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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mapeando a acessibilidade do campus Tabuleiro do Norte- uma escola acessível para todos
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
18/08/2025
Previsão de Fim:
18/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Site institucional
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Persia Regilda Maia Reboucas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2025 18/02/2026
Gessileudo Henrique Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Karlos Matheus Moreira Campêlo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 18/08/2025 18/02/2026
Leiliana Reboucas Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2025 18/02/2026
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Maria Edilene Raulino Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2025 18/02/2026
Maria Joceli Noronha de Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2025 18/02/2026
Mayara Maia Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Milena Freitas Mauricio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Persia Regilda Maia Reboucas IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 18/08/2025 05/01/2026
Poliane Freire de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Samiles Vasconcelos Cruz Benedito IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Simone de Castro Alencar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2025 18/02/2026
Telma Rodrigues Amendola IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto intitulado: Mapeando a acessibilidade do IFCE campus Ensino Inclusivo no IFCE Tabuleiro do Norte- uma escola acessível para todos. Esse projeto extensionista e integrador, surge a partir das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas, este criado pela Resolução 050, de 14 de dezembro de 2015. O projeto ora apresentado, se realizará a partir de intervenções voltadas para à temática da inclusão, com práticas educacionais e metodológicas voltadas para o acompanhamento deste público educacional específico e geral, dando visibilidade às ações do NAPNE, repensando práticas e metodologias educacionais. Voltado para a produção e articulação da extensão com o conhecimento científico, ensino e pesquisa, interagindo e transformando a realidade social a partir de um contexto local.
Justificativa
No atual contexto educacional e social brasileiro, têm-se ampliado as discussões e demandas sobre educação inclusiva e acessibilidade, considerando as demandas em prol dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs) e reafirmando o compromisso do Estado com a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. A Educação é um direito social, como apresentado na Constituição Federal Brasileira de 1988, neste sentido é imperativo a adequação teoria e prática no cotidiano escolar frentes às necessidades educacionais, de um público escolar, cada vez mais heterogêneo, advindos de diversos grupos sociais. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com o Censo 2022, 14,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 7,3% das 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade na população possuem algum tipo de deficiencia, sendo portanto fundamental garantir a participação plena, em igualdade de condições, desse extrato populacional nas diversas atividades do cotidiano. Entre eles, destaca-se as Pessoas com Deficiências, que cursam a Educação Básica no município de Tabuleiro do Norte e possuem necessidades educacionais específicas de acessibilidade. O público visitante do IFCE campus Tabuleiro do Norte também será beneficiado com as adequaçoes acessiveis que o campus ofereça. Sendo assim, no universo escolar, que na sua maioria são espaços e edificações que não foram planejados levando em consideração o acesso universal, se faz necessário realizar adaptações a posteriori. Portanto ,esse projeto tem como prioridade mapear a acessibilidade dos espaços, mobiliários e das edificações dentro do campus dop IFCE Tabuleiro do Norte.
Público Alvo
Estudantes da rede pública de ensino do município de Tabuleiro do Norte: Abrangendo alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio, com foco naqueles que possuem algum tipo de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, etc.) ou mobilidade reduzida. O objetivo é que este público externo represente a maioria dos participantes das ações de extensão.
Objetivo Geral
Analisar e propor melhorias na acessibilidade dos espaços, mobiliários e edificações dentro do IFCE Campus Tabuleiro do Norte, visando a criação de um ambiente educacional plenamente inclusivo e em conformidade com a legislação vigente.
Objetivo Específico
1. Mapear e Diagnosticar: Realizar o levantamento detalhado dos espaços, mobiliários e edificações do IFCE Campus Tabuleiro do Norte que necessitam de adequação de acessibilidade, por meio da aplicação de questionários específicos, vistorias técnicas e análise da legislação pertinente (ABNT NBR 9050, Lei 10.098/2000, Lei 13.146/2015). 2. Fomentar a Discussão e Conscientização: Promover discussões, palestras e workshops sobre a temática da acessibilidade e inclusão, envolvendo a comunidade acadêmica (interna e externa) e a sociedade em geral, visando a sensibilização e a disseminação do conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência. 3. Refletir e Propor Soluções: Realizar visitas guiadas pelo IFCE Campus Tabuleiro do Norte, com a participação de especialistas e membros da comunidade PCD, para refletir sobre os diferentes tipos de acessibilidade e identificar soluções práticas e inovadoras para as barreiras existentes. 4. Articular Ensino, Pesquisa e Extensão: Integrar as ações do projeto com as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no campus, incentivando a produção de conhecimento científico sobre acessibilidade e a aplicação de soluções tecnológicas para a inclusão. 5. Elaborar Propostas de Intervenção: Desenvolver um relatório técnico detalhado com as propostas de intervenção e adequação dos espaços, mobiliários e edificações, incluindo estimativas de custos e prazos, a ser apresentado à Direção Geral do IFCE Campus Tabuleiro do Norte.
Metodologia
Para a execução do presente projeto, serão realizadas diversas atividades, organizadas em etapas que visam garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de um planejamento, execução, acompanhamento e avaliação robustos. O acompanhamento se dará por meio de reuniões de planejamento e avaliação para cada atividade, garantindo a flexibilidade e a adaptação necessárias ao longo do projeto. 1. Planejamento e Divulgação: Planejamento da Equipe: As ações serão planejadas em reuniões semanais com a equipe do projeto, composta por membros do NAPNE, docentes, discentes e técnicos administrativos do IFCE Campus Tabuleiro do Norte. Nestas reuniões, serão definidas as estratégias, cronogramas, responsabilidades e recursos necessários para cada atividade. Será elaborado um plano de trabalho detalhado, com metas e indicadores de desempenho para cada etapa. Divulgação e Mobilização: A divulgação do projeto e a mobilização dos participantes, especialmente os externos, serão realizadas de forma estratégica e abrangente, utilizando diversos canais de comunicação: Mídias Sociais: Criação de conteúdo visual e textual para as redes sociais do IFCE Campus Tabuleiro do Norte (Instagram, Facebook, site institucional), com informações sobre o projeto, cronograma de atividades, formas de participação e depoimentos de beneficiados. Parcerias com Escolas: Envio de ofícios e visitas presenciais às escolas municipais e estaduais de Tabuleiro do Norte, para apresentar o projeto aos diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Serão realizadas palestras informativas e rodas de conversa para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da acessibilidade e inclusão. 2. Execução das Ações (Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão): As atividades serão distribuídas ao longo da vigência do projeto, com programação detalhada previamente divulgada, e buscarão integrar ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável: Grupos de Estudos e Pesquisa: Serão formados grupos de estudos com discentes e docentes do IFCE, focados na pesquisa sobre acessibilidade, legislação, tecnologias assistivas e metodologias inclusivas. Estes grupos produzirão artigos científicos, resumos expandidos e relatórios técnicos, que serão apresentados em eventos acadêmicos e publicados em periódicos. Esta ação integra a pesquisa ao projeto, aprofundando o conhecimento sobre o tema. Palestras e Workshops: O NAPNE, em parceria com docentes e discentes, realizará palestras e workshops para o público interno e externo, abordando temas como: "Acessibilidade e Legislação: Direitos e Deveres", "Tecnologias Assistivas para a Inclusão", "Histórias de Superação e Inclusão", "Práticas Pedagógicas Inclusivas". Estas atividades serão ministradas por especialistas, professores e alunos que desenvolveram pesquisas na área, promovendo a extensão e o ensino. Mapeamento e Diagnóstico da Acessibilidade (Ensino e Extensão): Elaboração e aplicação de questionários específicos para identificar os tipos de acessibilidade a serem mapeados no campus (espaços físicos, mobiliários e edificações). Esta etapa demandará a participação de outros agentes que tenham conhecimento técnico específico em Engenharia Civil e Arquitetura (buscaremos apoio) para análise dos levantamentos fotográficos. Os dados coletados serão analisados e sistematizados, resultando em um diagnóstico detalhado da acessibilidade do campus. Esta ação integra o ensino (aplicação prática de conhecimentos técnicos) e a extensão (serviço à comunidade). Produção de Artigo/Relatório Final (Pesquisa e Extensão): Na fase final do projeto, prevista para janeiro de 2026, será produzido um Artigo/Relatório Final que apresentará as mudanças necessárias para um espaço educacional acessível, com base nos dados do mapeamento e nas discussões realizadas. Este documento refletirá sobre os avanços e desafios na construção de um ensino inclusivo no IFCE Campus Tabuleiro do Norte, e será divulgado para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, consolidando a pesquisa e a extensão do projeto. 3. Acompanhamento e Avaliação: O acompanhamento e a avaliação do projeto serão contínuos e sistemáticos, envolvendo a equipe do projeto e os participantes, garantindo a transparência e a efetividade das ações: Acompanhamento da Equipe: Reuniões Periódicas: Serão realizadas reuniões quinzenais com a equipe do projeto para monitorar o andamento das atividades, discutir desafios, ajustar cronogramas e realocar recursos, se necessário. Nestas reuniões, serão analisados os indicadores de desempenho definidos no plano de trabalho. Relatórios de Atividades: Cada membro da equipe será responsável por elaborar relatórios mensais de suas atividades, detalhando as ações realizadas, os resultados alcançados e as dificuldades encontradas. Estes relatórios serão consolidados em um relatório geral do projeto. Registro Fotográfico e Documental: Todas as atividades serão documentadas por meio de registros fotográficos e vídeos, além de listas de frequência e atas de reuniões. Este material servirá como evidência das ações realizadas e como subsídio para a avaliação final. Avaliação do Projeto: Avaliação Interna: A equipe do projeto realizará uma avaliação interna bimestral, utilizando os relatórios de atividades, os indicadores de desempenho e as discussões das reuniões periódicas. Esta avaliação terá como objetivo identificar os pontos fortes e fracos do projeto, as oportunidades de melhoria e os desafios a serem superados. Avaliação pelos Participantes (Internos e Externos): Ao final de cada atividade e ao término do projeto, serão aplicados questionários de avaliação de satisfação e impacto aos participantes (discentes, docentes, servidores, comunidade externa). Estes questionários abordarão aspectos como a relevância das atividades, a qualidade do conteúdo, a metodologia utilizada, o impacto na percepção sobre acessibilidade e inclusão, e sugestões para futuras ações. Para a comunidade externa, os questionários serão adaptados para serem acessíveis a diferentes níveis de escolaridade e, se necessário, aplicados de forma oral. Relatório Final de Avaliação: Ao final do projeto, será elaborado um relatório final de avaliação, consolidando todos os dados coletados (quantitativos e qualitativos), as análises realizadas e as recomendações para a continuidade e aprimoramento das ações de acessibilidade e inclusão no IFCE Campus Tabuleiro do Norte. Este relatório será apresentado à Direção Geral do IFCE e à comunidade acadêmica.