Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Trocas entre pares: mediação entre estudantes no contexto da inclusão escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
04/08/2025
Previsão de Fim:
04/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Quixadá
Quixeramobim
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Arinilson Rabelo de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/08/2025 04/02/2026
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 14/08/2025 04/02/2026
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/08/2025 04/02/2026
Juciane Maria Cabral Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/08/2025 04/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem como objetivo estimular as trocas de saberes entre pares no contexto da inclusão escolar, por meio do envolvimento de estudantes mais experientes no apoio ao processo de escolarização de colegas com deficiência. Trata-se de uma proposta que valoriza a potência das trocas entre estudantes como estratégia pedagógica para o fortalecimento da participação, da aprendizagem e da socialização no ambiente escolar.
Justificativa
O projeto se justifica na medida em que a aprendizagem colaborativa entre pares se configura como uma estratégia que potencializa a inclusão escolar, ao favorecer a participação ativa de todos os estudantes no processo educativo. A literatura especializada aponta que a aprendizagem ocorre de maneira mais efetiva quando mediada por interações sociais significativas (Vygotsky, 1991).
Público Alvo
Estudantes com deficiência de duas escolas públicas de Quixadá Estudantes sem deficiência de duas escolas públicas de Quixadá
Objetivo Geral
Estimular as trocas de saberes entre pares no contexto da inclusão escolar, por meio do envolvimento de estudantes mais experientes no apoio ao processo de escolarização de colegas com deficiência.
Objetivo Específico
Incentivar, por meio de palestras, oficinas e debates a troca de conhecimento entre pares. Construir no IFCE Campus Quixadá e nas escolas participantes do projeto, uma experiência de aprendizagem colaborativa entre estudantes com e sem deficiência.
Metodologia
Inicialmente, será realizada a divulgação do projeto por meio das redes sociais e site oficial do IFCE campus Quixadá. Em seguida, será realizado o convite às escolas participantes, apresentação e respectiva adesão ao projeto. Realizada a adesão das instituições participantes, os estudantes se inscreverão no projeto por meio de formulário eletrônico. Para o alcance do objetivo "Incentivar, por meio de palestras, oficinas e debates a troca de conhecimento entre pares", serão realizadas nas palestras sobre troca de conhecimento entre pares, seguidas de debate sobre as possibilidades de interações entre estudantes come sem deficiência. Em um segundo momento, será realizada uma oficina colaborativa sobre instrumentos de interações pedagógicas entre estudantes. Para a obtenção do objetivo "construir no IFCE Campus Quixadá e nas escolas participantes do projeto, uma experiência de aprendizagem colaborativa entre estudantes com e sem deficiência", será construída, de modo colaborativo, uma experiência de aprendizagem colaborativa nas escolas participantes. Essas trocas acontecerão por meio da supervisão de professores voluntários que farão a mediação e o acompanhamento das trocas de aprendizagens entre os pares. Ao final será realizada uma socialização dos resultados da experiência entes os participantes.