Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
O ensino de Matemática e a prática na sala de aula: ideias e desafios.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
01/07/2025
Previsão de Fim:
09/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
180
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Francisco Jucivanio Felix de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Kaio da Costa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Antonio Lemos do Carmo Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Caio Maxwell Barroso Calou IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Daniel Felipe Alves de Sousa Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Francisco Jucivanio Felix de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/07/2025 09/07/2025
Jaiane Rebeca Alves Calixto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Lauriza Mauricio de Souza Escola Cívico Militar Manoel Róseo Landim Integrante Sem vínculo Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Maria Michele da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Talisson Herik da Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/07/2025 09/07/2025
Tiago Gadelha de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 01/07/2025 09/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem o objetivo de deselvolver minicursos e apresentar situações didáticas que possam ser utilizados nas aulas de Matemática na Educação Básica, além de proporcionar a formação teórica e prática dos estudantes do curso de graduação, em licenciatura em Matemática, de maneira a oportunizar aos licenciandos experiências e vivências nas escolas da rede pública de ensino, para que possam produzir práticas significativas em sala de aula, com vistas ao desenvolvimento da identidade docente do professor de Matemática.
Justificativa
Nessa perspectiva, o projeto em análise pretende oferecer e desenvolver atividades com alunos de escola publicado ensino fundamental que possam colaborar com a prática dos licenciandos em Matemática, onde deverão ser estudados e construídos situações didáticas e materiais pedagógicos e manipuláveis que possam colaborar no exercício das atividades docentes do professor de Matemática da Educação Básica. Além disso, pretende-se vivenciar de forma prática as aplicações, nas escolas da rede básica de ensino, de forma a desenvolver nos alunos os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que sejam úteis para a prática docente, considerando as necessidades e desafios que surgem no cotidiano das salas de aula.
Público Alvo
O minicurso será ofertado na Escola Cívico Militar Manoel Róseo Landim, público 9° (103 alunos no total de 3 turmas) e 5° anos (88 no total de 3 turmas)
Objetivo Geral
Oferecer formação específica aos licenciandos do curso de Matemática para complementar de forma teórica e prática as ações docentes na regência da sala de aula, na superação de possíveis dificuldades de aprendizagem.
Objetivo Específico
Contemplar ações pautadas nas metodologias ativas de aprendizagem para oportunizar aos licenciandos experiências e vivências que possam produzir práticas significativas em sala de aula, com vistas ao desenvolvimento dos alunos de forma integral. Possibilitar a imersão dos estudantes nas escolas de educação básica do Município de Maracanaú, promovendo minicursos de conteúdos específicos de Matemática, oportunizando o entendimento dos processos de aprender e ensinar Matemática no Ensino Fundamental.
Metodologia
Os licenciandos em Matemática irão ampliar suas perspectivas teórico-práticas na busca de reflexões sobre o processo da formação docente do professor de Matemática ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, onde deverão ser estudadas minuciosamente as diferentes unidades temáticas que a BNCC propõe, que são: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental e Médio. A partir dessas pesquisas e reflexões propostas pelos professores orientadores em conjunto com os bolsistas, deverão ser elaboradas situações didáticas para cada unidade temática, além do planejamento de ações e da criação de atividades, materiais e objetos que possam ser utilizados nas aulas de Matemática da educação básica.