Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de Egresso do Campus Crateús: Formação Acadêmica e seus reflexos na atuação profissional
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
03/07/2025
Previsão de Fim:
03/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Independência
Ipaporanga
Nova Russas
Novo Oriente
Tamboril
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Aline Braga da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Braga da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/07/2025 03/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto está relacionado à atuação do Programa de Acompanhamento de Egressos do IFCE campus Crateús, com fomento (bolsa discente) contemplada pelo Edital 04/2025 – ASS-PROEXT/PROEXT/REITORIA- IFCE, processo SEI de adesão 23293.001292/2025-11. Este projeto tem por objetivo geral mapear os egressos dos cursos regulares do IFCE Campus Crateús, analisar a situação profissional, impactos das experiências acadêmicas recebidas na formação inicial e expectativas em relação à formação continuada e investigar a efetividade da formação curricular oferecida com as demandas da prática profissional. O projeto também visa integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em constante contato com o campus, e contribuir para uma possível reformulação do Projeto Pedagógico dos Cursos em questão.
Justificativa
Adotar uma política de acompanhamento de egressos, além de se constituir uma dimensão essencial no contexto da avaliação institucional, enquanto instrumento que propicia o (re)planejamento das ações implementadas pela instituição, se constitui, também, uma exigência da política nacional de avaliação das instituições de educação superior demandada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a partir das diretrizes definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o SINAES tem por missão “avaliar a graduação valorizando aspectos indutores da melhoria da qualidade da educação superior e da formação acadêmica dos estudantes brasileiros” (BRASILIA, 2015, n.p.). Uma das dimensões da avaliação proposta por esse sistema é a “Política de atendimento aos estudantes”, da qual um dos indicadores de avalição é a “política de acompanhamento de egressos”. O uso desse indicador, revela, para além da obrigatoriedade instituída pela Lei nº 10.861/2004, um comprometimento da instituição com uma política de acompanhamento do aluno egresso, particularmente no que se refere à identificação das experiências profissionais que configuram as trajetórias desses egressos, sobretudo se/como estão inseridos no mundo do trabalho e contribuições para o desenvolvimento econômico e social não somente da cidade na qual a instituição está inserida, mas da região e do país; além de favorecer a possibilidade de (re)integração desses egressos a algumas rotinas institucionais. Dessa forma, o acompanhamento dos egressos constitui ferramenta relevante para avaliar a qualidade da educação ofertada por nossa instituição, de maneira particular, possibilidade de (re)aproximação, interação, comunicação e possível retorno desses egressos para a instituição, seja por meio de novos cursos graduação, atividades de pesquisa e/ou extensão e cursos de pós-graduação e/ou formação continuada. Acompanhar nossos egressos compreende ação educativa de extensão a fim de perceber a dimensão educativa do nosso trabalho, a oferta de mercado e a inserção/ou não do egresso no espaço profissional. Quanto à parcela de egressos que já está inserida no campo profissional, podemos buscar a distância ou a aproximação dos saberes científicos, técnicos e acadêmicos proporcionados pela escola formadora IFCE, diante às exigências do mercado de trabalho. Estas informações são importantíssimas ao planejamento de nossas ações pedagógicas, uma vez que nos atualiza de informações enfrentadas socialmente por nossos egressos, e que nos possibilita a refletir e replanejar nossas ações quanto à finalidade de nossos cursos e [re]definição de perfil profissional, da dimensão curricular e didático-pedagógica estruturadas em nossos componentes curriculares, além de tornar firme e constante o vínculo indispensável entre escola e sociedade. De acordo com Pimenta (1997c), na sociedade atual é requerido perspectivas de ampliação da ação didática, de forma que "sua re-significação aponta para um balanço do ensino como prática social, das pesquisas, e das transformações que têm provocado na prática social de ensinar" (p.71), de modo que os saberes escolares haverão de ter pleno significado social, convergindo com as exigências e complexidades que a sociedade apresenta. Eis pois, que necessitamos apurar este olhar a partir do terreno que pisam os egressos do IFCE campus Crateús.
Público Alvo
Egressos dos cursos de licenciaturas (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física), bacharelado em zootecnia, técnico integrado em Química e Técnico subsequente em Agropecuária, Alimentos e Edificações, que concluíram seus cursos nos semestres 2024.1 e 2024.2.
Objetivo Geral
Promover a participação e reintegração dos egressos dos cursos de licenciaturas (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física), bacharelado em zootecnia, técnico integrado em Química e Técnico subsequente em Agropecuária, Alimentos e Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus.
Objetivo Específico
- Contatar e solicitar a adesão/participação dos estudantes egressos dos cursos regulares do IFCE/Campus Crateús no projeto, identificando a situação funcional de cada um e o índice de ocupação, considerando os alunos que concluíram seus cursos entre o período de 2024.1 até 2024.2; - Estabelecer uma relação entre a atuação profissional e a formação inicial recebida pelos egressos, por meio de aplicação de questionários, como forma de colaborar na atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; - Realizar momentos de integração e compartilhamento para a participação dos egressos.
Metodologia
O projeto de acompanhamento de egressos visa investigar a inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos e reintegrar os egressos a algumas rotinas e oportunidades do campus, promovendo continuidade e a verticalização dos seus estudos e a efetividade da formação curricular oferecida em relação às demandas da prática profissional. A coleta e organização dos dados será realizada por meio de pesquisa de natureza qualitativa e características do enfoque quantitativo que, associados, poderão permitir uma apreensão mais fidedigna da realidade. Os dados quantitativos fornecerão informações quanto ao número de estudantes egressos em cada curso, alocação desses estudantes no mundo trabalho, dentre outros. Nessa perspectiva, o principal instrumento de coleta de dados se constitui de questionário online, por meio do Google Forms, elaborado com perguntas fechadas, nas quais o respondente não tem a possibilidade de expressar opiniões livremente, mas apenas selecionar dentre opções dadas aquela(s) que melhor se adequem ao seu perfil; e, perguntas abertas, nas quais os respondentes podem expressar suas opiniões. A interpretação dos dados obtidos no questionário será estruturada nas seguintes categorias: perfil geral (idade, ano de conclusão e tempo de conclusão do curso); trajetória acadêmica/avaliação do curso e da instituição; e informações profissionais. Os egressos serão convidados a participar de atividades de (re)integração a algumas rotinas do campus, de acordo com a sua disponibilidade e conveniência, em relatos de experiências como ex-estudantes do campus, para a comunidade acadêmica e demais participantes do “Universo IFCE” (evento realizado anualmente pelo campus). Também será realizado um evento para os egressos do curso Técnico em Alimentos. Serão realizadas reuniões quinzenais entre o coordenador do projeto e o bolsista para alinhar ações e analisar os obstáculos encontrados durante a execução das etapas. O projeto será desenvolvido em 5 etapas, descritas a seguir: 1ª etapa: Identificação e coleta dos dados de contato dos estudantes egressos e elaboração de questionário acerca de sua trajetória profissional e acadêmica. Esta etapa é constituída de duas fases: Fase 1: identificação e coleta de dados de contato, junto à Coordenadoria de Controle Acadêmico (CAA), dos estudantes egressos que concluíram seus cursos entre o período de 2024.1 até 2024.2; Fase 2: Elaboração, por parte do bolsista, de um questionário para coletar informações sobre a trajetória profissional e acadêmica desses egressos." 2ª etapa: realização de contato, por meios diversos, dos estudantes egressos dos cursos regulares do IFCE/Campus Crateús, e solicitação da participação destes por meio do questionário de levantamento de dados (Google Forms); 3ª etapa: Reintegração dos egressos. Esta etapa é constituída de duas fases: Fase 1: Realização do Universo IFCE com a participação de egressos como protagonistas (palestras, oficinas e minicursos); Fase 2: Realização do Encontro de Egressos do curso de Técnico em Alimentos (evento). Esse evento será cadastrado de forma vinculada ao projeto. Haverá mobilização junto às coordenações dos cursos para a realização do evento. Egressos do curso Técnico em Alimentos, contactados na etapa anterior, serão convidados a participar do evento. As inscrição serão feitas de forma online. O objetivo do evento é compartilhar as trajetórias profissionais e acadêmicas dos ex-alunos após a conclusão de seus cursos no IFCE campus Crateús, com ênfase no curso de Técnico em Alimentos. O evento, que será divulgado interna e externamente, com mobilização, inscrições e certificação de participação, contemplará uma mesa-redonda para tratar de temáticas relacionadas às áreas de atuação do Técnico em Alimentos, bem como o compartilhamento de experiências exitosas de egressos do curso e dificuldades encontradas sobre sua inserção no mercado de trabalho. 4ª etapa: análise dos dados e mapeamento do perfil dos egressos dos cursos regulares do IFCE Campus Crateús 5ª etapa: comunicação dos resultados (CPA, DE, sociedade) no site institucional, para o e-mail dos participantes e . Opcionalmente, os resultados da pesquisa desenvolvida poderão ser comunicados em eventos científicos (comunicações orais) e/ou em publicação de artigos em anais de eventos e/ou revistas científicas qualificadas. As entregas das etapas visam o mapeamento do perfil dos egressos dos cursos regulares do IFCE Campus Crateús, (re)integração desses egressos à rotina do campus, seja por meio de projetos (extensão, pesquisa, outros) ou de cursos de formação continuada e promover uma reflexão aos coordenadores dos cursos sobre a necessidade de reformulação de Projeto pedagógico dos cursos e a criação de novos cursos de formação continuada.