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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Neurodiversidade: conhecer para quebrar barreiras atitudinais e promover acessibilidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio Alan Vieira Cardoso
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Alan Vieira Cardoso IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/06/2025 31/12/2025
Georgia Barguil Colares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Geosivania de Sousa Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 30/06/2025 31/12/2025
Marcia Campos de Moura Fe IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 30/06/2025 31/12/2025
Rodrigo Girão Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 30/06/2025 31/12/2025
Victor Erick Lucena Nobre IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto “Neurodiversidade: conhecer para quebrar barreiras atitudinais e promover acessibilidade” será desenvolvido no âmbito das atividades do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE campus Morada Nova e nasce do intuito de propiciar maior conhecimento sobre o campo da neurodiversidade, criando oportunidades para a comunidade interna e externa do campus Morada Nova compreender e agir no sentindo da inclusão e promoção de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TDAH, Transtornos Específicos da Aprendizagem, entre outros. O NAPNE do campus Morada Nova desenvolve ações há pouco mais de 10 anos no município de Morada Nova e tem como uma de suas referências atuar na quebra de barreiras atitudinais, comportamentos que podem ser um dos maiores entraves à constituição de uma sociedade com igualdade de oportunidades para todas as pessoas. A temática do autismo e da neurodiversidade tem sido cada vez mais pertinente no cotidiano educacional e incluir tais temáticas dentro da atuação do NAPNE é uma ferramenta de mudança atitudinal da comunidade muito importante. O projeto visa desenvolver principalmente atividades formativas, como oficinas, debates e eventos, que promovam a temática da neurodiversidade e da educação inclusiva no escopo da formação dos estudantes do campus e para a comunidade externa, que já participa dos encontros anuais do NAPNE e terá mais espaços, como as oficinas para alguns estudantes da rede municipal de educação.
Justificativa
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, a partir do último Censo em 2022 (IBGE, 2025), que o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência e que essa população tem uma taxa de analfabetismo quatro vezes maior que a população de pessoas sem deficiência. O Nordeste é apontado como a região com o maior percentual de pessoas com deficiência (19,5%). Em Morada Nova, de acordo com dados do Painel de Informação do Cadastro da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, o município apresenta o total de 1506 pessoas com deficiência cadastradas (SAÚDE DIGITAL, 2025). Deste quantitativo geral: 202 são pessoas com deficiência visual, 132 pessoas com deficiência auditiva/surdez/surdo, 375 pessoas com deficiência intelectual, 569 pessoas com deficiência física, 35 pessoas com deficiência mental, 58 pessoas com Transtorno do Espectro Autista, 135 pessoas com deficiência múltipla. Vale ressaltar que, neste quantitativo, são consideradas apenas as pessoas cadastradas por meio da Plataforma IntegraSUS do Governo do Estado do Ceará. Voltando aos dados do IBGE, é revelado que em 2022, apenas 7,4% das pessoas com deficiência haviam concluído o ensino superior, contra 19,5% das pessoas sem deficiência. O Censo Demográfico 2022 identificou ainda 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), o que corresponde a 1,2% da população brasileira. O Instituto indicou que quase metade das pessoas com diagnóstico de autismo estava no grupo sem instrução e fundamental incompleto (IBGE, 2025a). Os dados apresentados demonstram, dentre vários outros aspectos, que a inserção educacional de pessoas com deficiência no geral e com TEA é um desafio. Neste sentido o projeto em tela procura abordar uma necessidade real: inclusão de pessoas com deficiência e, mais especificamente, com TEA nas instituições de ensino. Promover reflexões sobre neurodiversidade, ampliar conhecimentos e inserir pessoas neurodiversas nas atividades é um caminho para tornar a instituição mais preparada para lidar com todas as pessoas quem buscarem seus bancos para se formarem e incutir na comunidade local atitudes e ideias de promoção de uma cultura de inclusão.
Público Alvo
Estudantes da educação básica, profissionais da educação, da saúde e da comunidade em geral do município.
Objetivo Geral
Promover maior conhecimento e conscientização sobre a temática da neurodiversidade e educação inclusiva, no âmbito das atividades do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE campus Morada Nova.
Objetivo Específico
Promover encontros, formações e discussões sobre Neurodiversidade e Educação Inclusiva envolvendo os servidores, discentes do campus e a comunidade externa; Acolher os estudantes com necessidades específicas, facilitando o seu acesso ao NAPNE; Envolver técnico-administrativos, docentes, discentes e comunidade externa em atividades que promovam a Acessibilidade e a Educação Inclusiva nas suas áreas de formação profissional.
Metodologia
A perspectiva teórico-metodológica que orienta a execução deste projeto parte dos princípios orientadores contidos no Regulamento dos NAPNES do Instituto Federal do Ceará (IFCE, 2023), que em linhas gerais contempla: a universalização do acesso à educação; a autonomia dos estudantes com necessidades específicas; o acolhimento à diversidade; o respeito aos Direitos Humanos; a gestão participativa; o vínculo entre comunidade escolar e sociedade civil; a inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a educação para a cidadania, diversidade e convivência humana. De acordo com o objetivo geral de promover reflexão e maior conhecimento sobre a temática da neurodiversidade e da educação inclusiva e a partir dos princípios acima aludidos, as atividades do projeto visam realizar oficinas e encontros formativos para estudantes do campus e de instituições parceiras, como de escolas municipais. Além disso, o VII Encontro do NAPNE deve também abordar a temática de Inclusão e Autismo. Atividades mais pontuais como exibição de filmes e produção de materiais informativos para as redes sociais estão entre as ações propostas. As atividades do presente projeto e as demais ações do NAPNE são desenvolvidas por meio de trabalho interdisciplinar dos membros do núcleo, isto é, os conhecimentos e práticas de cada campo profissional, presente na equipe, são integrados na proposição de ações, de modo que cada membro contribua com suas especificidades formativas em prol da acessibilidade e da inclusão. Também se compreende a importância de um trabalho pautado no diálogo e em proposições coletivas, tanto na concepção e planejamento quanto na execução e avaliação de todas as atividades. É importante destacar que as ações propostas e especificadas no cronograma de execução serão objeto de avaliação pelas pessoas participantes, de modo a colaborar na construção do relatório final do projeto e assim impactar nas ações a serem desenvolvidas no futuro. Em termos de recursos, serão utilizadas ferramentas didáticas e tecnológicas que busquem ampliar a aprendizagem e conscientização dos participantes das atividades e garantir a inclusão da maior diversidade possível de pessoas. Na questão da logística para efetivação das atividades será feita articulação, com antecedência, com demais setores do campus, como Departamentos de Ensino e de Administração e Coordenação de Extensão para viabilizar da melhor forma os objetivos propostos.