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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE GUARAMIRANGA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sensibilizando a comunidade de Guaramiranga em torno da Educação Inclusiva
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
05/08/2025
Previsão de Fim:
05/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Guaramiranga
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Debate
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Bruna Maria Rodrigues de Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônio Daniel Arruda Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/08/2025 05/12/2025
Bruna Maria Rodrigues de Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/08/2025 02/02/2026
Cicera da Silva Araujo Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 05/08/2025 05/02/2026
Joao Paulo Rocha Facanha Moreno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/08/2025 05/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores
Diárias - Pessoal Civil
Encargos Patronais
Equipamento e Material Permanente
Material de Consumo
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica
Passagens e Despesas com Locomoção
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Sensibilizando a comunidade de Guaramiranga em torno da educação inclusiva" tem como objetivo promover a conscientização e ações para tornar a educação mais inclusiva dentro e fora do campus de Guaramiranga. Através de parcerias com escolas, pais, educadores e membros da comunidade, pretendemos sensibilizar a todos sobre a importância de acolher e apoiar alunos com necessidades especificas, proporcionando-lhes igualdade de acesso ao conhecimento e oportunidades de aprendizado. Através de palestras, workshops e eventos educativos, buscaremos desmistificar preconceitos e promover a compreensão das diferentes realidades, incentivando a formação de uma comunidade escolar mais inclusiva, empática e preparada para lidar com a diversidade. Ao final do projeto, almejamos não apenas a transformação positiva nas escolas, mas também na mentalidade da comunidade, tornando-a mais inclusiva e justa para todos os seus membros. Juntos, podemos construir um ambiente onde a educação seja um direito universal, abraçando a diversidade e promovendo um futuro mais igualitário para Guaramiranga.
Justificativa
A justificativa é fundamentada na necessidade urgente de promover uma mudança significativa no cenário educacional do campus, tendo em vista, que no geral, discentes, corpo docente e demais servidores necessitam de ações que os estimulem dentro de um processo de inclusão educacional, sensibilizando-os para a realização de práticas educativas inclusivas. Do mesmo modo, não possuímos um número exato dos dados sobre PCD’s da cidade de Guaramiranga, porém, o “Espaço Sempre Viva” de Guaramiranga atende em média um número de quarenta PCD’s por mês. Sendo assim, o projeto visa sensibilizar através de momentos lúdicos, oficinas e com palestras que contemplem a comunidade interna e externa, docentes e discentes, gestão escolar, etc. Por fim, O projeto busca estimular a igualdade de oportunidades, tendo em vista, que a educação inclusiva não beneficia apenas os alunos com deficiência, mas também promove um ambiente enriquecido para todos os estudantes. A convivência com a diversidade estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, empatia e respeito mútuo, preparando os alunos para atuarem como cidadãos mais conscientes e participativos.
Público Alvo
Para o atendimento à comunidade externa, serão participantes, os alunos da educação básica pública da região do município de Guaramiranga, da educação fundamental II, especificamente os 9° anos e do ensino médio. Atualmente o município possui duas escolas de atendimento aos 9° anos e uma escola de ensino médio com total de 5 turmas, cada turma com cerca de 25 alunos. Para as atividades, dependerá da disponibilidade da turma, mas que haverá um rodízio para o convite. O município de Guaramiranga, possui atualmente cerca de 40 comunidades e esses alunos estão distribuídas nestas comunidades. Logo, a ideia é que cada comunidade de forma direta e indireta será atendida pelo projeto.
Objetivo Geral
Promover a conscientização e ações que transformem o ambiente educacional do campus Guaramiranga, tornando-o mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, servidores no geral, e especialmente os alunos com necessidades específicas ou com deficiências. Sendo assim, o projeto busca contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, onde a diversidade seja valorizada e todos tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas individualidades.
Objetivo Específico
Sensibilizar pais, educadores e membros da comunidade externa sobre a importância da educação inclusiva, por meio de palestras, workshops e eventos educativos, desmistificando preconceitos e disseminando informações relevantes sobre o tema. Estimular a participação ativa dos estudantes com necessidades específicas e suas famílias no processo educacional. Estabelecer parcerias com instituições e profissionais especializados em educação inclusiva, visando fortalecer as ações do projeto e ampliar o leque de recursos disponíveis para a comunidade de Guaramiranga no geral. Fomentar a cultura de ensino, pesquisa e extensão no campus Guaramiranga, envolvendo estudantes e professores em todas as etapas do projeto, estimulando a produção de conhecimento em torno do tema abordado.
Metodologia
Planejamento: Definir os objetivos da intervenção: Focar na promoção da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e na exploração de pesquisa, inovação e tecnologia. Identificar parcerias: Buscar colaborações com instituições locais, especialistas em inclusão, tecnologia assistiva e música. Definir um cronograma: Criar um plano detalhado com as etapas da intervenção e prazos para cada atividade. Divulgação: Desenvolver materiais de divulgação: Criar materiais informativos para promover o projeto nas redes sociais, site da instituição, murais e meios de comunicação locais. Realizar eventos de sensibilização: Organizar eventos, como workshops e seminários, para conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão e inovação. Engajamento da comunidade: Promover a participação ativa da comunidade local, incluindo estudantes, professores, TAE’s, terceirizados, moradores e organizações. As inscrições para participação das atividades se dará por meio de um sistema de inscrições online ou presenciais. Disponibilizar informações claras: Fornecer informações detalhadas sobre as atividades, datas, requisitos e benefícios da participação. Parcerias e Articulações: Estabelecimento de parcerias com instituições e profissionais especializados em educação inclusiva, como centros de atendimento educacional especializado e ONGs. Realização de eventos colaborativos com outras escolas e comunidades, possibilitando a troca de experiências e a ampliação do alcance das ações do projeto. Atividades de Desenvolvimento Musical Acessível: Sessões de improvisação: Promover atividades musicais onde PCDs e outros participantes possam criar e experimentar juntos. Palestra sobre a utilização da musicoterapia para o estimulo social de crianças e adolescentes com autismo. Por fim, esta metodologia visa combinar sensibilização, educação, inovação e inclusão, proporcionando um ambiente de aprendizado e colaboração que beneficia tanto a comunidade local quanto os participantes externos. O acompanhamento e avaliação constante garantem que as metas sejam alcançadas e que as atividades continuem a evoluir para atender às necessidades em constante mudança. Através de monitoramento contínuo, feedbacks dos participantes poderemos acompanhar o progresso das atividades, identificando desafios e oportunidades de melhoria. Serão aplicados instrumentais qualitativos para os feedbacks.