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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto para Promoção, Diálogo e Oportunidades entre o IFCE campus Crateús e Instituições Concedentes de estágio Externas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/07/2025
Previsão de Fim:
01/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Folheto
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eduardo Sousa Torres
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Eduardo Sousa Torres IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/07/2025 01/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto está relacionado à atuação do Programa de Estágio do IFCE campus Crateús, com fomento (bolsa discente) do Edital 04/2025 ASS-PROEXT/PROEXT/REITORIA-IFCE, processo SEI de adesão nº 23293.001292/2025-11. O projeto tem como ação central a promoção do diálogo entre o IFCE campus Crateús e instituições concedentes de estágio, visando prospectar e divulgar oportunidades de estágio e emprego, favorecendo concedentes, egressos e discentes do IFCE campus Crateús. Além disso, está no escopo do projeto o levantamento de demandas de estágio, a elaboração de materiais informativos para público interno e externo, o firmamento de novas parcerias para estágio e a promoção de evento de compartilhamento de experiências sobre o estágio.
Justificativa
A Lei 11788/2008, em seu artigo 1º define o estágio como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Ainda buscando definir o lugar do estágio supervisionado nos cursos do IFCE, a Resolução CONSUP/IFCE 108/2023 indica que o estágio tem por objetivos: I - o aprendizado de competências próprias da atividade profissional; II - a contextualização curricular; III - a preparação para o trabalho produtivo; e IV - desenvolvimento do educando para o trabalho e a vida cidadã. Nesse sentido, torna-se evidente a importância do estágio na formação dos discentes, não só preparando, mas inserindo-os em suas futuras carreiras profissionais. Todavia, a realização do estágio, que deveria ser um momento de grandes aprendizagens para os estudantes e levantamento de talentos pelas concedentes, por vezes, devido às dificuldades logísticas, ausência de oportunidades, lacunas no conhecimento acerca dos processos e fluxos de estágio, acaba por tornar-se dispendiosa e complexa para os envolvidos. Os cursos regidos pela Resolução CONSUP/IFCE 108/2023, ou seja, aqueles cujo estágio não se configure como disciplina prevista na matriz curricular do curso, são os mais afetados por esses elementos e, portanto, serão o foco deste projeto. Assim, no sentido de estreitar as relações entre o IFCE campus Crateús e as instituições concedentes de estágio, esse projeto se propõe a promover esse diálogo, visando prospectar e divulgar oportunidades de estágio e emprego, favorecendo concedentes, egressos e discentes do IFCE campus Crateús.
Público Alvo
Egressos do IFCE, empresas parceiras em estágios, supervisoras/es de campo de Estágio Supervisionado e discentes, docentes e gestores de estágio de outras instituições de Ensino
Objetivo Geral
Promover o diálogo entre o IFCE campus Crateús e entidades do mundo do trabalho para a efetivação de oportunidades de estágio supervisionado, com foco nos cursos cujo estágio não se configure como disciplina prevista na matriz curricular do curso.
Objetivo Específico
Identificar as demandas de estágio obrigatório nos cursos do IFCE campus Crateús cujo estágio não se configure como disciplina prevista na matriz curricular do curso. Levantar possíveis parcerias no âmbito regional que atendam aos requisitos de instituição concedente de estágio, com ênfase no curso Técnico Subsequente em Edificações. Divulgar às instituições informações sobre o estágio supervisionado e as demandas do IFCE campus Crateús. Prospectar e divulgar oportunidades de estágio nas empresas levantadas. Estabelecer ao menos uma nova parceria para a realização de estágio obrigatório (SEINFRA). Compartilhar informações e saberes sobre o estágio supervisionado.
Metodologia
O projeto tem como visão metodológica a filosofia ágil de gestão de projetos e o design thinking. O desenvolvimento do projeto será realizado em 5 etapas, conforme detalhado a seguir. Para cada etapa, haverá um encontro de planejamento, para alinhamento das visões entre os envolvidos, avaliação das ações tomadas na etapa anterior (a partir da 2) e revisão das entregas e prazos. As etapas têm duração de 2 a 4 semanas, a depender da etapa. Ao longo de cada etapa, haverá dois encontros semanais de inspeção entre os membros da equipe, de curta duração, registrado em ata, para aferição do andamento das entregas e levantamento de dificuldades e barreiras encontradas para a realização das atividades, possibilitando um rápido ajuste e adaptação. As ações do projeto serão monitoradas a partir de suas entregas, que deverão ocorrer de forma ágil para posterior incremento. As etapas não ocorrem de maneira estanque e compartimentada, mas de forma sobreposta, em ciclos de entrega, revisão e incremento. Etapa 1 - Identificação das demandas de estágio obrigatório nos cursos cujo estágio não se configure como disciplina prevista na matriz curricular do curso. Nessa etapa, serão contactados os coordenadores dos cursos do IFCE campus Crateús para identificação da estrutura do estágio nos PPCs dos cursos. Por meio de instrumental próprio em entrevista semi-estruturada, agendada individualmente com cada coordenador, serão levantados dados acerca dos cursos nesse perfil, a carga horária obrigatória e/ou não-obrigatória de estágio prevista na matriz, o semestre em que o estágio ocorre e o número médio de estagiários por semestre com base nos últimos 3 anos. Entrega da etapa: banco de dados de demanda de estágio nos cursos do IFCE campus Crateús regidos pela Resolução 108/2023. Etapa 2 - Levantamento de instituições concedentes e elaboração de mapeamento de escopo de oportunidades. Esta etapa é constituída de duas fases: Fase 1: serão levantadas as instituições concedentes que já ofertam/ofertaram oportunidades de estágio para o IFCE campus Crateús, com ênfase no curso Técnico Subsequente em Edificações. Por meio de instrumental específico, serão coletados dados acerca das experiências de estágio vivenciadas. Os sujeitos dessa ação serão os coordenadores de curso, orientadores de estágio e Setor de Estágio. Esses dados serão utilizados para a fase de prospecção de novas oportunidades (fase 2). Fase 2: serão levantados junto à coordenação egressos que atuam na área de formação (edificações) para coleta de dados acerca da relação entre o estágio e sua atuação. Fase 2: a partir das experiências compartilhadas pelos orientadores de estágio do IFCE campus Crateús, serão contactadas as instituições para prospecção de novas oportunidades de estágio. Nessa etapa serão levantadas informações acerca da necessidade e perfil de estagiários na visão das concedentes. Entrega da etapa: catálogo de concedentes e oportunidades de estágio de abrangência anual (anuário). Etapa 3 - Estabelecimento de parcerias para estágio. Nessa etapa, serão instruídos os caminhos processuais para efetivação de parcerias de estágio, após contato e manifestação das instituições interessadas. As ações englobam visitas às instituições concedentes e formalização dos documentos. Entrega da etapa: Processo de parceria formalizada e/ou registro de nova concedente no sistema de controle de estágio. Etapa 5 - Realização do EEE - Encontro de Estágio e Egressos do curso de Edificações (evento). Esse evento será cadastrado de forma vinculada ao projeto. Para a mobilização e divulgação, ao longo das etapas anteriores, será construída uma lista de contatos com os parceiros participantes do projeto e haverá mobilização junto às coordenações dos cursos para a realização do evento. Haverá inscrição de forma online e certificado de participação. No cadastro, haverá o detalhamento dessas informações e apresentação da programação, artes e folders de divulgação. O objetivo do evento é reunir e compartilhar saberes e experiências acerca do estágio no IFCE campus Crateús, com ênfase no curso de Edificações. O evento, que contará com metodologia própria de divulgação, inscrição e certificação, contemplará: mesa redonda para tratar das temáticas relacionadas ao estágio; compartilhamento de experiências exitosas de estágio e egressos no curso; apresentação de oportunidades de emprego e estágio por parte de empresas convidadas. Entrega da etapa: EEE - Encontro de Estágio e Egressos do curso de Edificações. Resumo das entregas: Banco de dados de demanda de estágio nos cursos do IFCE campus Crateús regidos pela Resolução 108/2023. Catálogo de concedentes e oportunidades de estágio. Processo de parceria formalizada e/ou registro de nova concedente no sistema de controle de estágio. EEE - Encontro de Estágio e Egressos do curso de Edificações.