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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Juventude, Trabalho e Inovação: Explorando a Inteligência Artificial na Formação de Jovens Aprendizes
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
03/07/2025
Previsão de Fim:
09/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa Jovem Aprendiz
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Vanuzia Maria de Medeiros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex de Oliveira Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/07/2025 31/12/2025
Francisco Hermesson Goncalves Araujo do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/07/2025 31/12/2025
Italo Renan Ferreira de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/07/2025 31/12/2025
Jose Carlos Correia Lima da Silva Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/07/2025 31/12/2025
Luiz Roberto Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/07/2025 31/12/2025
Nilson Gonzaga da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/07/2025 31/12/2025
Vanessa Lopes Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/07/2025 31/12/2025
Vanuzia Maria de Medeiros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/07/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A emergência de novas tecnologias digitais, especialmente a Inteligência Artificial (IA), tem transformado profundamente o mundo do trabalho, exigindo o desenvolvimento contínuo de competências técnicas, cognitivas e comportamentais. Essa realidade impõe desafios particulares à juventude em situação de vulnerabilidade social, bem como a funcionários e gestores de empresas que buscam acompanhar as mudanças e se manterem atualizados diante das novas exigências do mercado, já que, segundo Angeli et al. (2019), a ascensão da IA tende a substituir parte do trabalho humano, especialmente em tarefas repetitivas e automatizáveis, exigindo uma requalificação constante da força de trabalho. Neste contexto, o Projeto de Extensão “Juventude, Trabalho e Inovação: Explorando a Inteligência Artificial na Formação de Jovens Aprendizes”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Acopiara, propõe-se a criar um espaço formativo, reflexivo e prático voltado à apropriação crítica de conhecimentos sobre a IA aplicada ao contexto profissional. Por meio de oficinas, rodas de conversa, palestras e laboratórios de experimentação, a iniciativa visa capacitar jovens aprendizes, estudantes da rede pública e também funcionários e gestores de empresas locais, promovendo a inclusão digital, o protagonismo juvenil e a inovação nos ambientes de trabalho.
Justificativa
O avanço acelerado das tecnologias digitais tem modificado profundamente os perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho. A Inteligência Artificial, em particular, representa um dos pilares da chamada Quarta Revolução Industrial, sendo cada vez mais incorporada em processos produtivos, educacionais e administrativos. Como destaca Hobsbawm (2010), grandes transformações tecnológicas costumam provocar rupturas significativas nas estruturas sociais, exigindo reações institucionais e culturais à altura. Apesar disso, observa-se que grande parte da juventude, especialmente em regiões interioranas e de menor acesso a tecnologias, permanece à margem desses debates e práticas, o que compromete sua preparação para os desafios profissionais contemporâneos. O presente projeto justifica-se, portanto, pela necessidade de democratizar o acesso à informação e ao conhecimento sobre as novas tecnologias, com especial atenção à IA promovendo espaços de formação que articulem juventude, trabalho e inovação. Além disso, visa cumprir a missão institucional do IFCE Campus Acopiara de promover a educação tecnológica com responsabilidade social, contribuindo para a construção de trajetórias profissionais mais autônomas, críticas e inclusivas. Nesse sentido, Moran (2020) enfatiza que as novas tecnologias, quando mediadas pedagogicamente, têm o potencial de promover aprendizagens significativas, desde que aliadas a propósitos formativos claros e a contextos sociais reais.
Público Alvo
- Jovens Aprendizes com idades entre 16 e 24 anos, os quais participem do Programa Jovem Aprendiz e busquem uma formação complementar para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas competências quanto a utilização das IAs em sua vida profissional. - Funcionários de Empresas que já estão atuando em suas respectivas áreas e que desejem aprimorar suas competências em relação ao uso das IAs em seu contexto laboral. -Líderes empresariais interessados em aplicar as IAs para otimizar processos, inovar em suas práticas de gestão e fomentar um ambiente de trabalho mais eficiente e moderno.
Objetivo Geral
Promover a formação inicial de jovens aprendizes, funcionários e gestores no uso estratégico da inteligência artificial em contextos profissionais, com vistas ao fortalecimento das competências digitais e à incorporação de práticas inovadoras no ambiente de trabalho.
Objetivo Específico
- Compreender os fundamentos conceituais da Inteligência Artificial, suas origens e principais aplicações nos diferentes contextos do mundo do trabalho contemporâneo. - Propiciar experiências práticas com ferramentas baseadas em IA amplamente utilizadas em ambientes profissionais, promovendo sua aplicação consciente e eficiente. - Despertar o interesse dos participantes por áreas estratégicas do conhecimento, como ciência, tecnologia e inovação, estimulando o protagonismo juvenil e o aperfeiçoamento profissional contínuo. - Incentivar a reflexão crítica e ética acerca dos impactos da Inteligência Artificial nas dinâmicas laborais, nos direitos digitais, na proteção de dados e nas oportunidades de inclusão produtiva. - Estimular a criação coletiva de soluções tecnológicas simples, baseadas em IA, para demandas concretas identificadas por jovens aprendizes, estudantes, trabalhadores e gestores em suas realidades locais. - Favorecer a articulação entre diferentes perfis profissionais — jovens aprendizes, funcionários e gestores — por meio de ações colaborativas, oficinas temáticas e eventos interativos que promovam o diálogo e o intercâmbio de saberes.
Metodologia
A proposta metodológica do projeto será desenvolvida ao longo de seis meses, com encontros realizados presencialmente no IFCE Campus Acopiara. As atividades serão planejadas de forma a articular fundamentos teóricos, vivências práticas e momentos de reflexão crítica sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no mundo do trabalho, contemplando diferentes públicos: jovens aprendizes, estudantes da rede pública, funcionários e gestores de empresas locais. Para a efetivação das atividades previstas, o projeto contará com a colaboração de um discente bolsista, cuja atuação será estratégica na articulação entre os diferentes públicos envolvidos. Sua participação será fundamental para a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo, dinâmico e eficaz. Neste contexto, suas atribuições abrangerão não apenas o desenvolvimento de ações de natureza técnica, mas também o apoio a processos de caráter pedagógico e organizacional, contribuindo de forma ampla para a qualidade e o êxito da proposta extensionista. Diante disso, suas responsabilidades estarão delineadas conforme as seguintes atribuições: Apoio nas Oficinas Temáticas: Auxiliar na preparação dos materiais e na condução das oficinas, colaborando com os instrutores e participantes nas atividades práticas e teóricas. Organização de Eventos e Ações Formativas: Contribuir para a logística e coordenação dos eventos, promovendo a integração entre os públicos e o bom andamento das ações. Mentoria e Suporte Técnico: Oferecer orientação técnica aos participantes — jovens aprendizes, funcionários e gestores — auxiliando na resolução de dúvidas e na aplicação dos conteúdos trabalhados com ferramentas de IA. Documentação e Avaliação do Projeto: Acompanhar o progresso das atividades, realizar registros sistemáticos e apoiar a elaboração de relatórios avaliativos, contribuindo para os ajustes e aperfeiçoamentos contínuos do projeto. A atuação do bolsista, portanto, estará diretamente vinculada à mediação pedagógica e ao acompanhamento sistemático das ações, reforçando a qualidade das formações e o compromisso com os objetivos extensionistas da proposta, especialmente no que se refere à inserção qualificada da juventude no mundo do trabalho a partir do uso inovador e consciente da inteligência artificial. Assim sendo, as ações do projeto serão organizadas de acordo com os seguintes eixos: 1. Seminário de Abertura: Evento inaugural destinado à apresentação institucional do projeto, com exposição de seus objetivos, metodologias e benefícios esperados. Contará com a presença de representantes do IFCE Campus Acopiara, jovens aprendizes, estudante, gestores e especialistas em inovação tecnológica e inteligência artificial. 2. Mesa-Redonda sobre: Ética, Inclusão e Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho. Este debate contará com a presença de especialistas das áreas de tecnologia, direito e educação sobre os impactos sociais, éticos e profissionais da inteligência artificial, especialmente no que diz respeito à juventude, inclusão digital, algoritmos discriminatórios e as novas exigências do mundo laboral. 3. Roda de conversa sobre os impactos das IAs no Dia a Dia Profissional: Atividade está voltada para a leitura e discussão de artigos, vídeos e casos reais sobre a aplicação da IA em diferentes setores (educação, comércio, indústria, serviços). 4. Oficinas práticas: Automatizando Tarefas com Ferramentas de IA: Tarefa prática com foco na automação de tarefas administrativas e operacionais com IA, como responder e-mails, organizar planilhas, gerar relatórios ou criar conteúdos digitais para redes sociais, etc. Esta atividade demonstra, na prática, como ferramentas acessíveis podem poupar tempo e melhorar a produtividade, tanto no ambiente escolar quanto no corporativo. 5. Evento de Encerramento: Momento de culminância e socialização das experiências adquiridas ao longo do projeto. Os participantes – incluindo jovens aprendizes, estudantes, funcionários e gestores – apresentarão trabalhos desenvolvidos com base no uso da IA em seus contextos escolares, profissionais e empresariais. O evento será aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, promovendo um espaço de reconhecimento, troca de saberes e fortalecimento de redes colaborativas. Esta metodologia visa assegurar a aprendizagem significativa, a integração entre teoria e prática e a valorização das vivências pessoais e profissionais dos participantes, promovendo uma formação cidadã, tecnológica e crítica frente aos desafios da era digital.