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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Semana do Orgulho LGBTQIAP+ do campus Canindé
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Gênero
Data de Início:
24/06/2025
Previsão de Fim:
26/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
24
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Folheto
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Semana
Mostra
Espetáculo
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alewiara Nunes Braúna IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Amanda Lima Uchoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Ana Francisca Saraiva Vilar IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Antonia Edinaria da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Charlie Rocha Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Fernanda Rosalina da Silva Meireles IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Gessyka de Sousa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Gilson Lopes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Helia Maria Nunes de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Jardanny Marreiro Barros da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Joao Luiz Batista de Melo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
José Guilhermeb Julio Vasconcelos de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Kailane Marciel de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Lourdes Rafaella Santos Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Maria Barroso Sampaio Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Maria Luiza Alves de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Mikaelle Barboza Cardoso IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Natalia Ayres da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Rachel Gomes de Oliveira Lucio de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/06/2025 26/06/2025
Sarah Suellen Lima Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Vitoria Maria Sousa Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/06/2025 26/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A I Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ de Canindé faz alusão às lutas por direitos e garantias sociais que vem sendo historicamente negados àqueles e àquelas cuja sexualidade ou identidade de gênero não se encaixam nos padrões heteronormativos.
Justificativa
Segundo dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), até 2024 o Brasil consolida-se como o país que mais mata pessoas trans no mundo. A pesquisa apontou ainda que "o perfil das vítimas em sua maioria são de jovens, pretas, pobres e nordestinas. E que a expectativa de vida dessa população é de até 35 anos." (CNN, 2025). Ainda se tratando da população LGBTI+, a A Pesquisa Nacional sobre o Bullying no Ambiente Educacional Brasileiro (2024) revelou que 86% dos estudantes se sentem inseguros no ambiente escolar, saltando para 93% dentre as pessoas transexuais. A presença de docente entre os agressores, segundo a pesquisa, é de 35%, o que escancara a violência institucional vivida cotidianamente por estes estudante, em grande parte proveniente daqueles que deveriam acolhe-los. A escola, neste cenário, se perpetua como espaço de exclusão, produção e reprodução da lógica social que invisibiliza a vivência digna de determinados grupos sociais de forma plena. A principal consequência desta realidade é a evasão escolar, aliada à exclusão familiar, preconceito, demora e precarização no mundo do trabalho, a população LGBTQIAPN+ perpassa por uma série de dificuldades violências e exclusões caracterizadas por vezes pela invisibilidade e omissão, por vezes pela evidência do preconceito. A mudança dessa realidade perpassa pela discussão urgente e séria acerca de gênero e sexualidade dentro das instituições, sobretudo da escola, fazendo surgir novas formas de compreensão das diferenças constituintes entre os sujeitos, para que possamos pensar e criar espaços, políticas institucionais, currículos e perspectivas que possibilitem o acolhimento desses estudantes e que possam modificar o olhar sobre as diferenças. Nesse sentido constituir momentos formativos a partir de datas que demarcam importantes lutar faz-se não só necessário, mas urgentes, sobretudo dentro do ambiente escolar.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Médio das escolas localizadas no Município de Canindé Professores da Rede Básica de Educação de Canindé Servidores Municipais de Canindé
Objetivo Geral
O evento objetiva formar e aprofundar o debate junto a comunidade escolar e a comunidade externa acerca da discussão sobre gênero e sexualidade na escola, utilizando o mês Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ que demarca as lutas e conquistas dessa população.
Objetivo Específico
Formar professores e estudantes sobre as questões relacionadas ao gênero, sexualidade e suas implicações na sociedade Apresentar a produção cultural de estudantes e artistas locais acerca da temática Criar espaços de discussão e transversalidade entre as diversas áreas de conhecimento que possam possibilitar a ampliação da discussão da temática em sala de aula e no ambiente escolar.
Metodologia
O evento contará com exposição artística voltada às questões de gênero, mesas redondas sobre acolhimento de estudantes LGBTQNAP+ na escola, cinematemática e gênero nas ciências exatas, oficinas de artes e feminimos, apresentações artísticas, exibição de documentário e palestras sobre direitos da população LGBTQIAPN+. Todas as atividades ocorrerão durante os dias 24 à 26 de junho, nas instalações do IFCE campus Canindé.