Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão em Ação: Promovendo Acessibilidade no IFCE Campus Juazeiro do Norte
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
01/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Camilo da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Rodrigues dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Davyliana Vicente de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 01/02/2026
Francisco Camilo da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Juliana Alexandra Parente Sa Barreto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O NAPNE (Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) do IFCE Campus Juazeiro do Norte tem como objetivo garantir a inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Este projeto de extensão visa ampliar as ações do NAPNE, promovendo a conscientização, capacitando a comunidade externa e implementando melhorias de natureza pedagógica.
Justificativa
O projeto "Inclusão em Ação" não se limita a ações pontuais, mas busca uma transformação da comunidade externa, integrando-a ao ensino, a pesquisa e a extensão promovida pelo IFCE Campus Juazeiro do Norte e ofertada aos profissionais da rede municipal. Ao articular teoria e prática, ele contribui para: Formação cidadã dos estudantes de nível fundamental, oportunizando formação dos professores destes alunos. Produção de conhecimento aplicado à realidade local. Impacto social positivo, influenciando políticas públicas e práticas educacionais na região. Dessa forma, o projeto reforça o compromisso do IFCE com a educação pública, gratuita e de qualidade para todos, em consonância com sua missão institucional.
Público Alvo
A comunidade externa será a maioria, vamos atender o público nos bairros Planalto, Triângulo, Novo Juazeiro e Tiradentes. Nestes bairros: a população residente com infraestrutura limitada (esgoto, asfalto, transporte público). Geralmente bairros mais antigos, com mistura de moradores fixos e migrantes. Podem ter ocupações mais recentes, com famílias de baixa renda ou trabalhadores informais. Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento. Professores, técnicos da rede municipal. Famílias, e outros profissionais das escolas públicas.
Objetivo Geral
Promover a inclusão e acessibilidade dos membros da comunidade externa no IFCE Campus Juazeiro do Norte, por meio de ações de sensibilização, formação e adaptação de espaços e materiais didáticos.
Objetivo Específico
• Realizar campanhas de conscientização sobre acessibilidade e inclusão. • Capacitar docentes, técnicos e discentes dos bairros próximos, em práticas pedagógicas inclusivas. • Adaptar materiais didáticos e recursos tecnológicos, para que a comunidade externa esteja preparada para atuar com estudantes com necessidades específicas. • Melhorar a acessibilidade física, identificando barreiras arquitetônicas e propondo ideias para possíveis soluções. • Promover eventos inclusivos.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em 4 etapas principais, com ações contínuas e avaliação periódica: Etapa 1: Diagnóstico e Planejamento • Ação 1.1: Reunião com a equipe do NAPNE e gestão do campus para alinhamento das ações. • Ação 1.2: Aplicação de questionários para identificar as principais demandas de acessibilidade. • Ação 1.3: Mapeamento das barreiras arquitetônicas e pedagógicas. Etapa 2: Sensibilização e Capacitação • Ação 2.1: Realização de palestras e oficinas sobre inclusão e acessibilidade. • Ação 2.2: Curso de formação em Libras para professores, servidores e alunos. • Ação 2.3: Workshop sobre tecnologias assistivas e adaptação de materiais didáticos. Etapa 3: Implementação de Ações • Ação 3.1: Adaptação de materiais didáticos (braille, audiodescrição, softwares de leitura). • Ação 3.2: Melhorias na sinalização e acessibilidade física (rampas, corrimãos, pisos táteis). • Ação 3.3: Criação de um banco de recursos pedagógicos acessíveis. Etapa 4: Avaliação e Divulgação • Ação 4.1: Aplicação de questionários de satisfação com participantes. • Ação 4.2: Seminário de socialização dos resultados do projeto. • Ação 4.3: Produção de um relatório final com indicadores de impacto.