Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Todas as Cores: Gênero, Diversidade e Direitos Humanos nas Escolas de Acopiara
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
07/07/2025
Previsão de Fim:
07/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rafael Gomes Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Solange Alves Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Antonio Cleyton Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Francisca Tainan Pereira Jesuita IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Francisco Wesley Silva Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Gabriel Felix de Oliveira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/07/2025 07/01/2026
Rafael Gomes Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/07/2025 07/01/2026
Vanessa Lopes Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Estudos vêm apontando o crescimento do conservadorismo entre os mais jovens e seu alinhamento a agendas políticas de direita, não apenas no Brasil, mas em outros países do mundo, o que acentua, consequentemente, a violência contra as minorias. É possível observar também a proliferação nas redes sociais de conteúdos extremistas e preconceituosos, que pregam o ódio contra a mulher, as pessoas não-brancas e a comunidade LGBTQIAPN+. Tendo isso em vista, torna-se de grande relevância o planejamento de estratégias e ações formativas e informativas voltadas para esta juventude sobre diversidade e direitos humanos. Sendo assim, o NUGEDS Acopiara viu no mês de junho, considerado o mês do orgulho LGBTQIAPN+, a oportunidade de pôr em foco, ao vivo e a cores, e em todas as suas cores, a diversidade sexual vivenciada pela comunidade LGBTQIAPN+, através de um ciclo de ações, envolvendo apreciação e produção artística, rodas de conversa, entre outras propostas.
Justificativa
Acreditando no potencial da educação de transformar pessoas e, através delas, mudar a sociedade. Considerando a importância da convivência e da compreensão da diversidade, incluindo a diversidade sexual, no desenvolvimento do cidadão. Compreendendo a necessidade de colaborar para a garantia dos direitos dos grupos minoritários, incluindo a comunidade LGBTQIAPN+, e para a prevenção da violência contra estes grupos dentro e fora da escola. Percebendo a exposição da juventude a conteúdos e mídias que divulgam e estimulam o preconceito e a violência às minorias, entre elas a comunidade LGBTQIAPN+. E, por fim, visando alinhar nossas ações às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFCE, com as políticas de equidade e direitos humanos, e com os princípios que norteiam os Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS). Justificamos assim o referido ciclo de ações.
Público Alvo
Estudantes e servidores de escolas públicas de educação básicas, urbanas e rurais, do município de Acopiara.
Objetivo Geral
Incentivar e orientar o debate sobre sobre diversidade sexual e as vivências LGBTQIAPN+ na escola através do diálogo e da arte, a fim de conscientizar, combater e prevenir a LGBTQIAPN+fobia na comunidade escolar.
Objetivo Específico
1. Estimular o pensamento crítico e o respeito às diferenças por meio de rodas de conversa, exibição de filmes e atividades artísticas com alunos do ensino médio. 2. Contribuir para o combate e a prevenção da violência contra mulheres, meninas e a comunidade LGBTQIAPN+; 3. Estimular a reflexão e o pensamento crítico sobre diversidade sexual através da apreciação e da produção artística; 4. Colaborar para a conscientização da comunidade escolar, especialmente os estudantes adolescentes, sobre a importância do respeito à diversidade e aos direitos dos grupos minoritários; 5. Divulgar o IFCE e suas ações, aproximando-o das demais escolas da região e de outros setores da comunidade externa.
Metodologia
A execução do projeto terá início na segunda semana de julho. Nesta primeira fase de formalização e planejamento, que se estenderá até o início de julho, o NUGEDS Acopiara fará o primeiro contato com algumas escolas da região e com a Secretaria de Cultura do município através do envio de ofícios e contato com as direções. As escolas pensadas em um primeiro momento são o IFCE Acopiara, a EEEP Alfredo Nunes de Melo, o Liceu de Acopiara, a EEM Francisco Assis Vieira, e a EEMTI Maria Leal Teixeira. A seguir, no intuito de formalizar as parcerias, serão realizadas reuniões presenciais com as direções e coordenações pedagógicas das escolas e com a equipe da Secretaria de Cultura para alinhamento das ações. Finalizando esta primeira etapa, após os acordos com as escolas parceiras e com a secretaria estarem firmados, o núcleo organizará em reunião presencial a agenda de ações. Cada ação terá sua divulgação realizada individualmente na quinzena que a antecede, direcionada especificamente ao seu público alvo. Para tanto, será feito uso das redes sociais, de distribuição de cartazes nas escolas parceiras e nas proximidades do local da ação, desde que devidamente autorizado pelas autoridades competentes, e dos canais de comunicação das escolas parceiras e da Secretaria de Cultura do município. A partir da última semana de agosto, considerando a finalização dos acordos com as escolas e o calendário acadêmico do campus, terão início as ações propriamente ditas junto às escolas e à Secretaria de Cultura do município. As ações e as datas de sua realização ainda serão discutidas entre as partes interessadas. Cada escola receberá uma ação (o tipo de ação dependerá do diálogo com a instituição), e haverá ainda uma ação em espaço público aberto, com o período de, no mínimo, 15 dias entre cada uma, o que possibilita um melhor planejamento. Entre as intervenções estão: roda de conversa com exibição de curtas e longas-metragem com os temas educação sexual, identidade de gênero e bullying; oficinas de produção de gibis e jogos educativos sobre diversidade; análise e interpretação de canções com temáticas LGBTQIAPN+; intervenções durante reuniões de pais com vídeos, palestras ou rodas de conversa; e a realização do evento “Cinema na Praça” com exibição pública de filme sobre diversidade. Após cada ação, serão aplicados questionários com os participantes para avaliação das ações. Após o encerramento do período de execução das ações, no final de outubro, proceder-se-á com as atividades de encerramento do projeto. Na segunda quinzena de dezembro, será realizada a avaliação interna pela equipe de execução do projeto e a análise dos dados coletados, em reuniões presenciais, de modo que se possa sistematizar os impactos e sugestões para continuidade e ampliação das ações, além da sistematização das experiências vividas pela(o) bolsista, a fim de que se construa tanto o relato reflexivo deste(a), quanto o relatório final do projeto.