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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Jovem Aprendiz em Formação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa Jovem Aprendiz
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gina Eugenia Girao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Alan Vieira Cardoso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 30/06/2025 31/12/2025
Gina Eugenia Girao IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/06/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto ‘Jovem Aprendiz em Formação’ é iniciativa da servidora Responsável Técnica pelo Programa de Aprendizagem Profissional – Programa Jovem Aprendiz (PJA) – do IFCE campus de Morada Nova e atende ao edital Nº 04/2025 PROEXT/REITORIA-IFCE. A ação justifica e define atividades a serem realizadas pela equipe formada pela coordenadora do projeto, por representante da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) e pelo(a) bolsista selecionado(a) através do edital Nº 12/2025 GAB-MOR/DG-MOR/MORADA-IFCE. As atividades serão realizadas de 30 de junho a 31 de dezembro de 2025, em dependências do Campus Morada Nova e em locais externos, e têm por finalidade preparar alunos(as) aptos ao PJA para aspectos do mundo do trabalho, através de aprendizados sobre ética e relações de trabalho, emprego e negócios, legislação trabalhista, educação financeira e perfil desejável do Jovem Aprendiz, aumentando suas chances de ocupação de vagas do PJA junto a empresas cadastradas no programa.
Justificativa
A Programa Jovem Aprendiz trata de “qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho de adolescentes e jovens com idade entre quatorze anos completos e vinte e quatro anos incompletos.” (RESOLUÇÃO CONSUP/IFCE Nº 179, de 04/03/2024, art. 2º, p. 1). A norma federal regra que o público-alvo deve estar matriculado e com frequência regular em curso de educação profissional, sendo imperativa a celebração de contrato de aprendizagem entre o discente, a empresa e a instituição de ensino, bem como a compatibilidade entre as atividades desenvolvidas na aprendizagem profissional e as previstas no projeto pedagógico de curso ou contrato. No que diz respeito ao discente, o PJA tem por finalidades favorecer sua inserção no mercado de trabalho, propiciar desenvolvimento da experiência profissional, apresentando-lhe novas perspectivas do universo laboral e social e das oportunidades inerentes à profissão, e contribuir para a cidadania. Então, uma questão inerente ao programa é o estabelecimento e/ou fortalecimento de parcerias entre o IFCE e corporações laborais, inclusive para possibilitar a avaliação do processo pedagógico dos cursos, interligando o conhecimento escolar/acadêmico à formação profissional. Ocorre que o processo de adesão do Campus de Morada Nova ao Programa Jovem Aprendiz é recente, o programa é executado no Município há certo tempo, as vagas continuarão a ser disputadas por alunos de outras instituições de ensino e o mercado tem por hábito aderir ao que já conhece. Mas, para o competitivo mundo do trabalho, cada profissional detém perfil desejável – e não é diferente para o discente do IFCE apto ao programa. Para ser competitivo, o discente precisa estar preparado para além de sua formação técnica, e visando aumentar chances de nossos alunos ocuparem vagas de trabalho junto ao PJA, o projeto ‘Jovem Aprendiz em Formação’ propõe duas estratégias, uma focada no discente e outra focada no Campus Morada Nova: 1) Para tornar o aluno mais atraente ao contrato de aprendizagem, o projeto organizará momentos educativos presenciais e/ou virtuais, nos assuntos referentes a relações de trabalho, ética no emprego e direitos e deveres do Jovem Aprendiz, Como muitos jovens terão sua primeira experiência laboral, aspectos de educação financeira também serão ensinados, de forma a fortalecer cidadania e complementar o perfil desejável do Jovem Aprendiz. Outro desafio é definir a faixa etária máxima a ser , considerando o fato 2) Por seu lado, cabe ao Campus fortalecer sua proposta pedagógica e valorizar o perfil do profissional que se propõe a formar; para tanto, a proposta é realizar, em ambiente externo, momentos públicos de divulgação de cursos e das conquistas em ensino, pesquisa e extensão – preferencialmente, na Câmara Municipal, durante sessão plenária, através do instrumento ‘Tribuna Livre’, na presença de empresas locais/regionais e com apoio massivo de servidores e alunos. A já reconhecida competência do IFCE no tripé educacional aumenta as chances de parceria entre as corporações do mundo do trabalho – e, ainda que da formação profissional e cidadã possam participar discentes de outras instituições de ensino, o projeto ‘Jovem Aprendiz em Formação’ tanto promoverá melhores chances para nossos discentes como encaminhará, às empresas, aprendizes mais preparados, gerando associações contínuas, profícuas a alunos, à coletividade empresarial e ao campus. Assim, a ação também colabora para o alcance da visão do IFCE, qual seja, “ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e ao desenvolvimento regional.” (IFCE. Missão, Visão e Valores do IFCE. Disponível em: <https://ifce.edu.br/ifce/acesso-a-informacao/Institucional/missao-visao-e-valores>.Acesso em: 4 jun. 2025.)
Público Alvo
Máximo de 20 alunos de outras isntituições de ensino Máximo de rês empresas cadastrada no Programa Jovem Aprendiz
Objetivo Geral
Aumentar chances de ocupação de vagas no Programa Jovem Aprendiz através de qualificação de alunos para cidadania e proatividade, e de divulgação de competências educacionais da instituição de ensino.
Objetivo Específico
1. Capacitar alunos entre 18 e 23 anos incompletos para aspectos éticos, financeiros, legais e sociais do mundo do trabalho; 2. Colaborar para estabelecimento de parcerias entre o IFCE campus de Morada Nova e empresas cadastradas no Programa Jovem Aprendiz; 3. Valorizar alunos do IFCE campus de Morada Nova; 4. Colaborar para a formação plenas dos discentes; 5. Colaborar para o cumprimento da missão e o alcance da visão do IFCE.
Metodologia
O projeto se divide em três etapas, a seguir explicitadas: 1. A etapa pré registro do projeto no SiGProExt definiu linhas gerais, limites e identidade visual do projeto, bem como seleção de discente bolsista via edital; sobre a faixa etária máxima dos alunos, o projeto capacitará jovens até 23 anos incompletos até 31/12/2025, no intuito de garantir acesso ao PJA por, ao menos, 12 (doze) meses; nos instrumentais de mídias haverá omissão de dados temporais, no caso de edição do projeto em períodos vindouros, e para facilitar identificação institucional e continuidade/ampliação de ações; outro aspecto pré-definido diz respeito ao tratamento de dados pessoais dos envolvidos de acordo com a Lei 13.709, de 14 de agosto de 2028 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 2. Por sua vez, a etapa de execução do projeto contempla: a) Suspensão de atividades em período de recesso escolar/férias da coordenadora, pela impossibilidade de continuidade do projeto em virtude de falta de quorum na equipe de trabalho; b) Realização das atividades de forma (não exclusivamente) presencial, em dependências do campus e em locais externos, podendo haver atividades através da TV IFCE, via canal Youtube, com registros de planos, encontros e relatórios no SEI (Processo 23488.001032/2025-69 – Bolsas de Extensão); c) Organização e coordenação através de reuniões mensais da equipe, com participação do discente bolsista, e, para controle do projeto, encontros semanais entre a coordenadora e o discente bolsista; d) Divulgação do projeto com utilização de identidade visual: de forma pontual, em emissoras de radiodifusão em período inicial e na página oficial do Campus Morada Nova, e quinzenal, nos ambientes virtuais informais, para informar etapas do projeto; a depender de orçamento do campus, uso de banner impresso em ações presenciais. e) Envio de mensagem eletrônica para empresas cadastradas no programa, informando sobre a adesão do Campus Morada Nova ao Programa Jovem Aprendiz e sobre o projeto e agendando visita in loco, para consolidar parcerias, e envio de convite para momentos de divulgação de cursos e da proposta pedagógica do campus; f) Articulação com empresas cadastradas no PJA para parceria em formações pertinentes ao setor de Recursos Humanos e aproveitamento de servidores docentes e técnico-administrativos na elaboração de conteúdos formativos em blocos específicos, com inscrição via formulário eletrônico e emissão de certificado de participação nas formações, incluindo conteúdo programático; g) Tratamento de dados pessoais dos participantes de acordo com a Lei 13.709, de 14 de agosto de 2028 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) 3. A etapa final se compõe de avaliação através de pesquisa junto a alunos participantes, bem como estudo dos índices de ocupação de vagas e de apresentação de resultados na página oficial do IFCE campus de Morada Nova; haverá divulgação de resultados também no encontro pedagógico 2026.1 (etapa pós finalização do projeto no sigproext).