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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Nada sobre Nós sem Nós - Ano 3
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Boa Viagem
Madalena
Pedra Branca
Monsenhor Tabosa
Itatira
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leonardo Ribeiro de Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alissa Garcia Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Antonia Fabiana Rodrigues da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Camila Angelo Jeronimo Domingues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Delanne Cristina Souza de Sena Fontinele IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Francisco Daniel Carneiro de Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Francisco Eduardo Alexandre da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Janaina Rafaella Scheibler IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Johnny Rocha Crisostomo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Leonardo Ribeiro de Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/06/2025 31/12/2025
Luiz Augustavo Almeida Feitoza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Nathalia Almeida Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Renan Alves Marinho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Roselle dos Santos Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Samuel de Andrade Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Talita Dantas Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Thales Siqueira Arrais IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Nada sobre Nós sem Nós – Ano 3 é uma ação do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE Campus Boa Viagem, dando continuidade a dois ciclos anteriores de atividades exitosas. Em sua terceira edição, o projeto consolida o compromisso institucional com a promoção da acessibilidade e da inclusão educacional por meio de eventos, produções acadêmicas, ações formativas e articulação comunitária. A iniciativa reafirma o protagonismo da comunidade surda e de pessoas com deficiência, ao mesmo tempo em que fomenta uma cultura de respeito às diversidades e ao direito à participação plena nos espaços sociais e educacionais.
Justificativa
A elaboração e continuidade do projeto "Nada sobre Nós sem Nós" encontram respaldo na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da ONU, que defende educação de qualidade inclusiva e equitativa para todos. Em um panorama global marcado por desigualdades no acesso à educação e aos direitos básicos, torna-se urgente fomentar práticas institucionais que respeitem e atendam as necessidades específicas de grupos historicamente marginalizados, como a comunidade surda e pessoas com deficiência. Nacionalmente, o Brasil ainda enfrenta desafios na implementação de políticas de acessibilidade. Dados do IBGE (Censo 2022) apontam que mais de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, sendo a maioria deles com acesso limitado à educação inclusiva. Em municípios do interior, como Boa Viagem, essa realidade é ainda mais acentuada pela escassez de profissionais capacitados, recursos didáticos acessíveis e infraestrutura adequada. A proposta se justifica, portanto, pela necessidade de consolidar uma política institucional de acessibilidade no IFCE, que dialogue com a realidade local e fomente práticas educativas inclusivas. O projeto oferece espaço para formação, escuta, articulação e produção de conhecimento, sendo também uma plataforma de visibilidade acadêmica, por meio de publicações em revistas científicas e participação em eventos nacionais. Trata-se de uma ação que transforma a escuta da diferença em prática educativa e política institucional.
Público Alvo
O público-alvo direto do projeto é composto por: Pessoas com deficiência (especialmente surdos), Comunidade surda local e regional, Profissionais das secretarias municipais de educação, Estudantes da rede pública de ensino.
Objetivo Geral
Desenvolver ações integradas de formação, comunicação e articulação institucional voltadas à promoção da acessibilidade e da inclusão, fortalecendo o protagonismo da comunidade surda e de pessoas com deficiência em Boa Viagem e região.
Objetivo Específico
Realizar o II Fórum de Acessibilidade com a participação de estudantes e docentes de cursos superiores. Produzir material digital educativo (cards e vídeos) para o Instagram do NAPNE-BVG. Organizar e sediar o XI Encontro dos NAPNEs. Estimular a produção acadêmica com a submissão de artigos ao XII SEPEMO e à Revista Semiárido De Visu. Promover reuniões quinzenais de planejamento e avaliação das ações do projeto.
Metodologia
O projeto será executado de forma colaborativa, envolvendo docentes, discentes e técnicos do IFCE, além de parceiros externos como profissionais da educação básica. O desenvolvimento das atividades seguirá as etapas abaixo: Planejamento Coletivo: Reuniões quinzenais com a equipe do NAPNE-BVG, com representantes dos cursos de Química e ADS, para definição de estratégias e responsabilidades. Execução das Ações: II Fórum de Acessibilidade: agendado para 08/09/2025, com mesas-redondas, oficinas e debates interdisciplinares. Produção de conteúdo digital: cards e vídeos publicados mensalmente no Instagram do NAPNE-BVG, especialmente em datas comemorativas e campanhas. XI Encontro dos NAPNEs: evento presencial entre 22 e 24 de outubro, com organização local e participação de diversos campi. Submissão de artigos: textos enviados ao XII SEPEMO (prazo 15/09/2025) e à Revista Semiárido De Visu (prazo até 17/11/2024). Avaliação das Ações: A avaliação será feita em três níveis: Interna: reuniões de autoavaliação com a equipe. Participativa: aplicação de formulários com o público dos eventos. Acadêmica: publicação de artigos e participação em eventos científicos como forma de validar e registrar os impactos da ação. As atividades serão desenvolvidas com a comunidade, por meio de escutas, convites para coorganização, e incentivo à participação ativa, garantindo a horizontalidade do processo formativo.