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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
3ª OCHARME do Cariri
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
01/07/2025
Previsão de Fim:
01/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Abaiara
Altaneira
Antonina do Norte
Araripe
Assaré
Aurora
Barbalha
Barro
Brejo Santo
Campos Sales
Caririaçu
Crato
Farias Brito
Granjeiro
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Mauriti
Milagres
Missão Velha
Nova Olinda
Penaforte
Porteiras
Potengi
Salitre
Santana do Cariri
Tarrafas
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Prova
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Jornal e TV
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gagarin da Silva Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adolfo Atila Cabral Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Ana Isabel da Silva Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Ana Maria Rodrigues de Sousa Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Auricelio Ferreira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Caio Victor Semião Alexandre EEMT Prof. Moreira de Sousa Integrante Sem vínculo Não 2 01/07/2025 01/01/2026
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Gabriella Primo de Brito Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Gagarin da Silva Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/07/2025 31/12/2025
Guilherme dos Santos Belchior IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Isabela Correia Ribeiro Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Italo Esaú Silva Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Jerciano Pinheiro Feijo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Joana Darc Bento de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Jucieldo Ferreira Alexandre Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Julia Beatriz Santos Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Kemilly Rayne Nascimento de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Kennedy Gomes Freitas Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Lara Rebeca Alves Vieira Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Laysla Evilla Pereira Firmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Leticia Alves de Lima Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Leticia Peixoto de Melo Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Livia Demarco da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Livya Fortaleza Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Luiza Maria Vieira de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 01/07/2025 01/01/2026
Maria Carolina Lucena Araújo Mota Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Clara Pastor de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Clara Sampaio Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Elly Krishna dos Santos Pereira EEMT Prof. Moreira de Sousa Integrante Sem vínculo Não 2 01/07/2025 01/01/2026
Maria Eloiza Pereira Santos Palmeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Gabriela Alves Coelho Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Karoliny Pinheiro Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Klara Gomes Bernardo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Lizandra da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Maria Regilene Goncalves de Alcantara IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Maria Talita da Silva Caboclo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Marina Ursulino Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Micaele Carine Nascimento Barbosa Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Nathalie Cruz Macedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Pedro Lucas Rodrigues Herculano IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Raniele Lima dos Santos Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Regiopidio Goncalves de Lacerda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2025 01/01/2026
Sabiny Wendy Aprigio Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Taciano Leonardo Lessa Filho Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Tainara Beatriz de Souza Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Taina Soares Ramos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/12/2025
Thalita Gomes Cirqueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Veridianny do Nascimento Domingos Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Vitoria Kamilly Sobreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Walter Cadete de Souza Junior Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Willis Rai Barreto Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Wylliane de Sa Barreto Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Yvina Clara Cordeiro Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/07/2025 01/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Cariri - UFCA Não
Revista Cariri das Antigas Não
Fundação Casa Grande - Memorial do Homem do Kariri Não
Fundação Memorial Padre Cícero Não
ESCOLA DE SABERES DANIEL WALKER ALMEIDA MARQUES Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A OCHARME DO CARIRI em 2025 chega na sua terceira edição. A OCHARME do Cariri é a primeira Olimpíada Caririense de História, Arte e Metodologias Educacionais, voltada para atender o público estudantil do ensino Fundamental I e II do Cariri cearense, sendo integralmente organizada por servidores do IFCE – Campus Juazeiro do Norte. A supracitada Olimpíada, possibilitará aos jovens estudantes da nossa região, um despertar dialógico do conhecimento sobre aspectos humanos, sociais, econômicos, culturais, históricos, paleontológicos, geográficos, políticos e ambientais do Cariri Cearense. Serão abordadas temáticas relacionadas também a cultura Indígena e negra, arte, patrimônio material e imaterial, literatura, costumes, personagens históricos, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais e religiosos do Cariri Cearense, entre outros.
Justificativa
A velocidade com que as diversas ferramentas tecnológicas voltadas a educação escolar e/ou as necessidades do cotidiano das pessoas fora dela, é um fenômeno avassalador e sem retorno, isso é fato, até certo ponto óbvio. Essas inumeráveis mudanças que ocorreram nos últimos anos, fizeram emergir diversas consequências, como por exemplo, o aumento da evasão escolar, da violência e da apatia por parte dos estudantes, diante do conhecimento livresco e da sala de aula convencional. Inúmeros fatores ajudam a entender este fenômeno do início do século XXI, pós-pandêmico. Um deles é a abordagem de diversos conteúdos, por vezes, desvinculados do cotidiano dos estudantes. O Ensino de História, neste sentido, não é uma exceção. Muitas vezes, os temas abordados em sala de aula ou nos materiais didáticos, privilegiam uma História bastante distante da realidade de boa parte daqueles que estão em sala de aula, por vezes é uma história decoreba e/ou verticalizada e sudestina. A História Regional, segundo José D´Assunção Barros, constitui-se em uma maneira de abordar a História, de fazer (no sentido de escrever/produzir), que, neste caso, dá especial atenção ao uso das fontes regionais. Sua preocupação se volta para um espaço regional, que não necessariamente está “associado a um recorte administrativo ou geográfico, podendo se referir a um recorte antropológico, a um recorte cultural ou a qualquer outro recorte proposto pelo historiador de acordo com o problema histórico que irá examinar”. É nesse contexto histórico, socioantropológico e educacional, que compreendemos a importância e a necessidade da OCHARME do CARIRI, como instrumento educacional que pode possibilitar através do estudo regional, apontar caminhos e trilhas metodológicas importantes para compreensão do mundo no qual o aluno está inserido. Mesmo estudando distante geograficamente dos grandes centros de poder político, econômico e/ou tecnológicos, há conexões indeléveis entre esses dois mundos, e portanto devem ser trabalhados a partir da realidade dos alunos por meio da Regionalização da História, pois esse procedimento possibilita abordar a multiplicidade das variantes realidades, reinserindo-os na histórica realidade globalizante e atomizada do nosso tempo.
Público Alvo
A 3ª OCHARME do Cariri se destina exclusivamente a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental I e II (4º, 5º 6º, 7º, 8º e 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos do ciclo correspondente ao fundamental II, que fazem parte dos 29 municípios do Cariri Cearense. Em 2025 ofertaremos três modalidades divididas da seguinte forma: Escolas da Rede Privada – Modalidade Pé de Pitomba (4º e 5º anos); Escolas da Rede Pública – Modalidade Soldadinho do Araripe (6º e 7º anos) e a Modalidade Flor do Mamulengo (8º e 9º anos). Municípios situados na Macrorregião do Cariri cearense, que é composto por vinte e nove cidades, de acordo com dados do IBGE: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.
Objetivo Geral
Publicizar e consolidar a missão e a marca do Instituto Federal do Ceará, em todas as 29 cidades que compõem o Cariri Cearense, destacando a relevância do padrão de excelência do ensino, da pesquisa e da extensão do IFCE de forma geral e em particular do IFCE Campus Juazeiro do Norte. Estreitar vínculos de articulação, interação, cooperação com a Sociedade Caririense, além de outros atores institucionais, tais como: Secretarias Municipais de Educação, Universidades, ONGs, Fundações, Museus, Associações de Artistas, entre outros, visando à transformação social e o desenvolvimento regional.
Objetivo Específico
Oportunizar aos estudantes do ensino fundamental I e II, o contato com a produção acadêmica das/nas Universidades do Cariri, do Ceará e do Brasil: pesquisas, artigos, teses, dissertações, e monografias. Divulgando também dessa forma a produção acadêmica do Cariri e sobre o Cariri; Estimular e promover o estudo da História regional, além de dialogar com temas interdisciplinares (Arte e Educação, Geografia, Literatura, Arqueologia, Paleontologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo, Atualidades entre outros temas), pertinentes ao Cariri cearense. Incentivar o uso de TICs e Metodologias Ativas pelos professores das Ciências Humanas. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica das escolas públicas da região do Cariri; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, com cursos certificados da temática regional, atendendo a uma demanda local e dessa forma, poderemos contribuir com a sua valorização profissional. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico. Promover a inclusão de direito e de fato, e a inserção dos(as) alunos(as) PCDs/Neurodivergentes(as) na Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais – OCHARME do Cariri, visando dessa forma combater os diversos estigmas e preconceitos, que por ventura ainda é muito presente em nossa sociedade.
Metodologia
1 - A OCHARME do CARIRI 2025 será composta por (duas) Fases aplicadas pelos professores em suas respectivas escolas e equipes que são responsáveis, e (uma) Fase Final Presencial, que será realizada no Campus do IFCE na cidade de Juazeiro do Norte, conforme cronograma apresentado no edital e regras estabelecidas no Regulamento Oficial da OCHARME do CARIRI 2025. 2 - Cada fase é classificatória e eliminatória, e os pontos obtidos são cumulativos para as fases seguintes. 3 - As datas da aplicação das fases da prova da OCHARME do CARIRI 2025, consta no Cronograma Oficial da OCHARME do CARIRI. 4 - As questões e/ou tarefas das Fases Online serão disponibilizadas, acessadas e obrigatoriamente resolvidas e respondidas única e exclusivamente por meio do Site oficial, que abriga a OCHARME do Cariri (https://ocharme.com.br), e seu Email oficial: ocharme.cariri@juazeiro.ifce.edu.br 5.1 - A prova da OCHARME do CARIRI será realizada em três níveis denominados, a saber: Nível I – PÉ DE PITOMBA: estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I; Essa modalidade e exclusiva para estudantes das escolas da rede particular de ensino da região do Cariri Cearense. Nível II – SOLDADINHO do ARARIPE: estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e da EJA (em series/semestres equivalentes as duas series iniciais do Ensino Fundamental II); Essa modalidade e exclusiva para estudantes das escolas da rede pública de ensino da região do Cariri Cearense. Nível III - FLOR DO MAMULENGO: estudantes do 8º e 9º anos e da EJA (em series/semestres equivalentes as duas series finais do Ensino Fundamental II); Essa modalidade e exclusiva para estudantes das escolas da rede pública de ensino da região do Cariri Cearense. 6 - Características da prova da Primeira Fase 6.1 - A escola será a única responsável pela aplicação da prova da Primeira Fase, que consiste em uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, composta por até 10 (DEZ) questões de múltipla escolha,(a, b, c, d), sendo que cada alternativa terá a seguinte pontuação diversificada: (0,0; 1,0; 4,0; 5,0;). A primeira fase terá 10 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa. A segunda fase é uma tarefa. A fase final é constituída por desafios diversos. 6.2 - A prova da Primeira Fase e destinada a todos os alunos participantes, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3), conforme descrito no Regulamento. 6.3 - A nota da prova da Primeira Fase será somada com a nota da prova da Segunda Fase, de modo que a prova da Primeira Fase, tem caráter classificatório e eliminatório; 6.4 - O ponto de corte nessa primeira fase será de 30 pontos do total máximo de 50 pontos, o que representa 60% da pontuação máxima da primeira fase. 6.5 - As questões propostas nas provas apresentam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e compatíveis com os respectivos níveis. 7 - Características da prova da Segunda Fase 7.1 A Segunda Fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pela escola, de caráter eliminatória e classificatória, composta de 1 tarefa, valendo de 0 a 100 (zero a cem) pontos. 7.2 - A prova da Segunda Fase se destina a todos os alunos participantes classificados na Primeira Fase, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3), conforme descrito no Regulamento. 7.3 – O ponto de corte na tarefa da segunda fase será de 80 pontos do total máximo que e de 100 pontos, o que representa 80% da pontuação máxima da segunda fase. 8 - Da Classificação para a fase final. 8.1 – A quantidade de equipes classificadas para a Terceira Fase (fase final) da 3a OCHARME do CARIRI, será de 100 (cem) equipes, divididas de acordo com os níveis. 8.2 – Modalidade Pé de Pitomba - As 30 equipes classificadas com as maiores pontuações depois de somadas as duas etapas. 8.3 – Modalidade Soldadinho do Araripe - As 35 equipes classificadas com as maiores pontuações depois de somadas as duas etapas. 8.4 – Modalidade Flor do Mamulengo - As 35 equipes classificadas com as maiores pontuações depois de somadas as duas etapas. 8.5 - Perfazendo um somatório total de 100 (cem) equipes finalistas, dentre as que obtiverem maior pontuação acumulada nas fases anteriores em ordem crescente de classificação, de acordo com os três níveis supracitados. 9 - Dos Critérios de Desempate. 9.1 - Em caso de empate na pontuação das equipes na segunda fase, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 2 (dois). 2. Maior pontuação das equipes na fase 1(um). 3. Em caso de empate na pontuação das equipes na fase final, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 3 (três). 2. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 2 (dois). 3. Maior pontuação das equipes na fase 1(um). 10 - Da Fase Final 10.1 - A Fase Final Presencial e a Cerimônia de Premiação da OCHARME do CARIRI 2025, ocorrerão no Campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará, situado na Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto, Juazeiro do Norte – CE, nas datas previstas no Edital. 10.2 - Na Fase Final Presencial da OCHARME do CARIRI 2025, as equipes deverão realizar uma Atividade Avaliativa diversificada, cuja pontuação varia de 0 (zero) a 1000 (mil) pontos. 10.3 - O acesso ao local de aplicação das provas/atividades na Fase Final Presencial da OCHARME do CARIRI 2025 é restrito e exclusivo para membros(as) Estudantes das equipes finalistas, membros(as) da Comissão Organizadora da OCHARME do CARIRI e Colaboradores(as) devidamente identificados. É vetado o acesso aos blocos, corredores e salas de aplicação a familiares, pais, mães, professores(as), gestores(as) de ensino e quaisquer outros(as) acompanhantes ou pessoas alheias ao processo. 10.4 - Paralelamente a Olimpíada, diversas ações darão suporte a execução exitosa da mesma, tais como: Apresentação do projeto para estudantes das diversas escolas públicas do Cariri, mesa-redonda avaliativa da olimpíada com professores finalistas, coordenações pedagógicas das diversas escolas participantes da olimpíada, juntamente com os membros da comissão organizadora da OCHARME do Cariri. Também teremos como ação acadêmica, a publicação de um artigo científico, que poderá servir como referencial pedagógico para alunos, professores, coordenações pedagógicas e pais. Essas ações visam fortalecer e divulgar a importância histórica da região do cariri cearense. 11. Do Cronograma das ações para a elaboração das questões da Olimpíada: Definição do Conteúdo: Tema: Para 2025 o Tema Geral já foi definido: O Cariri precisa ler o Cariri. Serão realizadas reuniões semanais ao longo do mês de Julho, no formato online, com a equipe elaboradora das questões, visando criar questões com diferentes níveis de complexidade para abranger os diversos níveis de conhecimento dos participantes, objetivando: 1. Clareza e Precisão: As perguntas devem ser claras, concisas e sem ambiguidades, evitando duplo sentido e interpretações equivocadas. Visando sobretudo: Adaptação dos conteúdos ao Público e a BNCC, além de Considerarmos o conhecimento prévio e a faixa etária dos participantes na elaboração das questões. 2. Formato e Tipo de Questões: Estímulo ao Raciocínio: Preferir perguntas que exijam análise, interpretação e aplicação de conceitos, ao invés de mera memorização. Foco em Habilidades: As questões devem testar não apenas o conhecimento, mas também a capacidade de raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. 3. Revisão e Validação: Teste: Serão realizados testes com um grupo piloto para identificar possíveis erros, ambiguidades ou dificuldades na compreensão das questões. Feedback: Solicitaremos feedback de professores e especialistas para garantir a qualidade e a precisão das perguntas. Revisão: Faremos uma revisão minuciosa para corrigir erros gramaticais, ortográficos e de formatação. 4. Inovação e Criatividade: Questões Desafiadoras: Incluiremos questões que estimulem a criatividade e o pensamento fora da caixa. Temas Atuais: Relacionaremos as questões com temas atuais e relevantes para o contexto dos participantes. Formato Inovador: Exploraremos formatos de questões diferentes e interessantes, como desafios práticos e tarefas criativas, desafiadoras e inovadoras.