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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de Egressos - 2025
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Egressos
Data de Início:
01/07/2025
Previsão de Fim:
14/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Pacatuba
Maranguape
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana de Oliveira Souza Mendonca
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero Erialdo Oliveira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 14/02/2026
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 14/02/2026
Guilherme da Silva Braga IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/07/2025 14/02/2026
Heloisa Beatriz Cordeiro Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 14/02/2026
Luciana de Oliveira Souza Mendonca IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/07/2025 14/02/2026
Luis Jose Silveira de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 14/02/2026
Natalia dos Santos Lima IFCE Campus MAracanaú Integrante Sem vínculo Não 4 01/07/2025 14/02/2026
Saulo Rego da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/07/2025 14/02/2026
Tiago Gadelha de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 14/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Acompanhamento ao Egresso (PROAE), regulamentado pela Resolução nº 106, de 26 de novembro de 2018, visa, de forma geral, acompanhar e apoiar os egressos em sua inserção profissional, com o objetivo de identificar suas necessidades formativas e as demandas do mundo do trabalho, além de retroalimentar os processos de ensino, pesquisa e extensão. Assim, o Programa de Acompanhamento de Egressos (PROAE), vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Extensão – PROEXT, à Diretoria de Extensão ou equivalente, rege a necessidade de a Instituição promover um conjunto de ações que visam acompanhar e apoiar o itinerário profissional do egresso. O programa está ancorado nos seguintes princípios: valorização profissional, relacionamento contínuo, educação continuada, compromisso e responsabilidade com a comunidade, avaliação e autoavaliação do profissional formado, continuidade e institucionalização. Nesta perspectiva, o PROAE tem como objetivos específicos: I – Integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em permanente contato com o IFCE; II – Consolidar o vínculo com o egresso, por meio da criação e implementação de ações, tendo em vista o compromisso e a responsabilidade com a comunidade; III – Promover a realização de atividades extracurriculares de cunho técnico-profissional, buscando a valorização do egresso; IV – Implementar e manter atualizado um sistema de comunicação com os egressos, a partir de dados e registros atualizados; V – Construir indicadores para verificar se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em consonância com os objetivos propostos pelo curso, visando ao planejamento e replanejamento de ações a serem desenvolvidas pela Instituição, com vistas a sanar fragilidades, manter e ampliar as potencialidades, a partir de: a) Opinião dos egressos sobre a formação recebida; b) Relação entre a ocupação e a formação profissional recebida; c) Avaliação das habilidades e competências previstas nas matrizes curriculares e efetivamente acumuladas pelos egressos do IFCE; d) Identificação do grau de aprendizagem técnico-profissional dos egressos. VI – Acompanhar a carreira profissional dos egressos durante os dois primeiros anos de atuação profissional, verificando as principais dificuldades encontradas e propondo ações e programas que possam contribuir para sua inserção e manutenção no mercado de trabalho; VII – Estabelecer parcerias e divulgar oportunidades de emprego aos alunos formados, colaborando para sua inserção no mercado de trabalho; VIII – Identificar demandas para cursos de graduação, pós-graduação e extensão; IX – Oportunizar aos egressos, sempre que possível, sua participação em eventos e cursos promovidos pelo IFCE, contribuindo para a formação continuada; X – Utilizar os meios tecnológicos, notadamente a internet, como recurso para a manutenção do contato direto e imediato entre o IFCE e seus egressos; XI – Construir banco de dados capaz de informar as atividades profissionais desenvolvidas pelos egressos, contribuindo para possíveis ajustes nos cursos, face às demandas do mundo do trabalho, de forma a: a) Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre sua formação, as demandas da sociedade e do mundo do trabalho, bem como suas expectativas quanto à formação profissional continuada; b) Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação e desenvolvimento profissional dos egressos. XII – Estimular o corpo docente a manter contato com o egresso e orientá-lo, sempre que necessário, em oportunidades profissionais e em aspectos diversos de seu planejamento de carreira; XIII – Tornar o egresso uma referência para divulgação e valorização da Instituição, por meio da criação de um “Banco de Talentos”; XIV – Incentivar os formandos a realizarem encontros de caráter recreativo ou científico, dentro e fora do ambiente do IFCE, com a participação de docentes, corpo técnico-administrativo e direção; XV – Estabelecer parcerias com entidades associativas e de regulação profissional, visando obter informações acerca do mercado de trabalho e das oportunidades de inserção profissional. Este projeto, em conformidade com o PROAE, objetiva realizar um levantamento sobre a empregabilidade dos egressos em suas respectivas áreas de formação, além de propor ao grupo gestor cursos de curta duração a serem ofertados no IFCE, com o objetivo de orientar um melhor atendimento às necessidades formativas dos egressos do IFCE – Maracanaú, bem como a produção de vídeos institucionais contendo depoimentos de egressos de sucesso, a serem divulgados nos meios de comunicação do Campus Maracanaú e rodas de conversas em que os egressos darão seus depoimentos em eventos no campus. Para tanto, será retomado o contato com todos os egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú, com atenção especial àqueles que se formaram nos dois últimos anos. Uma das primeiras atividades deste projeto consiste em filtrar todos os dados sobre os egressos para saber o número exato de concluintes por curso e por ano. O próximo passo será contactar os egressos dos últimos dois anos dos cursos regulares. Uma vez contatados, serão aplicados formulários adequados para obtenção/atualização de informações sobre empregabilidade e cursos que os egressos gostariam de fazer no IFCE. As informações obtidas farão parte de um banco de dados que será compartilhado com a comissão de egressos e as coordenações dos cursos. Esses dados também serão compartilhados com a Direção-Geral para embasar decisões nas avaliações institucionais. Por fim, mas não menos relevante, os egressos serão convidados a participarem de rodas de conversa em eventos do campus sobre suas trajetórias profissionais e de formação e serão também produzidos vídeos com os egressos apontados pelas coordenações dos cursos como alunos de sucesso, a serem divulgados nas mídias sociais do campus, a fim de tornar o egresso uma referência para divulgação e valorização da Instituição.
Justificativa
De acordo com o PROAE, o IFCE entende que a aprendizagem é um processo contínuo, por meio do qual o egresso amplia e fortalece as relações com a Instituição. “Tais relações permitem à Instituição avaliar-se e renovar-se permanentemente. Por isso, o egresso deve ter espaço importante no processo de Avaliação Institucional. A intenção é que todos os egressos participem dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e de atualização científica.” Para tornar essa interação possível, no Campus Maracanaú, propõe-se o conjunto de atividades descritas neste projeto, que consiste, em suma, na continuidade de uma política de acompanhamento de egressos já implementada, mas que precisa ser permanentemente renovada. Isso envolve a repetição de ações como a realização de avaliações com os egressos, bem como a introdução de novas iniciativas, como minicursos e palestras, trazendo também o egresso para colaborar com a Instituição por meio do compartilhamento de sua experiência profissional atual. Como ação de impacto mais direto na carreira dos egressos, será dada continuidade ao programa de minicursos, palestras e oficinas voltadas para temas considerados relevantes para sua atuação profissional, conforme suas próprias opiniões, a serem colhidas por meio de questionários. Além disso, os egressos contribuirão com suas experiências profissionais, no formato de rodas de conversa e vídeos institucionais que serão apresentadas aos demais membros da Instituição através de rodas de conversas em eventos ou mídias sociais do IFCE.
Público Alvo
Todos os egressos do IFCE Maracanaú e a comunidade externa que acompanham as redes sociais do Campus Maracanaú e se interessam em conhecer os cursos ofertados na perspectiva de seus egressos.
Objetivo Geral
• Contatar e estabelecer vínculo com o máximo possível de egressos do campus; • Elaborar e submeter formulários de pesquisa junto aos egressos para acompanhar suas carreiras e obter informações sobre a qualidade de suas formações e suas necessidades profissionais e formativas. • Analisar os questionários aplicados para identificar a relação entre a ocupação e a formação profissional recebida e o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição. • Divulgar os dados obtidos com vistas a melhorar a qualidade dos cursos do campus e orientar extensões ofertadas pelo campus. • compartilhar as informações com a Comissão de Egressos para o planejamento de um programa de formações ministradas no campus; • Convidar os egressos indicados pelas coordenações dos cursos para a filmagem de seus depoimentos, a serem postados nas redes sociais do campus Maracanaú com objetivo de divulgar os cursos do campus na perspectiva dos seus egressos; • Convidar os egressos para apresentação de depoimentos em eventos do campus; • Convidar os egressos para participarem de eventos do campus com objetivo de fortalecer o vínculo com os egressos; • Envolvimento dos egressos com o campus; • Colaboração com a formação continuada do egresso. Estabelecer um vínculo com os egressos do campus por meio da oferta de formação continuada para os ex-alunos, bem como manter esses alunos em colaboração com a Instituição por meio da partilha de suas experiências profissionais e necessidades formativas.
Objetivo Específico
• Contatar e estabelecer vínculo com o máximo possível de egressos do campus; • Elaborar e submeter formulários de pesquisa junto aos egressos para acompanhar suas carreiras e obter informações sobre a qualidade de suas formações e suas necessidades profissionais e formativas. • Analisar os questionários aplicados para identificar a relação entre a ocupação e a formação profissional recebida e o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição. • Divulgar os dados obtidos com vistas a melhorar a qualidade dos cursos do campus e orientar extensões ofertadas pelo campus. • compartilhar as informações com a Comissão de Egressos para o planejamento de um programa de formações ministradas no campus; • Convidar os egressos indicados pelas coordenações dos cursos para a filmagem de seus depoimentos, a serem postados nas redes sociais do campus Maracanaú com objetivo de divulgar os cursos do campus na perspectiva dos seus egressos; • Convidar os egressos para apresentação de depoimentos em eventos do campus; • Convidar os egressos para participarem de eventos do campus com objetivo de fortalecer o vínculo com os egressos; • Envolvimento dos egressos com o campus; • Colaboração com a formação continuada do egresso.
Metodologia
O projeto será executado utilizando questionários para levantamento de dados sobre empregabilidade e cursos de formação continuada que os egressos gostariam de participar no IFCE. Além disso, utilizaremos a metodologia de narrativas autobiográficas e rodas de conversas sobre as trajetórias formativas e profissionais dos egressos. O projeto será desenvolvido em sete etapas, que não necessariamente ocorrem de forma linear, a saber: ETAPA 1: Reuniões com a equipe de colaboradores e a comissão de egressos para a apresentação do projeto de extensão e a orientação das atividades para a colaboração das equipes. ETAPA 2: Produção dos vídeos pilotos com os depoimentos dos egressos, que serão divulgados por meio das mídias sociais do campus. ETAPA 3: Produção dos vídeos, com a participação do bolsista, com os depoimentos dos egressos, que serão divulgados por meio das mídias sociais do campus. ETAPA 4: Levantamento dos dados dos egressos dos últimos dois anos e, em seguida, o bolsista entrará em contato com eles, utilizando-se dos meios de comunicação obtidos no banco de dados acadêmico e/ou por outros meios. ETAPA 5: Envio dos questionários por e-mail aos egressos, organização dos dados e realização de reuniões com a Comissão de Egressos, equipe pedagógica dos cursos e gestão para debater ações que possam melhorar o acompanhamento dos egressos e aprimorar a formação continuada. Além disso, os dados serão organizados para identificar os índices de empregabilidade e a satisfação dos profissionais formados pela Instituição. ETAPA 6: Por fim, convite aos egressos para participar em eventos no campus. Nessa etapa, os egressos serão convidados não só para participarem de cursos ou palestras ofertadas nos eventos dos cursos, mas também para colaborar nesses eventos, compartilhando suas experiências profissionais e a importância da formação para sua atuação profissional. ETAPA 7: Avaliação do projeto pelos participantes. O projeto será avaliado durante todo o processo pelos seus membros. Além disso, o projeto será avaliado pelos participantes dos eventos em que os egressos serão palestrantes através de enquetes. Os dados e os vídeos produzidos serão avaliados em reuniões pela comissão de egressos e gestão do campus.