação profissional e a promoção do desenvolvimento socioeconômico impactam positivamente o território.
Objetivo Geral
Implementar um projeto de acompanhamento de egressos no IFCE Campus Crato, com foco na geração de dados sobre empregabilidade, desafios profissionais e desenvolvimento regional, fortalecendo os vínculos institucionais e fomentando práticas inovadoras.
Objetivo Específico
– Realizar levantamento quantitativo e qualitativo do perfil dos egressos. – Mapear a inserção dos egressos no mercado de trabalho e/ou na continuidade dos estudos. – Identificar os principais desafios enfrentados na vida profissional dos egressos. – Produzir relatórios e indicadores que subsidiem ações institucionais. – Promover a integração entre egressos, alunos atuais e o IFCE. – Ofertar ações formativas complementares, quando identificada a necessidade. – Reaproximar os egressos da instituição, convidando-os para os eventos acadêmicos para troca de experiências com alunos novatos.
Metodologia
A metodologia adotada parte de uma abordagem mista, que combina estratégias quantitativas e qualitativas para garantir uma compreensão ampla e profunda da realidade dos egressos. Na primeira etapa, será elaborado um formulário eletrônico, utilizando plataformas como Google Forms ou similares, que será amplamente divulgado por meio das redes sociais do campus, e-mails institucionais, grupos de WhatsApp, site institucional e, quando necessário, por meio de contato telefônico direto. Esse formulário buscará coletar dados sobre empregabilidade, formação continuada, atuação profissional, desafios e percepções sobre a formação recebida. O apoio das coordenações de curso será essencial. Quando for necessário aprofundar questões qualitativas, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com uma amostra dos egressos, priorizando representatividade por curso, gênero e área de atuação profissional. Os dados coletados serão tabulados e analisados, permitindo gerar indicadores e relatórios que subsidiem tanto a gestão institucional quanto o desenvolvimento de ações específicas. Como etapa final, será promovido um evento de socialização dos resultados, aberto à comunidade interna e externa, além da produção de um relatório técnico com recomendações para a instituição. Adicionalmente, a depender dos dados coletados, poderão ser ofertadas oficinas, minicursos ou rodas de conversa, com temas voltados para o fortalecimento da empregabilidade, o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inovação social.