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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Fortalecendo a Inclusão: Ações de Formação e Debate sobre Acessibilidade Curricular
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
30/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Benedito Gomes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Gomes Rodrigues IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/06/2025 30/12/2025
Francisco Welves Pereira Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Hivi de Castro Sperandio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Leonardo Martins das Chagas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Luciana da Conceicao Ancelmo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Marina Cavalcanti Tavares Clemente IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores
Diárias - Pessoal Civil
Encargos Patronais
Equipamento e Material Permanente
Material de Consumo
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica
Vínculos:
Ação Tipo
Acessibilidade Curricular e PEI-AC no IFCE Evento
Apresentação
Este projeto propõe discutir com a comunidade acadêmica e externa conhecimentos fundamentais para a efetivação da acessibilidade curricular, por meio de ofertas de formação continuada e do direcionamento do evento anual "Conhecer para Incluir" voltado a esta temática.
Justificativa
Observa-se, tanto na realidade do IFCE, quanto nas escolas da região, que a adoção do PEI ou de outras estratégias de acessibilidade curricular na sala de aula regular ainda não é uma prática comum, o que demanda a criação de espaços específicos de debate e reflexão sobre essas questões. Este projeto fortalece as competências pedagógicas dos profissionais da educação e amplia espaços de debate, favorecendo a cultura inclusiva. Ele se faz necessário para cumprir normativos como Resolução CONSUP/IFCE nº 142/2023, que trata do PEI-AC, e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que impõe a necessidade de que as instituições se organizem para retirar barreiras, inclusive no ambiente escolar.
Público Alvo
Docentes, demais profissionais da educação e estudantes.
Objetivo Geral
Fortalecer a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas por meio da formação docente e da promoção de debates sobre acessibilidade curricular.
Objetivo Específico
Apoiar a execução do minicurso PEI-AC, garantindo qualidade pedagógica e participação ativa. Elaborar o planejamento completo (logística, conteúdo e divulgação) do 4º Ciclo de Debates "Conhecer para Incluir", adotando a temática da acessibilidade curricular nesta edição. Produzir relatórios e materiais de apoio (cartilhas e gravações) para uso futuro pelo NAPNE.
Metodologia
1. Colaboração no Minicurso PEI-AC (06/2025 – 09/2025): Apoio na preparação de materiais, como materiais de apoio, gravação de vídeos, etc.; Coleta e análise de avaliações do curso; Apoio na emissão de certificados e registros. 2. Preparação do 4º Ciclo de Debates (10/2025 – 12/2025): Levantamento de demandas e temas com NAPNE e Direção de Ensino; Contato com conferencistas e organização da programação; Produção de material gráfico, convites e divulgação; Organização de infraestrutura (espaço físico, equipamentos e acessibilidade).